A duas velocidades?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias A duas velocidades?

A duas velocidades?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

CNB1 Zona SulApenas com 4 jornadas disputadas, começa a esboçar-se na tabela classificativa a diferença entre os que vão disputar as posições de topo e os que podem apenas ambicionar a um lugar no Play-Off.

Isto claro, admitindo que as equipas mantêm o nível de desempenho que têm apresentado neste início de campeonato. Na frente só com vitórias estão Benfica e Imortal, e com um registo de (3v/1d) seguem-nos Atlético, Academia e Montijo. Na zona média com (2v/2d) vêm Micaelense e Moscavide, e na metade inferior outros dois grupos: Basket Queluz, Seixal e Tramagal com (1v/3d), e Gin. Olhanense e Estoril que ainda não ganharam. A classificação está nesta altura completamente simétrica, e se a tendência destas 4 jornadas se mantiver, iremos ter um campeonato a duas velocidades. Cabe aos da metade inferior demonstrar dentro de campo que a simetria é uma coincidência e transformar a tabela classificativa num conjunto mais desordenado.

Se nas 3 primeiras jornadas tinha havido predominância das vitórias caseiras, na 4ª a regra inverteu-se, e 4 dos 6 encontros terminaram favoráveis aos visitantes. Em casa só ganharam Micaelense, que bateu o Tramagal (67-57), e Benfica que venceu o Moscavide (79-53). A equipa de S. Miguel conseguiu a primeira vitória em jogo efectivo, pois o Tramagal, ao contrário do que havia feito o Estoril na 2ª jornada, deslocou-se realmente a Ponta Delgada. O Benfica confirmou o poderio da sua equipa de sub-20. Incluindo alguns jogadores que têm marcado presença na equipa principal, os jovens benfiquistas apresentam um conjunto muito forte do ponto de vista atlético e com mais maturidade que em anos anteriores. A abundância de soluções consagradas na equipa principal do clube da Luz está a atirar para o CNB1 jogadores já com experiência de LPB, deixando menos minutos de utilização para os mais inexperientes, o que inevitavelmente irá condicionar a sua evolução.

Das vitórias de forasteiros salienta-se a nitidez do resultado do Montijo em casa do Estoril (53-69). As vitórias também fora do Atlético sobre o Ginásio Olhanense (75-87) e da Academia sobre o Seixal (51-60) confirmam a consistência destes 2 candidatos aos lugares cimeiros, o mesmo se podendo dizer do Imortal na sua visita a Queluz.

O aspecto dominante da 1ª parte do Basket Queluz-Imortal foi o equilíbrio no marcador, mas que resultou de desequilíbrios nos diferentes aspectos do jogo. Na primeira metade a equipa da linha de Sintra esteve desastrada na luta das tabelas e no controlo da posse da bola, dispondo de apenas 26 situações de lançamento enquanto permitia 42 ao Imortal. Os 50% de eficiência nos lançamentos de campo por parte do Basket Queluz contra os 32% dos visitantes permitiram no entanto compensar aquela desvantagem, de forma que no fim do 1º período o resultado estava empatado (14-14), e no fim do 2º se registava uma ligeira vantagem do Imortal (27-29).

Na 2ª parte os locais até corrigiram as deficiências da 1ª, equilibrando a luta das tabelas e reduzindo muito o número de turnover’s.  No entanto pioraram ainda mais no capítulo em que antes tinham estado bem. A percentagem de lançamentos do Basket Queluz baixou nitidamente, em parte por desacerto próprio mas também muito por maior eficácia da defesa algarvia. Ao mesmo tempo, o Imortal passou a acertar com o cesto adversário, de forma que a percentagem de lançamentos de campo convertidos foi na 2ª metade a inversa da 1ª. Com apenas 7 pontos marcados no 3º período, o Basket Queluz deixou o Imortal abrir uma diferença de 11 pontos (34-45). No último quarto os locais reagiram e conseguiram reduzir até 3 pontos de diferença, mas os visitantes mantiveram sempre a serenidade e nos 3 minutos finais voltaram a afastar-se fixando o resultado em (54-65).

Fica a impressão que ambas as equipas podem fazer mais do que se viu neste encontro. O Imortal é uma equipa mais experiente e equilibrada, que juntou à estrutura base da época passada o reforço do seu jogo interior. Mostrou no entanto neste encontro um banco curto e alguns jogadores ainda à procura da sua melhor forma desportiva. O Basket Queluz teve mais modificações no conjunto, e parece não ter ainda estabilizado. As oscilações na capacidade de controlo da posse da bola ao longo do encontro indiciam que a equipa ainda busca o seu equilíbrio e a confiança colectiva que lhe podem trazer a ambição de chegar à metade superior da Zona Sul do CNB1.

A 5ª jornada disputa-se no próximo fim-de-semana com um calendário mais repartido do que é habitual, e com previsão de equilíbrio em praticamente todos os encontros.

11 de Novembro
Atlético-Montijo às 21:15 no Pav. Tapadinha

12 de Novembro
Imortal-Benfica às 16:00 no Pav. Desp. Albufeira
Tramagal-Estoril às 17:00 no Pav. Tramagal
Moscavide- Micaelense às 18:00 no Pav. Moscavide

13 de Novembro
Gin. Olhanense-Seixal às 15:00 no Pav. Gin. Olhanense
Academia-Basket Queluz às 15:30 na Esc. Sec. do Lumiar

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária