Caros leitores, o Planeta Basket vai lançar uma nova rubrica semanal inovadora e inédita em Portugal, que promete dar que falar todas as sextas-feiras durante o resto da época desportiva.
Vamos comparar perspectivas e opiniões de dois pontos de vistas diferentes e importantes para o jogo de basquetebol. De um lado temos a perspectiva de um treinador (representado pelo treinador de sub18 da Física de Torres Vedras Vasco Curado), do outro temos a perspectiva de um jogador (representado pelo jogador do SC Lusitânia Daniel Monteiro). A cada interveniente será pedido uma opinião semanal curta e directa sobre algo relacionado com o espaço do treinador e o espaço do jogador. No final serão dados prognósticos dos jogos que se avizinham e um factor determinante para a vitória da equipa escolhida. A cada jornada iremos comparar os resultados obtidos na semana anterior e manter um quadro actualizado com os resultados obtidos no duelo Treinador vs Jogador. Cada prognóstico acertado tem direito a um ponto e cada factor extra resulta em ponto bónus. No final veremos qual pontua mais.
Opinião
Espaço do treinador - Vasco Curado
Porque é que as equipas masculinas não participam nas competições europeias? Vemos equipas femininas a participar. Com grandes dificuldades, é certo, mas competem e proporcionam às suas atletas os contactos internacionais tão necessários à sua evolução. Considero que as vantagens superam claramente as desvantagens.
Verificamos também que os dois clubes com mais condições para participar, Benfica e Porto, participam nas outras modalidades ditas amadoras. Em Andebol e Hóquei em Patins participam nas competições europeias. Porque não em Basquetebol?
A participação dos clubes portugueses em competições europeias é essencial para a nossa evolução. Cada ano que passa, vamos perdendo competitividade em relação aos outros até atingirmos um ponto que será quase impossível recuperar.
Espaço do jogador - Daniel Monteiro
Para um jogador não existe nada pior do que deixar de se sentir útil à equipa. EU sei porque já passei por uma época em que sentia que se não aparecesse no treino ou no jogo ninguém daria pela minha falta. Por isso aconselho a cada jogador encontrar aquilo em que acham que podem realmente ajudar a equipa. Seja na defesa, no contra-ataque, no treino ou até mesmo no balneário, demonstrem ao treinador, aos vossos colegas e principalmente a vocês próprios que são úteis, trabalhadores e fundamentais para a equipa.
Aos treinadores peço que interpretem cada jogador como um indivíduo com características pessoais únicas e que maximizem todos os recursos de todos os jogadores, pois aquilo a que não está a dar importância pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Treinador vs Jogador
Jogo da semana: Académica de Coimbra vs SL Benfica
|
Obrigado e deixem os vossos comentários sff
Abraços
Vasco Curado e Daniel Monteiro
Comentários
Um grande abraço aos principais intervenientes, Vasco e Daniel. Estarei atento ao desenrolar das vossas intervenções neste espaço de discussão.
- Vasco, que tudo corra pelo melhor com o teu grupo de Sub18 do Física;
- Daniel, desejo-te umas rápidas e controladas melhoras para a lesão que (infelizmente) levaste da Madeira na pré-época.