Caros leitores, vamos a mais um exercício de 1x1 em campo inteiro! Na semana passada, o jogador Daniel Monteiro levou a melhor sobre o treinador Vasco Curado.
Melhores previsões ao nível dos destaques individuais dos jogadores estiveram na base da vitória. No entanto, a diferença está apenas em dois pontos (7/5).
Esta semana escolhemos para jogo da semana o Vitória de Guimarães-FC Porto Ferpinta. Uma semana que terá jornada dupla para quatro equipas fruto de deslocações aos Açores.
Temos previsões para todos os jogos!
Resultados da 7ª jornada
|
Opinião
Espaço do treinador
No passado sábado fomos surpreendidos com a notícia do fim do “louckout” na NBA. Durante esta semana, tudo se confirmou e a época vai começar mesmo no dia de Natal com alguns jogos entre os principais candidatos ao anel.
Durante esta fase, muitos foram os adeptos nacionais de basquetebol que começaram a dar mais atenção ao jogo na Europa. A Liga ACB e a Euroliga oferecem óptimos espectáculos há vários anos e conseguiram outra expressão mediática com a presença de algumas das estrelas “desempregadas” nos Estados Unidos.
No entanto, as características do jogo europeu mantiveram-se: elevada intensidade defensiva com grande parte das equipas a pressionarem em todo o campo nalgumas fases de jogo; privilégio da táctica colectiva ofensiva sobre o “um contra um”; rotação alargada de jogadores permitindo a contribuição de vários elementos da equipa para o sucesso colectivo; esta utilização de 9/10/11 jogadores por equipa permite também um ritmo elevado de jogo durante os 40 minutos.
Apesar de gostar muito da NBA, já era um ávido espectador do jogo europeu e assim irei permanecer. Espero que todos aqueles que só agora descobriram a Liga ACB e a Euroliga continuem como espectadores, apesar do regresso da NBA.
Considero que o jogador e treinador português tem muito mais a aprender observando os melhores jogadores e treinadores das equipas europeias do que vendo apenas o jogo da NBA.
Observando diversos jogos da nossa Liga masculina, fico com a sensação que as características do jogo se aproximam mais às do jogo da NBA do que às do jogo europeu.
Concordam?
Espaço do jogador
Estou sem confiança! E agora?
Poucos são os jogadores que não têm crises de confiança. Até o saudoso Petrovic sentiu que não conseguia jogar durante a sua primeira temporada na NBA. Acontece a todos nós, a diferença é o que fazer para contrariar essa tendência que se pode transformar em bola de neve e por sua vez em avalanche.
Alguns entendem que a confiança é algo que se ganha, que se conquista, que se aprende, mas que também se treina! Como?
Devemos rapidamente identificar quais as razões que nos estão a fazer sentir desta forma. Depois de identificadas as razões, temos de as ultrapassar sem grandes euforias. O jogo é o reflexo do treino, por isso vamos começar pela atitude e vontade de treinar e melhorar. É no dia-a-dia que vamos melhorar como jogadores. Devemos sempre trabalhar para o bem da equipa, mas aproveitar o treino para nosso desenvolvimento pessoal também.
Treinarmos mais o drible, fazer lançamentos extra, memorizarmos melhor as rotinas defensivas e ofensivas, ou apenas concentrarmo-nos mais no que devemos realmente efectuar vão ser grandes ajudas para o aumento da nossa auto-confiança.
Depois é sempre bom apoiarmo-nos em alguém que nos conheça e nos compreenda. Falar com alguém é sempre bom, mas ouvir (que normalmente temos maior dificuldade) é fundamental também. Seja o treinador, um colega ou um amigo é sempre positivo contarmos com alguém.
Quando chega a competição não devemos forçar nada. A união faz a força e se no colectivo a nossa equipa estiver a jogar bem, vai surgir a nossa oportunidade de contribuir com algo positivo. Não sou defensor da ideia que se entrar os primeiros três lançamentos vai ser um bom dia e se falhar vai ser um dia para esquecer, acredito sim que devemos procurar a nossa oportunidade de contribuir, e que se tentarmos o melhor que conseguimos já temos um sentimento de satisfação suficiente para na próxima oportunidade fazer melhor.
Já tive um colega que num jogo veio do banco de suplentes e contribuiu com 1 cesto marcado apenas… Ganhámos por 1 ponto no ultimo segundo com o cesto dele!
A confiança também se procura.
Treinador vs Jogador
|
Obrigado e deixem os vossos comentários
Abraços
Vasco Curado (@vcurado) e Daniel Monteiro (@Danielmonteiro4)
Comentários