Algés reedita triunfo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Algés reedita triunfo

Algés reedita triunfo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

altO funcional pavilhão do Clube dos Galitos, em Aveiro, bem composto de um público conhecedor, foi palco na tarde de ontem (feriado) da 28ª edição da Supertaça Feminina, entre Algés e AD Vagos.

Partida intensa jogada sempre a um ritmo elevado que terminou com a vitória do Algés (66-64), reeditando o êxito de há um ano, ante o CRCQ Lombos.

No final a capitã das algesinas, Catarina Coelho, acompanhada da sub-capitã Ana Oliveira, receberam o troféu (3º) que irá deste modo embelezar a vitrina do clube. Antes a poste norte-americana Laura Broomfield recebera das mãos do Director Técnico Nacional, Manuel Fernandes, a tradicional bola dourada alusiva ao prémio MVP do encontro, conquistada com inteiro mérito.

Antes de passarmos ao comentário do jogo, cumpre-nos agradecer a colaboração prestada pela AB Aveiro, que mais uma vez esteve na organização conjunta do evento, em parceria com o clube anfitrião.

A equipa da AD Vagos que alinhou desfalcada da atiradora brasileira Lilian Gonçalves (lesionou-se no treino da véspera) viu o Algés ter uma entrada de rompante (chegou a 14-4 a meio do 1º quarto), mas depois teve a serenidade suficiente para reagir de tal forma que, ao impor um parcial de 2-10, terminou os 10 minutos iniciais a perder por um cesto (16-14). Era Joana Lopes que liderava a reacção vaguense, com 2 triplo e 1 duplo, em 3 lançamentos de campo tentados, enquanto por bandas das algesinas era a dupla norte-americana (Broomfield e Jones) que assumia as despesas, bem ajudada pela jovem Joana Soeiro, bem na leitura de jogo.

No 2º período (12-16) as comandadas de Nuno Ferreira tomaram a liderança do marcador, mas com o Algés a não permitir que o adversário disparasse, tendo-se inclusive registado várias situações de igualdade. Começava o tiro exterior da AD Vagos (4 em 10 tentativas) a revelar-se decisivo, enquanto no Algés a arma era o jogo interior, com Broomfield e Jones a dividirem os louros entre si em termos de pontuação (10 pontos para cada) e a primeira a ser a melhor ressaltadora da partida ao intervalo (9 ressaltos), sendo também a jogadora mais valorizada (20,0) na 1ª parte. As vaguenses ganhavam as tabelas (16-21 ressaltos) e a sua vantagem ao intervalo (28-30) era também resultado da fraca eficácia do Algés na linha de lance livre (3/10).

No 3º quarto (14-19) acentuou-se a superioridade da equipa vaguense, que chegaram a ter vantagens da ordem dos 8 pontos. Os triplos das pupilas de Nuno Ferreira continuavam a cair (6/12), excelentes 50%, fruto de uma boa selecção de lançamento. Não espantava pois o facto de ao cabo de30 minutos jogados as vaguenses continuarem na frente e agora com uma almofada mais confortável (42-49). Quem continuava como um autêntico relógio, do lado do Algés, era a atlética Broomfield, a dominar a área restritiva, já com um duplo duplo (18 pontos e 12 ressaltos).

Quando tudo levava a crer que o rumo do encontro se encaminhava para a vitória da AD Vagos, a quebra verificada a partir do meio do 4º período (24-15), fez com que as comandadas de José Araújo arrancassem decididamente para o triunfo, aproveitando da melhor maneira a exclusão da poste Ebony Ellis e 2 turnovers no ataque vaguense que resultaram em contra-ataques convertidos pela experiente Catarina Coelho ao alcançarem ao igualdade (62-62 e 64-64), para depois selarem o êxito nos instantes finais.

Nas vencedoras grande exibição da poste norte-americana Laura Broomfield, MVP da partida (40,5 de valorização) que terminou com um duplo duplo, ao contabilizar 25 pontos (11/13 nos duplos), 14 ressaltos, uma assistência, 1 roubo, 4 desarmes de lançamento e 5 faltas provocadas, com 3/6 nos lances livres. Foi bem acompanhada pela sua compatriota Courtney Jones (18 pontos, 6 ressaltos defensivos, duas assistências, 1 roubo e 3 faltas provocadas, com 4/5 nos lances livres), pela jovem (ainda Sub-18) Joana Soeiro (6 pontos, 6 ressaltos, 5 assistências, 1 roubo e 4 faltas provocadas, com 2/7 nos lances livres) e ainda pela capitã Catarina Coelho (4 pontos, duas assistências e 3 roubos).

Alges Super Taça

Na AD Vagos a mais valiosa foi Joana Lopes, também autora de um duplo duplo (26,5 de valorização) ao anotar 14 pontos, 4/6 nos triplos, 11 ressaltos, 5 assistências, 2 roubos e duas faltas provocadas. Foi bem secundada por Daniela Domingues (14 pontos, 2/4 nos triplos, 7 ressaltos sendo 4 ofensivos, 4 assistências, 1 roubo, 1 desarme de lançamento e 4 faltas provocadas, com 4/4 nos lances livres) e Joana Jesus (11 pontos, 3/5 nos triplos, 5 ressaltos, duas assistências, 2 roubos e 3 faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres).

Em termos globais a vitória das campeãs nacionais ficou a dever-se à maior eficácia nos duplos (53%-29%), compensando a fraca pontaria nos lançamentos do perímetro (17%-50%) com apenas 1 triplo convertido em 6 tentados contra 9 em 18 tentativas das adversárias, ao maior colectivismo (18-15 assistências), ao menor número de erros cometidos (9-12 turnovers), ao maior número de roubos de bola (7-5) e ao facto de ter provocado mais faltas (17-14), ainda que tivessem estado desastradas na linha de lance livre (39%-100%), ao desperdiçarem 17 das 28 tentativas de que dispuseram, enquanto as vaguenses estiveram infalíveis (9/9).

Por seu turno à AD Vagos de pouco valeu a supremacia nas tabelas (30-39 ressaltos), com realce para a tabela ofensiva (2-11 ressaltos). A circunstância de ter visto a sua poste Ellis recolher ao banco muito cedo (com 3 faltas) e a sua desqualificação na ponta final do encontro, acabaram por ser decisivas no acreditar das algesinas.

Ficha de jogo

Pavilhão do Clube dos Galitos, em Aveiro

Algés (66) – Jessica Almeida (9), Joana Soeiro (6), Ana Oliveira (4), Courtney Jones (18) e Laura Broomfield (25); Catarina Coelho (4), Mariana Alves e Simone Costa

AD Vagos (64) – Sara Ressurreição (), Joana Lopes (14), Daniela Domingues (14), Ana Teixeira (6) e Ebony Ellis (8); Joana Jesus (11), Carolina Anacleto, Inês Pinto (2) e Inês Faustino (9)

Por períodos: 16-14, 12-16, 14-19, 24-15
Árbitros: Hugo Antunes e Paulo Fidalgo

No intervalo do jogo foram distribuídos os prémios da Liga Feminina relativos à época 2011/12.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária