A seleção nacional de sub-16 regressou aos triunfos, ao vencer este domingo a Finlândia por apertados 64-62, num jogo decidido nos instantes finais.
No jogo deste domingo, portugueses e finlandeses sabiam que as hipóteses de passagem ao top-8, apesar de teoricamente possíveis eram escassas e como tal, lutavam pelo objetivo máximo a alcançar, o 3º lugar do grupo B. Ao vencer este embate, Portugal garantiu esse lugar e mais importante que isso, uma vitória dinate de um rival direto e que irá, provavelmente, acompanhar a nossa seleção na próxima fase, no grupo G.
Foi mais um jogo extremamente disputado, mas que desta vez sorriu às cores nacionais. Depois de inúmeras trocas de liderança ao longo do jogo, a Finlândia ganhou uma vantagem significativa (56-62), a apenas 2 minutos do final. No entanto, a partir daqui só deu Portugal, cuja recuperação culminou com um triplo de Carlos Dias a escassos 24 segundos do final. A Finlândia ainda teve a última posse de bola e várias oportunidades para virar o resultado, mas não o conseguiu e Portugal acabou vencedor.
Do ponto de vista individual, João Guimarães (17 pontos e 8 ressaltos), Isaías Insaly (16 e 7) e Carlos Dias (13 e 7) foram os mais destacados.
Portugal defronta esta segunda-feira a Áustria, que ainda não venceu qualquer desafio na competição.