FC Porto
Vs
CAB Madeira
|
FC PORTO 2 – 0 CAB MADEIRA
O FC Porto venceu os dois jogos frente ao CAB durante a fase regular. No entanto, os madeirenses venderam sempre cara a derrota. No jogo mais recente, disputado a 31 de Março, o CAB esteve mesmo a vencer já no 4º período. Os portistas precisaram de um parcial de 33-18 para conseguirem a vitória.
O jogo exterior do CAB deu sempre grandes problemas à defesa do Porto com destaque para Jaime Silva que marcou 31 pontos na Madeira e 14 no Dragão Caixa.
Da parte do FC Porto, espera-se natural superioridade do seu jogo interior através de Stempin, Rob Johnson e talvez de Carlos Andrade a explorar também algumas posições próximas do cesto.
A minha aposta vai para duas vitórias locais, mas acredito que o CAB irá conseguir competir em ambos até bem perto do final.
Jogadores decisivos: Greg Stempin e Jaime Silva
|
FC PORTO 2 – 0 CAB MADEIRA
Em casa o Porto vai-se demonstrar mais forte contra uma equipa do Cab que prima pelo profissionalismo dos seus jogadores e treinadores.
O Porto vai tentar impor os ritmos de jogo, e ganhar a disputa dos ressaltos.
Caso o Cab não entre em histerias e consiga jogar ao ritmo que mais lhe convém, poderá equilibrar o primeiro jogo, não sendo fácil o segundo por falta de rotação do seu banco.
O Porto deverá pressionar Mario Fernandes e tentar que este não esteja ao nível das ultimas semanas onde tem sido determinante para o sucesso da sua equipa.
Curiosidade para ver em acção o último reforço norte americano do Porto.
Jogadores decisivos: Greg Stempin e Mário Fernandes
|
Benfica
vs
Lusitânia
|
BENFICA 2 – 0 LUSITÂNIA
O Benfica terminou a fase regular em bom plano com uma vitória emblemática no Dragão Caixa. No entanto, os sinais transmitidos na eliminatória frente à Académica não são muito positivos.
O Lusitânia protagonizou a principal surpresa dos playoffs ao eliminar a Ovarense.
Apesar destes antecedentes, parece-me que a superioridade física e técnica do Benfica é demasiado grande para possibilitar alguma surpresa. Pelo menos na Luz, já que na Terceira a história pode ser diferente.
O Benfica precisa de ser mais colectivo nas acções ofensivas onde depende demasiado de Theo Scott e Seth Doliboa. Jogadores como João Gomes, Elvis Évora e Sérgio Ramos (estando operacional) deverão ter mais protagonismo ofensivo uma vez que têm também imensa qualidade.
Da parte dos terceirenses, espera-se um jogo descomplexado uma vez que já cumpriram todos os objectivos da época. Será que preparam alguma estratégia defensiva especial para surpreender o Benfica à semelhança da zona 3:2 que apresentaram frente à Ovarense?
Será que Ricky Franklin vai estar imparável à imagem do que fez ao Benfica no jogo disputado em Angra?
Jogadores decisivos: João Gomes e Ricky Franklin
|
BENFICA 1 – 1 LUSITÂNIA
Com o Benfica a ser a equipa mais experiente, mais forte fisicamente, com mais recursos técnicos e com maiores responsabilidades, não sobra nada para o Lusitânia a não ser encarar esta eliminatória como um prémio por toda uma época de trabalho. O que quer dizer que vão jogar sem receio de nada do que possa acontecer, pois qualquer resultado irá ser um bom resultado.
Isto leva por vezes a que as equipas promovam um tipo de jogo muito perigoso para os seus adversários.
O Benfica conta com a sua dupla norte-americana composta por Ted Scott e Seth Daliboa como referências ofensivas da equipa e, caso não se confirmem os regressos de Fred Gentry e Sérgio Ramos, torna a sua rotação bastante mais débil.
No entanto, por serem mais pesados, são menos móveis e terão alguma dificuldade em encarar a versatilidade do Lusitânia, que irá trazer algo de novo para esta eliminatória.
Jogadores decisivos: Seth Daliboa e Ricky Franklin
|