A paixão recompensa
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS A paixão recompensa

A paixão recompensa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 66
FracoBom 

Nuno GomesUm Português, uma enorme paixão pelo basket e uma experiência de vida inacreditável. Conheça esta história fantástica na primeira pessoa.

Chamo-me Nuno Gomes e seguindo a sugestão do meu grande amigo e ex-companheiro de equipa André Martins, actual treinador da seleção nacional de Sub 20 masculina, partilho convosco uma história. É uma história de amor pelo basket com uma recompensa final pouco comum no basket Português...

Conto primeiro sucintamente o meu humilde currículo desportivo:

Nuno GomesFormação desde os 10 anos no S.C. Farense sendo chamado para a equipa sénior aos 17 anos onde partilhei o balneário com um grande nome do nosso basquetebol. Lembram-se do LaVerne Evans? Foi no Farense que ele começou a jogar em Portugal e fomos campeões da segunda divisão A em 1995-1996. Após recomendação e orientação do nosso treinador Humberto Gomes, segui para o Benfica onde joguei durante 3 anos. Aqui, evoluí como jogador, muito devido aos excelentes treinadores que tivemos. Ficámo-nos por vice-campeões e finalizando o escalão de esperanças sub.22 percebi então que não iria viver do basket. Tomei assim a decisão mais difícil: Vou deixar de colocar o basket como a maior prioridade da minha vida, mas vou continuar a competir enquanto tiver pernas. Passei pelo Belenenses, fiz Erasmus na Finlândia jogando na 2ª div. Finlandesa, regressei a Lisboa ao Estoril Praia e no ano 2000 fui para Praga. Treinei com o Sparta de Praga e aqui estava na minha melhor forma – só uma lesão séria no músculo da coxa me impediu de ficar na equipa. Voltei para Portugal por afazeres profissionais e joguei no Imortal de Albufeira. Em 2005 vou fazer um mestrado em Barcelona e joguei na primeira divisão Catalã que tem um nível bastante bom, acreditem. É incrível, mas em Barcelona existem 8 divisões de basket e é fantástico como está estruturado o basket logo desde pequeninos nos colégios, onde também treinei uma equipa mista de iniciados. Grande experiência.

Ainda vivi em Itália e enfim... Até aqui a nível basquetebolístico nada de especial, certo? Certo. Mas esta história torna-se interessante pelo que se passou a seguir:

Em 2010 venho para Macau. Como nunca parei de jogar, apesar dos meus já 34 anos, comecei a perguntar acerca do basket local. Ninguém me soube dizer nada e até ouvi dizer que o basket era só para os Chineses. Não conformado com a informação após pesquiza mando um e-mail com o meu breve currículo desportivo para a Associação de Basket de Macau. Convidaram-me para um encontro e explicaram-me que a época estava parada, mas que havia treinos com a seleção de Macau, onde eu poderia ir treinando. Assim foi. Cheguei à seleção e fui muito bem recebido. Estávamos em Maio e em Setembro, quando começou a época chamaram-me para integrar uma equipa que se chama FuKien Macau. Nesse ano ganhámos a taça (silver cup) de Macau e neste ano de 2012 fomos campeões de Macau, sendo eu o único estrangeiro do campeonato. O basket em Macau baseia-se na rapidez dos jogadores e nos lançamentos exteriores.

Nuno Gomes

Tendo eu 1.92m e experiência nas posições 3 e 4 adaptei-me perfeitamente ao estilo: Ganhar ressaltos e soltar a bola rápido para o contra-ataque. Nisto, nunca deixei de treinar com a seleção de Macau e este Maio, dois anos e meio após a minha chegada convidaram-me a participar num torneio internacional na província de Fu Jian, na China continental. Aprendi Mandarim, estreei-me como internacional e agarrei o 5 inicial da seleção de Macau como estremo-poste. Mas a verdadeira razão de vos contar esta história é que Macau foi selecionado para participar na taça da Ásia que se realiza no Japão de 13 a 23 de Setembro onde iremos jogar contra as melhores seleções Asiáticas, China, Japão, Líbano...

Nuno Gomes

Conta o clichê que a magia acontece quando temos a coragem de deixar a nossa zona de conforto. Eu acrescento que se fizermos o que quer que seja com e apenas por paixão, somos recompensados. Sou desde pequeno completamente apaixonado por esta modalidade e aqui está a minha recompensa: Aos 36 anos sou internacional por Macau e vou jogar na mais prestigiada taça Asiática. Naturalmente já não salto como saltava nem corro tão rápido, no entanto, não perdi intensidade e acreditem que vou aproveitar cada minuto que estiver em campo.

Comentários 

 
+3 #33 Nuno Gomes 14-09-2012 01:07
Muito obrigado por todas estas bonitas palavras, gente boa.
Na realidade, esta minha recompensa terá de esperar. Já estou em Tóquio com a equipa mas infelizmente a FIBA acabou por não aceitar a minha inscrição na prova. Anteriormente a Associação de Basket de Macau tinha-me dito que estava tudo certo, mas segundo consta, precisar-se-ía de provar a minha residência em Macau há pelo menos 4 anos (falta-me 1 ano e picos) para poder representar a seleção num torneio desta dimensão. Parecia estar tudo certo, mas depois a FIBA esteve a ponderar e foi esta a decisão tomada - são as regras. Mais uma prova de que os caminhos do coração raramente são lineares...
Desta forma, estou certo que a equipa encontrará soluções para colmatar a minha ausência e é com alegria que vejo muitos jogadores em excelente forma aos 30 e muitos anos de vida. Resta-me encarar esta situação como motivação para me manter activo durante pelo menos 1 ano mais. Ou dois. Um abraço!
Citar
 
 
+2 #32 Paulo Piteira 12-09-2012 22:04
Grande!
Há umas quantas frases que costumo dizer que servem de base a quase tudo o que faço, do tipo: "never give up"; "no pain no gain"; "follow your dreams", agora lendo a tua história me apercebo que o que para mim acabam por não passar de frases cliché, são para ti reais ideiais de vida! A tua história inspira-nos (e não é só a desportiva)! Dá-lhe Nuno, parte essa merda toda!
Citar
 
 
+2 #31 Alfredo Sousa 06-09-2012 16:58
Nuno Gomes de seu nome,fico feliz e contente por ti,pois pertences-te a um grupo que quase só portugueses estivemos muito tempo em 1º (Flavio Catraia, Botas, Arlindo Neves), julgo terem sido bons ensinamentos e palavra desistir nunca fez parte de nós, como tal ver-te aqui sem desistir e um orgulho enorme, só nós sabemos o que passamos..., bem haja por continuares, muitas felecidades em tudo na tua vida. PARABÉNS
Citar
 
 
+2 #30 vitor rebelo 06-09-2012 14:21
tá giro nuno, gostei. Grande abraço e não percas a paixão.
Citar
 
 
+2 #29 Alexandre Rigo 02-09-2012 18:21
Parabens Nunão, como já sei e outros tambem, você é bom em tudo o que se dedica meu grande, grande amigo.
Te desejo tudo de bom e muita sorte, pois você realmente merece.
Um grande abraço do brasuca que te admira muito...
Citar
 
 
+2 #28 João Rocha 31-08-2012 16:51
Nuno,
Parabens pela coragem das opções de vida que tens tomado. Ficamos todos os que te conhecem contentes por te verem feliz e realizado.
Um abraço e aproveita bem mais essa experiencia.
Citar
 
 
+1 #27 Henrique Zhang 30-08-2012 01:43
Não admira que meu professor seja uma pessoa com tantas paixões para este jogo,eu gosto também!Você explica bastante quê é a vida significativa!F orça!
Citar
 
 
+3 #26 Cila 29-08-2012 13:58
Muitos Parabéns Nuno. Bjs
Citar
 
 
+3 #25 Claudio Araújo 29-08-2012 12:28
Hehehe, Grande Grande!
Não sou um daqueles aficcionados da modalidade embora goste de ver uns jogos, sou é grande amigo deste "cromo", um verdadeiro globetrotter.
Força Grande, joga com tudo o que tens, e, acima de tudo, diverte-te!!
Felicidades por aí, abraço.
Citar
 
 
+3 #24 Nuno Pires 29-08-2012 11:04
Grande, és uma fonte de inspiração.
Força aí!
Citar
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária