A maldição da subida
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias A maldição da subida

A maldição da subida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

CNB1 SulNa última época, o Imortal (Imortal Desportivo Clube) conquistou o direito desportivo a subir à Proliga ao vencer a Academia na final da Zona Sul do CNB1.

Este ano o Imortal não participa na Proliga nem no CNB1 e apenas no CNB2 aparece inscrito um outro Imortal de Albufeira, o Imortal Basket Clube.

Na época 2010/2011 foi o Gaeirense a conseguir a vitória, mas após um ano a marcar presença na Proliga, Gaeiras infelizmente desapareceu do mapa do Basquetebol português.

“Não acreditamos em bruxas, mas que elas existem, existem”

No início de um novo campeonato, espera-se que não se confirme a maldição sobre os vencedores do CNB1 Sul, mas quando as equipas começam a preocupar-se mais com a sobrevivência do que com os sucessos desportivos, é a própria essência da competição que é afectada.

Apenas 10 equipas concorrem esta época a uma competição dimensionada para 12. Basket Queluz, Montijo e Gaeirense desistiram de participar, ao passo que o Benfica aproveitou a oportunidade de colocar os seus jovens num patamar mais elevado de competição, e integra a Proliga. Estoril Basket e Salesianos de Évora aceitaram o convite e acompanham Cruz-Quebradense e Belenenses, que ganharam o direito desportivo a entrar no CNB1 ao ocuparem os dois primeiros lugares do CNB2 Sul da época passada.

Feitas as lamentações da crise e das suas consequências, acreditemos que as equipas se vão empenhar em valorizar a competição e vão conseguir construir um campeonato disputado e com equilíbrio.

Na 1ª jornada tiveram predominância as vitórias fora. O Atlético foi aos Açores bater o Micaelense por uma diferença dilatada (32-75), e afirma-se de novo como candidato aos lugares cimeiros. Outro crónico aspirante à vitória é a Academia, que entrou igualmente com o pé direito ao ir ao Seixal vencer sem margem para dúvidas (42-60). Clara vitória fora foi também o que conseguiu o Estoril em Olhão, onde o Ginásio Olhanense foi impotente para fazer valer o factor casa e sucumbiu por expressivos (51-72). Muito mais difícil foi a deslocação do Moscavide ao Alentejo. Só no prolongamento o conjunto da zona oriental de Lisboa logrou superiorizar-se aos Salesianos de Évora (53-58).

O único desfecho da jornada favorável aos donos da casa aconteceu no Restelo, onde se encontraram dois históricos da modalidade, Belenenses e Cruz-Quebradense. A fraca percentagem de lançamentos dos visitantes, principalmente nos triplos (2 em 15) e nos lances livres (4 em 14) retirou-lhes a possibilidade de discutir a vitória, isto apesar de terem estado melhor na luta dos ressaltos e de terem disposto por isso de mais posses de bola e oportunidades de lançamento. O Belenenses alicerçou a vitória na melhor selecção de lançamentos que lhe rendeu percentagens superiores ao adversário, principalmente nos triplos onde conseguiu uns notáveis 47%. Aspecto do jogo em que ambas as equipas estiveram mal foi o controlo da posse de bola, com um total de 52 turnover’s, 24 do Belenenses e 28 do Cruz-Quebradense. Compreende-se que em início de época o encontro não tenha tido elevada qualidade, mas apesar disso o equilíbrio no marcador manteve-se durante 3 períodos. O Belenenses terminou à frente o 1º quarto (18-16) e o 2º (32-28), mas a reacção do Cruz-Quebradense no 3º período levou ao empate (45-45). O início do 4º período foi decisivo para se encontrar o vencedor. Em 3 minutos e meio o Belenenses fez um parcial de (12-0). De um lado entraram todos os lançamentos e do outro lado não entrou nenhum. A Cruz-Quebradense somou ainda 4 turnover’s neste período de desconcentração, e a toda de equilíbrio só voltou após um desconto de tempo. Os visitantes tinham ainda tempo para recuperar mas o máximo que conseguiram foi manter até ao final os 12 pontos de diferença (54-66).

O conjunto da casa mostrou um forte jogo exterior e melhor momento de forma do que o seu opositor neste início de época, ao passo que os visitantes, mais fortes no jogo interior, parecem ter condições para elevar o nível do seu jogo ao longo da época. Em qualquer caso, Belenenses e Cruz-Quebradense não deixaram dúvidas de que vão ser conjuntos competitivos no âmbito do CNB1 Sul.

4 jogos da 2ª jornada disputam-se no próximo fim-de-semana, com o restante marcado para o feriado de 1 de Novembro

27 de Outubro
Estoril-Micaelense às 16:30h no Pav. Manique-Salesianos
Belenenses-Seixal às 20:30h no Pav. Acácio Rosa (Restelo)
Atlético-Cruz-Quebradense às 21:00 no Pav. da Tapadinha

28 de Outubro
Academia-Salesianos de Évora às 15:30 na Esc. Sec. do Lumiar

1 de Novembro
Moscavide-Ginásio Olhanense às 17:00 no Pav. do Moscavide

 

Comentários 

 
-1 #1 VIRIATO SEVELA 04-11-2012 16:44
Esta análise parece-me incorrecta num ponto: O que preocupou alguns não foi a sobrevivência, foi o sucesso desportivo. E por isso é que se espalharam. Porque é que o Imortal, que se preocupou e obteve sucesso desportivo, teve que regressar pela porta dos fundos com um nome diferente? Resposta: deram passos maiores que a perna. Contrataram jogadores a quem, segundo se consta, não pagaram o que prometeram. Não terão pago à Federação aquilo que era devido. Isso explica o Imortal Basket Clube. E explica como o desaparecido Imortal DC, com a complacência dos sistema, conseguiu ser campeão e sair pela porta mais pequena. O Clube, claro. Porque os jogadores e técnicos, esses, mereceram amplamente a vitória alcançada. Espera-se para esta época uma competição mais justa. Com cada um a jogar com as suas armas. Honrando compromissos com todos os envolvidos. E quanto às contas; essas fazem-se no fim...
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária