CAR Jamor desinibido
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias CAR Jamor desinibido

CAR Jamor desinibido

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

Ana GranjaMês e meio depois de ter perdido com o Quinta dos Lombos (83-55), o CAR Jamor Feminino voltou a defrontar as campeãs nacionais, baqueando de novo mas por margem bem menos expressiva (47-60).

Do prejuízo anterior de 28 pontos as pupilas de Kostourkova baixaram a fasquia para menos de metade (13 pontos).

Para além da atitude posta em campo pelas jovens do CAR Jamor desde o apito inicial, notando-se uma maior desinibição e confiança nas jogadoras nucleares, importa também referir que desta feita já alinhou a base/extremo Laura Ferreira (GDESSA), indisponível na partida de meados de Janeiro por lesão. Naturalmente que o regresso de Laura voltou a transmitir ao colectivo de Kostourkova uma maior consistência, dando também à base Joana Soeiro o apoio que lhe havia faltado, porque são jogadoras que combinam muito bem e estão muito rotinadas entre si.

As campeãs nacionais entraram melhor no jogo (0-4) e só à entrada do minuto 5 é que Joana Soeiro fez o primeiro cesto para o CAR Jamor, empatando (4-4) ainda no mesmo minuto. Defendendo bem as pedras adversárias mais influentes (Paula Muxiri e Shaqwedia Wallace), as comandadas de Kostourkova conseguiram parar o ataque contrário desde o minuto 4 (0-4) até ao minuto 9, quando Paula Muxiri reduziu para 8-6, da linha de lance livre. José Leite teve mesmo que parar o cronómetro no minuto 8, nada satisfeito com o rendimento das suas jogadoras. Foi através da conversão de lances livres que o CAR Jamor ampliou a sua vantagem para 11-6, resultado que se verificava no final do 1º período.

No 2º quarto (10-20) a equipa do Quinta dos Lombos só se conseguiu distanciar na ponta final pois que a minuto e meio do intervalo era ainda o CAR Jamor que liderava o marcador (19-18), com a poste Ana Granja a demonstrar elevada eficácia (3/3 nos duplos). Foi já no minuto 20 que a norte-americana Wallace desfez a igualdade (21-21) ao marcar 5 pontos consecutivos sem resposta, fixando o resultado no final da 1ª parte (21-26).

No reatamento aconteceu o pior período das pupilas de Kostourkova que reentraram mal na partida, consentindo um parcial de 0-6, da autoria de Paula Muxiri. Carregando no ressalto ofensivo, a maior capacidade física das jogadoras interiores das campeãs nacionais (Muxiri e a poste de origem nigeriana Chan) fazia a diferença, com o marcador a disparar para 26-42 a meio do 3º período, fixando-se na maior vantagem (20 pontos) por duas vezes: primeiro aos 30-50 e depois aos 32-52, resultado no final do 3º quarto (11-26).

No derradeiro quarto (15-8) o CAR Jamor voltou a exibir-se aos níveis da 1ª parte, defendendo com agressividade e atacando o cesto com confiança. Foi assim que impôs um parcial de 7-0, com a capitã Nádia Fernandes a acertar o seu único triplo da noite, fixando o resultado em 39-52, no minuto 34. Antes o técnico das campeãs nacionais já tinha pedido novo desconto de tempo (minuto 32, aos 36-52), descontente com a atitude das suas comandadas, mas foi só no minuto 35 que a base Wallace conseguia, da linha de lance livre, voltar a acertar com o cesto (39-54). Seria Ana Granja a fixar o resultado (47-60) ao converter mais um duplo, seguido do respectivo lance livre a que teve direito por ter sido travada em falta.

Resultado final: CAR Jamor Feminino 47-60 Quinta dos Lombos

Destaque nas vencedoras para a prestação de Paula Muxiri, MVP do encontro (24,0 de valorização) ao contabilizar 19 pontos, 6 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma assistência, 1 roubo e 7 faltas provocadas, com 7/8 nos lances livres, bem acompanhada por Shaqwedia Wallace (16 pontos, 6 ressaltos sendo 4 ofensivos, uma assistência, 3 roubos e 6 faltas provocadas, com 6/9 nos lances livres) e Chan (8 pontos, 7 ressaltos sendo 4 ofensivos, 4 roubos e 3 faltas provocadas, com 2/4 nos lances livres). Larisse Lima (2/4 nos triplos) e Dora Duarte (1/3 nos triplos), ambas com 6 ressaltos, deram também o seu valioso contributo para a supremacia das campeãs nacionais na luta das tabelas.

No CAR Jamor a mais valiosa foi a poste Ana Granja (14,0 de valorização) que demonstrou estar de regresso à sua melhor condição, depois de um período menos conseguido, ao totalizar 11 pontos, 5/6 nos duplos, 6 ressaltos sendo 1 ofensivo e uma falta provocada. Seguiram-se-lhe Laura Ferreira (7 pontos,1/5 nos triplos, 3 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma assistência, 2 roubos,1 desarme de lançamento e 3 faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres) e Joana Soeiro, melhor marcadora da equipa (13 pontos,1/6 nos triplos, 4 ressaltos sendo 1 ofensivo, 4 assistências, 2 roubos e 4 faltas provocadas), penalizadas nas suas valorizações respectivamente pela fraca eficácia nos lançamentos de campo (25%) e pelo elevado número de turnovers (9). Nádia Fernandes (5 pontos,1/5 nos triplos, 5 ressaltos sendo 1 ofensivo, 3 assistências e 1 roubo) e Inês Veiga (2 pontos, 4 ressaltos sendo 1 ofensivo, uma assistência e 1 roubo) foram também penalizadas nas respectivas valorizações pela fraca eficácia de lançamentos de campo.

Em termos globais a vitória do Quinta dos Lombos assentou fundamentalmente na superioridade nas tabelas (36-44 ressaltos), graças ao desempenho na tabela ofensiva (10-18 ressaltos), depois do empate nos ressaltos defensivos (26-26) e no menor número de erros cometidos (19-11 turnovers). Conseguiu ainda roubar mais bolas (6-13), provocou mais faltas (14-19) e foi mais eficaz no tiro exterior (14%-25%) e ainda nos lances livres (58%-63%), convertendo 17 dos 27 tentados contra 10 das 17 tentativas que o adversário dispôs.

Por seu turno o CAR Jamor foi mais colectivo (9-4 assistências) e esteve mais certeiro nos duplos (47%-35%).

Ficha do jogo

CAR Jamor Feminino (47) - Joana Soeiro (17), Laura Ferreira (7), Nádia Fernandes (5), Joséphine Filipe (3) e Inês Veiga (2); Simone Costa (1), Sara Dias (1), Ana Granja (11), Inês Ferreira, Sofia Pinheiro, Jessica Encarnação (4) e Inês Viegas

Quinta dos Lombos (60) - Shaqwedia Wallace (16), Inês Viana, Dora Duarte (4), Paula Muxiri (19) e Catarina Vasconcelos (2);    Chan (8), Larisse Lima (9), Mafalda Guerreiro (2), Inês Aragão e Carla Aires

Por períodos:11-6,10-20,11-26,15-8

Árbitros: José Pedroso e Davide Silva

O próximo compromisso do CAR Jamor Feminino está agendado para 14 de Março, em Torres Novas, na deslocação à cidade torrejana para defrontar o CD local a partir das 21H00, no Palácio Desportivo.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária