Adquirir ritmo é fundamental
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-20 FEMININOS Sub20 Femininos: Noticias Adquirir ritmo é fundamental

Adquirir ritmo é fundamental

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

altA selecção nacional de Sub-20 Femininos faz este Verão, já no próximo mês de Agosto, a sua estreia na Divisão A do respectivo Campeonato da Europa.

Passaporte atingido ao arrecadar a medalha de prata no Europeu de 2011, Divisão B, em confronto com a Suécia, que se sagrou campeã europeia na Macedónia (Ohrid).

Para tal o seleccionador nacional Eugénio Rodrigues planeou a preparação durante 4 semanas, iniciada em Rio Maior, no passado dia 17 do corrente mês. Dez dias decorridos o primeiro dos 3 jogos de preparação, precisamente com a Suécia, que o treinador luso tão bem conhece. Vitória das portuguesas (51-42), na passada 6ª feira, numa partida dominada pela circunstância de ser o 1º jogo de preparação de ambas as selecções, disso se ressentindo as percentagens de lançamentos de campo, na realidade baixas: Portugal (38 %) e Suécia (28%). As suecas tiveram ligeiro ascendente na 1ª metade, mas após o descanso, Portugal cresceu muito no capítulo dos ressaltos e controlou o jogo na etapa complementar, gerindo uma vantagem de 8/9 pontos, conseguida depois de ter operado a reviravolta.

Destaque para Daniela Domingues (12 pontos e 85% nos lançamentos de campo), revelando ser a jogadora em melhor forma, a que não é estranho o facto de ter sido a única que participou na campanha europeia das seniores, de 13 de Junho a 14 de Julho. Outras jogadoras em evidência foram Filipa Bernardeco, Jessica Almeida e Inês Faustino, todas com 8 pontos e em termos de ressaltos salientaram-se Vitória Pacheco (9) e Inês Pinto (8).          

Na selecção sueca destacaram-se Josefin Vesterberg (8 pontos) e a bem conhecida Fariyha Abdi (8 ressaltos), que foi pedra fundamental na final do Europeu do ano passado.

No 2º jogo, também realizado em Rio Maior, a Suécia rectificou o desaire da véspera, triunfando por 57-49. 

Os 10 minutos iniciais foram muito equilibrados (11-10), com muitas alternâncias no marcador. Depois, no 2º quarto (8-18) as forasteiras ganharam uma pequena vantagem, conseguindo por vezes atingir a dezena de pontos. Portugal reagia, baixava a fasquia para 5/6 pontos, mas a Suécia foi para o intervalo na frente (19-28).    

No 3º período (15-12) as comandadas de Eugénio Rodrigues conseguiram encurtar o prejuízo, mas sempre com as nórdicas no comando, com vantagens entre os 7 e os 11 pontos.

No último quarto (15-17) Portugal reduziu para 6 pontos a 3 minutos do termo, mas as suecas geriram bem o pecúlio.

A vitória da Suécia justificou-se pela maior eficácia nos lançamentos de campo (35%-43%), aliado ao facto de ter ganho as tabelas (27-36 ressaltos).

Daniela Domingues (16 pontos e 6 faltas provocadas) voltou a ser a unidade em maior destaque, mas foi bem acompanhada por Vitória Pacheco (8 pontos e 8 ressaltos), a nossa melhor ressaltadora. Referência ainda para Jessica Almeida e Maria João Andrade, ambas com 8 pontos e Inês Faustino (6 faltas provocadas).    
Nas vencedoras, Fariyha Abdi (24 pontos,12 ressaltos e 9 faltas provocadas) fez a diferença, creditando-se da melhor exibição de todas as intervenientes na partida.    

Terceiro confronto, desta vez no pavilhão-sede do Seixal e 2ª derrota das portuguesas (45-62), que sentenciaram a partida com a sua prestação absolutamente incaracterística no 2º período (2-29), depois de um quarto inicial equilibrado (11-13). Pese embora a reacção do seleccionado luso que melhorou o seu rendimento na etapa complementar, ganhando inclusive o 3º (15-7) e o 4º parciais (17-13), mas nunca conseguindo recuperar da desvantagem consentida na 1ª metade (13-42). Nesse 2º quarto que comprometeu quaisquer hipóteses de recuperação, Portugal consentiu 7 triplos das atiradoras suecas, um número normal em 40 minutos, mas impensável em apenas 10.

Destaque para a actuação de Jessica Almeida (21 pontos, 6/9 nos lançamentos de campo e 5 faltas provocadas, estando irrepreensível da linha de lance livre, ao fazer 9 em 9 tentativas), bem acompanhada por Daniela Domingues (10 pontos), a nossa melhor marcadora no conjunto dos 3 jogos (38 pontos, média de 12,7 por jogo).

Na selecção da Suécia, saliência mais uma vez para Fariyha Abdi, com novo duplo-duplo (24 pontos,11 ressaltos e 5 faltas provocadas).

A selecção portuguesa parte na próxima 5ª feira para Itália onde vai participar no Torneio Internacional de Veneza, com as congéneres de Itália e Inglaterra, no fim de semana (3, 4 e 5 de Agosto). O regresso da comitiva lusa, chefiada pelo vice-presidente Vítor Duarte, será na próxima 2ª feira (6 de Agosto). A escolha das 12 jogadoras que viajam para Itália será feita entretanto pelo seleccionador Eugénio Rodrigues, com base no profundo conhecimento que possui das16 atletas convocadas e das ilações retiradas destes 3 confrontos.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária