A influência do mês - parte II
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS TÉCNICOS A influência do mês - parte II

A influência do mês - parte II

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

altConforme tinha mencionado no estudo efectuado para o escalão de Sub16, o mesmo estudo iria ser feito para o escalão de Sub18.

Quero desde já salientar que a elaboração dos estudo aos dois escalões, nomeadamente, aos planteis que compõem as selecções das respectivas federações tem como único objectivo demonstrar que até à idade adulta as oportunidades dadas aos miúdos/atletas não são iguais.

Por outro lado, quero deixar bem claro que com certeza nenhum seleccionador antes de convocar um atleta olha para o seu mês de nascimento, deixando a sua decisão ser influenciada por esse factor.

Segue-se então a análise efectuada Campeonato da Europa de 2012 Divisão A e B do escalão de Sub18:

Campeonato Sub16 Divisão A Masculino - Liepaja (LAT), Vilnius (LTU)

alt

No presente Campeonato da Europa de 2012 Divisão A 60 atletas dos 192 que participam nasceram nos meses de Janeiro, Fevereiro ou Março, ou seja, 31,25% do total de atletas. Como um dado adicional 9 atletas nasceram em 1995.

Para os atletas nascidos entre Novembro e Dezembro temos um total de 15 atletas (dos quais 3 atletas nasceram em 1995) o que perfaz 7,81% do total de atletas que se encontram a participar no Campeonato.

Comparativamente com o escalão de Sub16, podemos concluir que há um decréscimo de 4,17% (35,42% - 31,25%) relativos à participação de atletas nascidos entre Janeiro, Fevereiro e Março e por outro lado verifica-se um aumento de 4,16% (7,81% - 3,65%) dos atletas nascidos entre Novembro e Dezembro.

Facto curioso é que se pode afirmar que a variação existente é igual mas em sentido oposto.

Campeonato Europeu de Sub18 Divisão B Masculino - Sarajevo (BIH)

alt

Relativamente ao Campeonato da Europa de 2012 Divisão B dos 264 atletas presentes encontram-se a participar 79 atletas cujo seu mês de nascimento é Janeiro, Fevereiro ou Março, o que significa 29,92% do total de atletas.

Para os atletas nascidos entre Novembro e Dezembro a participação ficou-se pelos 18 atletas o que perfaz 6,82%.

Dos 79 atletas cujo seu mês de nascimento é Janeiro, Fevereiro ou Março, 17 atletas são de segundo ano, ou seja, nasceram em 1995, curiosamente “o mesmo” (-1) número de atletas seleccionados que nasceram em Novembro e Dezembro.

Comparativamente com o escalão de Sub16, podemos concluir que há um decréscimo de 7,78% (37,70% - 29,92%) relativos à participação de atletas nascidos entre Janeiro, Fevereiro e Março e por outro lado verifica-se um amento de 2,85% (6,82% - 3,97%) dos atletas nascidos entre Novembro e Dezembro.

Num universo de 456 atletas que participam nas duas divisões, 139 são atletas nascidos entre os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, ou seja, 30,48% e para os meses Novembro e Dezembro participam 33 atletas, ou seja, 7,24%, apesar de existir uma variação no sentido positivo, continuamos a verificar que os números demonstram uma desigualdade muito significativa.

Apresento 3 análises gráficas com os dados obtidos nas duas análises efectuadas.

Distribuição do número de atletas por mês e ano de nascimento:

alt 

 alt

Distribuição do número de atletas por mês de nascimento:

alt 

Conclusão:

Num total de 900 atletas que participaram nos Campeonatos Europeus de Sub16 e Sub18, 302 são atletas nascidos entre os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, enquanto participaram apenas 50 atletas, cujos seus meses de nascimento situam-se entre Novembro e Dezembro, o que graficamente significa:

 alt

Muitos poderão questionar o porquê deste estudo, pois bem, ele surge através de uma conversa informal com um dos melhores jogadores portugueses de sempre (ainda no activo) que precisamente nasceu no mês de Dezembro e que ao assistir a um treino de uma equipa de formação, confidenciou-me os obstáculos e as dificuldades que lhe foram surgindo ao longo da sua formação.

A titulo de curiosidade o coach Billy Donovan da Universidade da Florida e seleccionador dos Estados Unidos Sub18 tem no seu plantel 9 atletas nascidos entre o meses de Janeiro, Fevereiro e Março e apenas 1 atleta de Novembro.

Será justa a regra implementada pela FIBA? Dá que pensar!!!!

 

Comentários 

 
+2 #1 LFC 22-08-2012 17:09
É um tema interessante, que já foi antes observado noutros desportos, como o futebol, e até mesmo no percurso académico, onde os alunos nascidos no início do ano são sempre ligeiramente mais desenvolvidos do que os nascidos no final de cada ano.

Mudar a regra não teria qualquer resultado prático a não ser desviar o problema para jogadores nascidos noutros meses. Neste caso, a solução passa pelos treinadores, nos clubes e federações, criarem campos de observação em separado, durante o ano, bem como providenciar alguma ajuda extra aos mais novos, de modo a que estes tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento .

Os melhores serão sempre os melhores, mas com esta atenção extra, poderá haver alguns bons jogadores que tenham mais oportunidades do que têm vindo a ter.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária