Jogo interior fez a diferença
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Jogo interior fez a diferença

Jogo interior fez a diferença

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

Laura FerreiraContando com duas jogadoras norte-americanas e várias internacionais dos escalões de formação, a equipa do Montijo B. Basket que esta temporada ascendeu à Liga Feminina com inteiro mérito,

depois de ter conquistado o título nacional da 1ª Divisão Feminina, teve de trabalhar bastante para levar de vencida a jovem formação do CAR Jamor.

A terceira derrota da época das comandadas de Mariyana Kostourkova (vitória das montijenses por 61-57) aconteceu com alguma naturalidade, ainda que a resistência tenha sido a palavra de ordem na noite de ontem, frente a uma formação com outro ritmo competitivo (4 vitórias na Liga Feminina, em 11 partidas) que ocupa a 9ª posição após 12 jornadas disputadas.

O equilíbrio foi a tónica desde o apito inicial, ainda que com algum sinal mais por parte da turma de Carlos Caetano (Camané), como indiciam os parciais registados na 1ª parte: 19-18 e 14-13. À maior capacidade física das montijenses, com realce para a poste norte-americana Tamyra Davis (melhor ressaltadora da Liga com 14,0 ressaltos por jogo) e para a extremo Márcia Costa, internacional Sub-20, ontem com a mão quente nos tiros do perímetro (3 triplos convertidos), contrapôs o CAR Jamor com uma atitude bastante competitiva, jogando simples e cometendo menos erros que o seu opositor (18-10 turnovers).

Ganhando a luta das tabelas (34-24 ressaltos), tanto na tabela defensiva (21-16) como na ofensiva (13-8), as anfitriãs chegaram ao intervalo em vantagem (33-31). Apesar de algumas situações em que liderou o marcador (3 pontos foi a maior vantagem conseguida pelo CAR Jamor, aos 19-22, no início do 2º quarto), foi o Montijo B. Basket que assumiu as despesas, como lhe competia, tirando partido da sua supremacia na área pintada, onde a capacidade ressaltadora de Davis e de Márcia fazia a diferença.                 

No 3º período (9-12), as pupilas de Kostourkova empertigaram-se e com Laura Ferreira a subir de rendimento (foi a melhor marcadora do encontro, com 22 pontos, dos quais 18 na etapa complementar), bem acompanhada por Joséphine Filipe, muito lutadora na tabela ofensiva (6 ressaltos ofensivos) e provocando 4 faltas e ainda pela clarividência da base Joana Soeiro, com excelente leitura de jogo (5 assistências), liderando a manobra ofensiva da equipa, conseguiram recuperar de um prejuízo de 5 pontos (42-37), no minuto 25 e mercê de uma postura defensiva mais determinada, chegar à vantagem tangencial (42-43) à entrada do derradeiro quarto.

Nos últimos 10 minutos (19-14), acentuou-se a superioridade física das anfitriãs que tiveram uma entrada de leão com um parcial de 10-0, chegando a 52-43 à entrada do minuto 34, graças a 2 duplos de Tamyra Davis, 1 triplo da sua compatriota Sarah Soroka e ainda à 2ª bomba de Márcia Costa. Isto mesmo depois de Kostourkova ter parado o cronómetro no minuto 33 (aos 49-43), sem resultados práticos. Todavia a reacção das suas comandadas não se fez esperar, tendo reduzido para 52-48 com o 3º triplo de Joana Soeiro ainda no minuto 34 e para 51-48 com a 2ª bomba de Laura Ferreira, no minuto 36. Quem não esteve pelos ajustes foi a capitã montijense Márcia Costa que respondeu primeiro com um tiro curto (56-51) e logo a seguir com o seu 3º triplo da noite (59-51). Acto contínuo a treinadora do CAR Jamor pediu mais um desconto de tempo, com 2 minutos e 30 segundos para jogar e foi a jovem Laura Ferreira que assumiu a responsabilidade de lançar para além da linha dos 6,75 metros, com êxito (59-54), selando a sua excelente prestação ao converter um lance de contra-ataque com falta, não desperdiçando o lance livre a que teve direito (61-57), já no minuto 40.

Ficha do jogo

Montijo Banda Basket (61) – Márcia Carvalho (2), Ana Costa, Márcia Costa (21), Raquel Jamanca e Tamyra Davis (17); Joana Claro (4), Sarah Soroka (9), Letícia André (3), Maria Soeiro, Vânia Sousa (5), Ana Cunha e Marta Azevedo

CAR Jamor Feminino (57) – Joana Soeiro (14), Laura Ferreira (22), Nádia Fernandes (3), Joséphine Filipe (10) e Ana Granja; Inês Veiga, Sara Dias (6), Simone Costa (2), Inês Ferreira, Sofia Pinheiro e Inês Viegas

Por períodos: 19-18, 14-13, 9-12, 19-14

Árbitros: João Veiga e João Quintela, de Setúbal                                 

Destaque nas vencedoras para Tamyra Davis, MVP da partida (17 pontos e muitos ressaltos) e Márcia Costa (21 pontos e 3 triplos), as grandes responsáveis pelo triunfo da turma montijense.

No colectivo de Kostourkova, evidência para as prestações de Laura Ferreira, melhor marcadora do jogo com 22 pontos, 60% nos lançamentos de campo repartidos por 6/10 nos duplos e 3/5 nos triplos, 1 ressalto defensivo, 1 roubo, 1 desarme de lançamento, uma assistência e duas faltas provocadas, Joséphine Filipe (10 pontos, 1 triplo, 7 ressaltos sendo 6 ofensivos, 3 roubos e 4 faltas provocadas, com 3/6 nos lances livres) e Joana Soeiro (14 pontos, 3/7 nos triplos, 5 assistências, 2 roubos e duas faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres).

Indicadores globais do CAR Jamor: L 2 pontos (36%), L 3 pontos (30%), L Campo (34%), L Livres (62%), 24 ressaltos (16 defensivos e 8 ofensivos), 15 assistências, 8 roubos, 10 turnovers e 11 faltas provocadas.

O próximo jogo do CAR Jamor está agendado para dia 17 de Janeiro (3ª feira), no Pavilhão LORD (Faculdade de Motricidade Humana), a partir das 21H00, frente às campeãs nacionais (Quinta dos Lombos).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária