1x1 Campo inteiro
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LPB LPB: Noticias 1x1 Campo inteiro

1x1 Campo inteiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

Planeta BasketCaros leitores, o Planeta Basket vai lançar uma nova rubrica semanal inovadora e inédita em Portugal, que promete dar que falar todas as sextas-feiras durante o resto da época desportiva.

Vamos comparar perspectivas e opiniões de dois pontos de vistas diferentes e importantes para o jogo de basquetebol. De um lado temos a perspectiva de um treinador (representado pelo treinador de sub18 da Física de Torres Vedras Vasco Curado), do outro temos a perspectiva de um jogador (representado pelo jogador do SC Lusitânia Daniel Monteiro). A cada interveniente será pedido uma opinião semanal curta e directa sobre algo relacionado com o espaço do treinador e o espaço do jogador. No final serão dados prognósticos dos jogos que se avizinham e um factor determinante para a vitória da equipa escolhida. A cada jornada iremos comparar os resultados obtidos na semana anterior e manter um quadro actualizado com os resultados obtidos no duelo Treinador vs Jogador. Cada prognóstico acertado tem direito a um ponto e cada factor extra resulta em ponto bónus. No final veremos qual pontua mais.


Opinião

Espaço do treinador - Vasco Curado
Porque é que as equipas masculinas não participam nas competições europeias? Vemos equipas femininas a participar. Com grandes dificuldades, é certo, mas competem e proporcionam às suas atletas os contactos internacionais tão necessários à sua evolução. Considero que as vantagens superam claramente as desvantagens.

Verificamos também que os dois clubes com mais condições para participar, Benfica e Porto, participam nas outras modalidades ditas amadoras. Em Andebol e Hóquei em Patins participam nas competições europeias. Porque não em Basquetebol?

A participação dos clubes portugueses em competições europeias é essencial para a nossa evolução. Cada ano que passa, vamos perdendo competitividade em relação aos outros até atingirmos um ponto que será quase impossível recuperar.

Espaço do jogador - Daniel Monteiro
Para um jogador não existe nada pior do que deixar de se sentir útil à equipa. EU sei porque já passei por uma época em que sentia que se não aparecesse no treino ou no jogo ninguém daria pela minha falta. Por isso aconselho a cada jogador encontrar aquilo em que acham que podem realmente ajudar a equipa. Seja na defesa, no contra-ataque, no treino ou até mesmo no balneário, demonstrem ao treinador, aos vossos colegas e principalmente a vocês próprios que são úteis, trabalhadores e fundamentais para a equipa.

Aos treinadores peço que interpretem cada jogador como um indivíduo com características pessoais únicas e que maximizem todos os recursos de todos os jogadores, pois aquilo a que não está a dar importância pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. 

Treinador vs Jogador

Jogo da semana: Académica de Coimbra vs SL Benfica

7ª JORNADA
TREINADOR
JOGADOR
Académica
vs
Benfica
ACADÉMICA +3 pontos
Se conseguir manter o jogo num ritmo baixo, parando a transição ofensiva do Benfica, a Académica terá mais hipóteses de manter o jogo equilibrado até final e provocar a surpresa nos últimos minutos.
A Académica tem um poste que equilibra, do ponto de vista físico, com os postes do Benfica. Dessa forma, pode evitar ajudas tão profundas dos seus jogadores exteriores mantendo a pressão sobre os muitos e bons lançadores benfiquistas. Os lançadores Miguel Barroca e Richard Oruche terão que estar num daqueles dias de grande acerto da linha de três pontos.
A margem de erro é muito reduzida, mas acredito que a Académica pode surpreender.
BENFICA +8 pontos
A Académica tem vindo a crescer como equipa e penso que cada vez está mais perto do seu potencial, no entanto o Benfica vai-se demonstrar mais forte e com mais dificuldade que o esperado vai acabar por vencer o encontro. Talvez na segunda volta mude o meu prognóstico.
Heshimu vai ser o elemento desequilibrador.
Barcelos
vs
Vitória
BARCELOS + 8 pontos
Augusto Matos 25 pontos
VITÓRIA +5 pontos
Cláudio Fonseca 15pontos e 10ressaltos
Porto
vs
Ginásio
PORTO + 40 pontos
Miguel Miranda +5 triplos convertidos
PORTO +30 pontos
Diogo Correia e Miguel Maria combinam para +20 pontos
CAB
vs
Terceira Basket
CAB +10 pontos
Austin Kenon + 22 pontos
CAB +16 pontos
Tony Murphy +22pontos mas -50% lançamentos de campo
Ovarense
vs
Sampaense
OVARENSE +6 pontos
Nuno Cortez 10 pontos e 8 ressaltos
SAMPAENSE +2
Vitória no prolongamento. Surpresa da semana
Barreirense
vs
Lusitânia
BARREIRENSE +5 pontos
João Guerreiro 15 pontos e 10 ressaltos
LUSITÂNIA +8 pontos
Mohamed Camará mvp do jogo

Obrigado e deixem os vossos comentários sff

Abraços
Vasco Curado e Daniel Monteiro

 

Comentários 

 
+1 #2 João FIgueira 25-11-2011 15:57
Foi com imenso agrado que dei conta desta nova rubrica do Planeta Basket!
Um grande abraço aos principais intervenientes, Vasco e Daniel. Estarei atento ao desenrolar das vossas intervenções neste espaço de discussão.
- Vasco, que tudo corra pelo melhor com o teu grupo de Sub18 do Física;
- Daniel, desejo-te umas rápidas e controladas melhoras para a lesão que (infelizmente) levaste da Madeira na pré-época.
Citar
 
 
+4 #1 Nuno Tavares 25-11-2011 13:28
O Planeta Basket está sem duvida a tornar-se num meio de comunicação muito interessante no que consiste à discussão, reflexão e troca de opiniões sobre o basquetebol. Esta nova rubrica vem reforçar um site que praticamente todos os dias tem artigos escritos por pessoas que não têm receio de reflectir e dar a sua opinião mesmo que esta seja contrária ao que se pensa no nosso país. Parabéns Vasco e Daniel por esta vossa iniciativa, serei um dos leitores atentos e benvindos a este site!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária