O comentário de Ana Pinto
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS O comentário de Ana Pinto

O comentário de Ana Pinto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 17
FracoBom 

Comentario TecnicoAna Pinto foi a vencedora do Comentário Técnico do mês de Dezembro.

Esta categoria pretende distinguir um comentário que tenha uma avaliação ou conteúdo técnico que consideramos importante ser divulgado.

Seleccionar sejam jogadores, sejam comentários é em última análise, sempre um acto que contém uma grande dose de subjectividade. Deste modo numa fase inicial decidimos que é a redacção editorial que escolhe os comentários subordinados a esta categoria.

No final da ano teremos escolheremos os 12 melhores comentários um por mês e serão os nossos leitores a decidir por votação qual o melhor comentário de 2011.


Comentários Técnicos - Dezembro

O treinador-adjunto - 14 de Dezembro de 2011

Autor: Ana Pinto

Parabéns pelo excelente artigo.
Espero que este artigo mude a mentalidade de muitos treinadores... Já passei por adjunto, onde as unicas funções era estatística de jogo e reunir licenças... Isto é frustante para um treinador adjunto. Tamanha tacanhez!


Comentários Técnicos - Novembro

Repensar o basquetebol - 11 de Novembro de 2011

Autor: João Ribeiro

Desde sempre tive fascínio pela nossa história. Quer a de Portugal, quer a do Basquetebol em particular, quer até a do Desporto em geral. O relato do San Payo, prova a minha convicção de que, para podermos tomar decisões, temos de tentar recuar ao passado da nossa modalidade, conhecer as razões e os aspectos contextuais que conduziram aos episódios que foram relatados pelo San Payo.
Nestas coisas podemos mesmo afirmar, em linguagem técnica, que o Basquetebol é um jogo de decisões, para isso temos de "ler" o que o jogo está a pedir que façamos. A modalidade está a pedir reflexão. Como alguém diria: está a pedir que ouçamos o seu pulsar. Mas o pulsar deverá ser colectivo e não apenas numa só vertente. Temos todas as condições para novamente liderarmos opinião e exercermos influência positiva e construtiva. Não podemos é agir sozinhos pois estaremos apenas a servir-nos e não a servir a modalidade. Vou encomendar o livro supracitado no artigo.


Comentários Técnicos - Outubro

O modelo espanhol - 28 de Outubro de 2011

Autor: Henrique Sobreira

Excelente artigo. Permitam-me que opine: quando em meados da década de 90 participei no Xirabásquete (fui atleta das camadas jovens da Ovarense) e apanhámos uma tareia do Caja San Fernando, eu e os meus colegas de equipa decidimos, enquanto assistíamos aos outros jogos, perguntar aos jogadores do Caja qual era o método de treino deles. Resposta: viviam todos juntos (iam a casa ao fim-de-semana), os horários das aulas eram em função dos treinos (bi ou tri-diários...) e quem não tivesse aproveitamento escolar não jogava... Querem ter resultados em Portugal? Então implementem este método ao nível dos clubes (nem que seja 15 anos depois...). É claro que o nosso país tem o problema crónico de não ter jogadores altos, mas se, ao nível do treino, a mentalidade mudar, então poderemos diminuir a diferença de estatura! Ah, e esqueçam a mania de pôr miúdos a jogar sempre a poste só porque têm 1,85 aos 12 anos. nessa idade, rodem-nos pelas posições todas até perceberem qual a posição adequada.

 


 

Comentários Técnicos - Agosto

Portugal continua invicto - 3 de Agosto de 2011

Autor: Henrique Sobreira

Um grupo coeso e particularmente motivado, mostrou ser uma equipa em reconstrução que dignou as cores de Portugal. Haja Deus nas bagagens para ir à Lituânia.

Abraçozão a toda comitiva!


Comentários Técnicos - Julho

O que oferecemos? - 29 de Julho de 2011

Autor: Raul Antunes

Não posso deixar de concordar com todo este artigo, fundamentalment e pelo foco que dá às diferentes etapas do crescimento do jovem atleta, mas principalmente porque alerta para um dos problemas que mais preocupam, ou deviam preocupar, os treinadores: como preparar os atletas para uma transição satisfatória entre o minibasquete e a etapa seguinte. Penso que faz todo o sentido esta proposta, especialmente porque permite essa dupla vertente - clubes e associações. Contudo para que tal seja viável obriga a um trabalho de fundo no escalão de sub 13 - o que ensinar, que aspectos se devem previlegiar, que preocupações na orientação/direcçao do jogo, como ensinar o jogo tornando-o cada vez menos anárquico (sim porque se em muitas associações existe contexto para que estas etapas se desenvolvam antecipadamente , algumas outras não o conseguirão fazer, pelo reduzido número de atletas/equipas em sub 10 ou sub 12...). Contudo no essencial estou totalmente de acordo. Muitos parabéns


Comentários Técnicos - Junho

Espanha na máxima força - 22 de Junho de 2011

Autor: Miguel Sousa

Espanha é a verdadeira "powerhouse" actual dos basquetebol europeu. Algo menos que a Final terá que ser encarado como um fracasso completo, que sinceramente não acredito possa acontecer. Qualidade em profundidade neste plantel, recheado de grandes valores da NBA como os irmãos Gasol, Rudy, Calderon e agora Rubio, já para não falar da mais recente (e apressada!) naturalização do Ibaka. Dificilmente, deixará de conquistar o titulo!


Comentários Técnicos - Maio

Alterar os escalões  - 18 de Maio de 2011

Autor: Telmo Botelho 

Boa noite amigo San Payo.

Pela 1ª vez vou discordar de si, dizendo que o estado de maturação no basquetebol não é apenas uma questão biológica. C/ essa alteração que propõe, vai continuar a ter miudos Sub 13 que aparecem em Setembro a jogar vs miudos q começaram em Sub 8 e tem uma maturidade competitiva superior. A mudança não está nos escalões,mas nos métodos de trabalho.Cada vez se "capta" + tarde, cada vez se treina c/ menos exigência(1 pouco à imagem das escolas,em que os profs tambem já não podem ser "mais rudes" c/ os alunos q não querem aprender), e cada vez se compete menos, e se cria oportunidades de convivio, situação de jogo, situações de decisão etc. Julgo que esta discussão é muito importante e concordo c/ a fase de transição de Sub12 para Sub 14, coisa q cabe a cada Associação moldar de acordo com os clubes e numero de atletas existentes. Em Lisboa, há o campeonato SUB 13 que já faz isso. Ñ faz sentido isso em Associações c/ 2 ou 3 equipas.

grande abraço


Comentários Técnicos - Abril

Desfavorecidos que solução? - 18 de Abril de 2011

Autor: San Payo Araújo

Olá Ana

Acabado de vir de Portimão compreendo perfeitamente as tuas palavras, assim como as do Nelson Barros. Se calhar está na altura de lançar uma discussão, que já devia ter começado há mais tempo para antecipar o futuro, que passa pelas seguintes questões de fundo:

1. Qual deve ser organização geográfica do basquetebol?

2. Subjacente a esta organização está a questão onde é que o basquetebol deve consolidar a sua implantação e onde é que deve tentar implantar-se?

3. Associada a estas questões como devem ser distribuídos os seus recursos para a racionalização e obtenção dos objectivos definidos?

Uma definição clara destes questões de fundo ajudariam certamente a resolver alguns dos problemas da nossa modalidade.


Comentários Técnicos - Fevereiro

Defendes zona, ou queres ser jogador? – 18 de Fevereiro de 2011

Autor: Miguel Sousa

Acho que a pergunta do título do artigo está mal formulada. Prefiro "Defendes, ou queres ser jogador?"

A questão do conceito de defesa a utilizar não deve, na minha opinião, ser confundido com a atitude, pré-disposição, entrega do atleta no processo defensivo. Porque é tão criticável e lesa-formação permitir que os miúdos se coloquem nas tais 2 linhas com os braços no ar (zona), como o deveria ser também permitir que defesa espere debaixo do cesto e não reaja minimamente aos movimentos do atacante com ou sem bola em defesa HxH.

Daí, eu pensar que faz todo o sentido no basquetebol moderno a utlização de uma defesa zona (eu opto por press) como factor de alteração do ritmo de jogo, e de alargar dos horizontes tácticos dos atletas, não como modelo base.


Comentários Técnicos - Janeiro

Cuidado com os números - 4 de Janeiro de 2011

Autor: Pedro Garcia

O treinador, durante um jogo, na minha opinião, deve focar a "decisão". A técnica de execução é trabalhada no treino e deve ser ajustada às decisões que são tomadas. A decisão é tomada pelo atleta, e será boa ou má e compete ao treinador informar os atletas, de forma sucinta, os porquês de a decisão A ou B ser boa ou má. E explicar tambem que nem sempre uma boa decisão tem exito... E aí, entra a o reparo à técnica "Excelente opção teres ido para o cesto pelo lado esquerdo, agora é só equilibrar a passada e lançar com a mão esquerda".

Como disse, a correcção e o aperfeiçoamento da técnica, é feita no treino... o jogo serve para os atletas tomarem decisões e sentirem onde, como e quando devem aplicar determinados conceitos. E num jogo, mais do que um resultado final ou uma folha de estatística, o treinador deve estar lá para ajudar o(s) atleta(s) a decidirem bem. Agora, a noção de boa ou má decisão, também aqui isso pode variar de treinador para treinador.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária