Conheça a Finlândia
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES MASCULINOS Seniores Masculinos: Noticias Conheça a Finlândia

Conheça a Finlândia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Teemu Rannikko O Planeta Basket apresenta-lhe o segundo adversário do Portugal na fase de qualificação adicional para o Eurobasket, a Finlândia.

No ano passado a seleção nacional finlandesa integrou o grupo A, juntamente com Itália, Israel, Montenegro e Letónia. Não foi um verão fácil para os nórdicos, que venceram apenas um jogo, em casa com Israel por 84-83, depois de no segundo jogo da fase de qualificação terem perdido a sua maior estrela Hanno Mottola, que entre 2000 e 2002 jogou nos Atlanta Hawks, da NBA.

Orientada desde 2004 pelo finlandês Henrik Dettmann, treinador que chegou a participar num clinic em Portugal, que trabalhou em vários clubes na Alemanha e França, mas que ficou famoso como treinador principal da selecção alemã entre 1997-03.

Ao contrário das seleções portuguesa e húngara, a maioria dos jogadores finlandeses (oito) jogam fora do seu país natal:
•    Teemu Rannikko - Cimberio Varese (Itália – Serie A)
•    Kimmo Muurinen -  Deutsche Bank Skyliners Frankfurt (Alemania - BBL)
•    Shawn Huff – Forly (Italia - Lega Due)
•    Gerald Lee - Snaidero Cucine Udine (Italia - Lega Due)
•    Samuel Haanpaa - Faymasa Palencia Baloncesto (Espanha - LEB Ouro)
•    Tuukka Kotti - Naturhouse Ferrara (Italia - Lega Due)
•    Sasu Salin - Union Olimpija Ljubljana (Eslovénia - Telemach League)
•    Petteri Koponen - CS Bologna (Itália – Serie A)

Os restantes jogadores encontram-se distribuídos pelas equipas finlandesas do Honka, do ToPo e do Kataja.

Durante a preparação para a competição a sério, a Finlândia venceu o Campeonato Nórdico e os dois encontros contra a Alemanha. Assim, tal como Portugal, chegou a esta fase de qualificação e ao primeiro jogo oficial em Szolnok na Hungria, 100% vitoriosa. E neste jogo voltou a vencer por 73-75, como é de conhecimento publico.

Do ponto de vista individual, estes são os jogadores chave da equipa finlandesa:

O base - Teemu Rannikko – 189 cm, 31 anos

Com 31 anos e enorme experiência europeia - Granada (Espanha), Khimki (Rússia), Scavolini (Itália), Roseto (Itália), Union Olimpia (Eslovénia), o jogador do Cimberio Varese é, sem dúvida, uma das figuras da equipa. Na última época jogou uma média de 25 minutos na Serie A e participou em 6 dos 8 jogos da campanha europeia da Finlândia, sempre no 5 inicial. Foi o terceiro jogador mais utilizado com 24 min/jogo.

O base-extremo – Petteri Kopponen – 193 cm, 23 anos

Jovem (23 anos) talento finlandês, que nos últimos três anos jogou no CS Bologna, Italia. Em 2009 venceu o EuroChallenge com o clube italiano e na última época jogou uma média de 30.2 minutos. Renovou recentemente com o CS Bologna por mais duas épocas. Não participou na última campanha europeia por lesão, sofrida a 10 de Maio de 2010. No último jogo de preparação realizado em Hagen no dia 5 de Agosto de 2011, diante da Alemanha, marcou 19 pontos, contribuindo para a vitória da sua equipa por 79-74.

O extremo - Shawn Huff – 198 cm, 27 anos

Huff começou a época 2010/11 como jogador da equipa grega Marousi, mas devido a problemas financeiros mudou-se para Forli, Italia. Foi o único jogador com 8 presenças no 5 inicial durante a última campanha europeia da Finlândia e o mais utilizado com 28 min/por jogo.

O extremo-poste Hanno Mottola – 209 cm, 35 anos

É o nome mais famoso do Basquetebol Finlandês, Mottola é a “figura” da equipa, um verdadeiro embaixador da Finlândia. Alem das duas épocas que jogou na NBA (Atlanta Hawks), alinhou ainda no Aris (Grécia), Zalgiris (Lituânia), Scavolini e Fortitudo (Itália), Dinamo (Rússia). Durante a temporada 2010/2011 realizou apenas 6 jogos no mês de Janeiro de 2011 pela sua equipa, o ToPo da Korisliiga finlandesa.

O poste – Gerald Lee – 208 cm, 24 anos

Filho de pai de origem Norte-Americana, que jogou e é, actualmente, treinador na Finlândia, Gerald Lee foi um dos jogadores mais importantes na sua Universidade, Old Dominion entre 2006-2010. Durante a última época, jogou uma média de 28 minutos em Itália no Snaidero Cucine Udine e na última campanha europeia da Finlândia foi o segundo jogador mais utilizado com 25 min/jogo.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária