EMAM venceu com mérito
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias EMAM venceu com mérito

EMAM venceu com mérito

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

Nádia FernandesDepois de ter ganho o jogo da 1ª volta, há 3 meses, sem margem para dúvidas (66-52), a equipa do CAR Jamor Feminino não conseguiu repetir o êxito, frente à EMA Menéres, no Pavilhão Municipal de Casal de Cambra, baqueando por 50-44.

Apesar de terem alinhado desfalcadas de uma pedra influente (Natacha Cá, melhor marcadora e a unidade mais experiente da equipa), as pupilas de Isabel Ribeiro dos Santos encararam a partida com grande concentração e vontade de rectificar a derrota de Outubro passado.

Comandando o marcador desde o apito inicial só permitiram uma situação de igualdade (15-15), a meio do 2º período. Um parcial de 6-0 devolveu a liderança às anfitriãs, que atingiram deste modo o intervalo em vantagem (21-15), depois de ter ganho tanto o 1º quarto (11-8) como o 2º período (10-7).

No reatamento a equipa de Isabel Ribeiro dos Santos continuou a ser mais esclarecida, ganhando a tabela defensiva e atacando com mais discernimento e eficácia. Foi assim até ao minuto 27 quando Ana Marinho (irmã do árbitro Luís Marinho) acertou o seu único triplo da noite, elevando a  margem para 14 pontos (38-24), a maior vantagem da EMA Menéres, como que a festejar a conclusão da sua licenciatura na tarde de ontem. Um oportuno desconto de tempo pedido por Mariyana Kostourkova resultou em pleno, com as suas comandadas a renascerem, impondo um parcial de 0-11, iniciado com o 3º triplo de Joana Soeiro e concluído com duas bombas de Simone Costa, que voltou a ser das jogadoras em maior destaque na equipa do CAR Jamor. Deste modo a partida tornou a ficar em aberto no final do 3º período (38-35), o único ganho (17-20) pelo colectivo de Kostourkova.

No último quarto (12-9), secou o jogo exterior do CAR Jamor (apenas 1 triplo dos 6 convertidos durante o encontro) e com Paula Couto (8 pontos neste parcial) a carregar com a equipa da EMA Menéres, consolidou-se sem margem para dúvidas a vitória do conjunto anfitrião que chegou a ter 8 pontos à maior (48-40 no minuto 39 e 50-42 no minuto 40), antes de Joséphine Filipe ter selado o resultado final (50-44), a 18 segundos do termo.

Destaque nas vencedoras para um trio constituído pela poste Brigitta Cismasiu, MVP do encontro (22,0 de valorização), com um duplo-duplo (10 pontos, 4/5 nos duplos, 12 ressaltos sendo 4 ofensivos, 1 roubo e duas faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres), Paula Couto, melhor marcadora do jogo (14 pontos, 6 ressaltos sendo 2 ofensivos, 5 assistências, 3 roubos, 1 desarme de lançamento e duas faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres) e Filipa Bernardeco (13 pontos, 3 ressaltos defensivos, 3 assistências e 3 faltas provocadas, com 1/1 nos lances livres).

Na equipa do CAR Jamor as mais valiosas foram Nádia Fernandes, melhor ressaltadora da equipa (5 pontos, 1 triplo, 8 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma assistência e 1 roubo), Simone Costa (8 pontos, 2/5 nos triplos, 4 ressaltos sendo metade ofensivos, 3 assistências e 2 roubos), Joana Soeiro (10 pontos, 3/10 nos triplos, duas assistências e duas faltas provocadas) e Joséphine Filipe (10 pontos e 4 ressaltos sendo metade ofensivos), com o senão de ter cometido demasiados erros (7 turnovers).

Em termos globais a vitória da EMA Menéres assentou no ganho das tabelas (34-27 ressaltos), com realce para  a tabela defensiva (27-19), para a maior eficácia nos duplos (54%-31%) e para o maior número de roubos de bola (10-8). Curiosidade no empate verificado nos ressaltos ofensivos (7 para cada lado).

O CAR Jamor cometeu menos erros (22-13 turnovers), foi mais colectivo (8-9 assistências) e esteve mais certeiro nos tiros do perímetro (10%-26%), com 6 triplos convertidos contra apenas 1 do adversário. Foi pouco agressivo na hora de atacar o cesto, como o demonstram os 2 lances livres de que dispôs contra 7 das anfitriãs. Voltou a notar-se a falta de Laura Ferreira que continua lesionada.

Ficha do jogo

Pavilhão Municipal de Casal de Cambra

EMA Menéres (50) - Filipa Bernardeco (13), Joana Pirralho (4), Paula Couto (14), Raquel Santos (4) e Brigitta Cismasiu (10); Ana Marinho (3), Clara Cotrim e Esperança Silva (2)

CAR Jamor Feminino (44) - Joana Soeiro (10), Simone Costa (8), Nádia Fernandes (5), Joséphine Filipe (10) e Ana Granja (2); Inês Ferreira (2), Sara Dias, Inês Veiga (2), Sofia Pinheiro (3), Jéssica Encarnação e Inês Viegas

Por períodos: 11-8, 10-7, 17-20, 12-9

Árbitros: Rui Fonseca e Joana Pessoa

O próximo compromisso da CAR Jamor está agendado para o dia 9 de Fevereiro (5ª feira) no Pavilhão LORD (FMH) aquando da recepção ao ES Amadora, a partir das 21H00.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária