Vitória do CAR Jamor
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Vitória do CAR Jamor

Vitória do CAR Jamor

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Maria KostourkovaApós a interrupção motivada pelas férias escolares do Natal, reatou-se a competição Série Especial do CAR Jamor Feminino, que tem como principal objectivo proporcionar ritmo competitivo às jogadoras que integram o Centro de Alto Rendimento.

Ontem teve início a 2ª volta com a equipa de Kostourkova a receber a ES Amadora, formação que disputa o Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, ocupando a 9ª posição com 3 vitórias e 3 derrotas, mas tem dois jogos em atraso (Marítimo e SIMECQ) quando estão realizadas 9 jornadas.

A maior experiência das comandadas de Mafalda Fogaça causou muitas dores de cabeça às jovens pupilas de Mariyana Kostourkova que, apesar de terem cometido muitos erros (28 turnovers), souberam ganhar no 2º período (16-8) uma vantagem preciosa que lhes deu alguma tranquilidade para encararem a etapa complementar.

No 1º período (14-15) as coisas estiveram muito equilibradas com um triplo de Vanessa Costa (melhor marcadora da partida com 26 pontos) e um duplo de Carla Aires em cima da buzina a darem o comando à equipa forasteira nos segundos finais.

No 2º quarto as anfitriãs impuseram um parcial de 8-0, virando o resultado a seu favor para 22-15 em 2 minutos e meio, mas as adversárias reagiram com a base Marta Costa a liderar a recuperação, com 2 cestos consecutivos (22-20 no minuto 15), o que obrigou a seleccionadora nacional a parar o cronómetro, à entrada do minuto 17, com efeitos práticos pois conseguiram um parcial de 8-3 até ao intervalo (30-23).

A etapa complementar foi muito equilibrada, ainda que o colectivo de Kostourkova tenha reentrado melhor no jogo, chegando à vantagem de 12 pontos (35-23 no minuto 21), após um triplo de Patrícia Jorge. No 3º período (19-19) o equilíbrio foi a nota dominante com Vanessa Costa e Rita Ponte a assumirem as despesas das forasteiras, mas sem conseguirem inverter a marcha do marcador que continuava favorável ao CAR Jamor ao cabo de 30 minutos jogados (49-42).

No derradeiro quarto (18-19) a equipa de Mafalda Fogaça voltou a dar sinais de inconformismo, tendo mesmo reduzido o prejuízo para apenas um cesto (60-58 no minuto 37), mas a dança dos descontos de tempo proporcionou às comandadas de Kostourkova a tranquilidade necessária para não deixar fugir o triunfo, impondo um parcial de 7-3 nos 3 minutos finais, com 5 dos pontos a serem obtidos da linha de lance livre. A 5ª falta de Carla Aires a 1 minuto e 44 segundos do termo do encontro, aos 63-58, limitou também as hipóteses de a equipa visitante ainda provocar uma surpresa, numa partida em que o CAR Jamor comandou a partir do início do 2º quarto.

Resultado final: CAR Jamor Feminino 67-61 ES Amadora

Nas vencedoras o maior destaque vai para a poste Maria Kostourkova, MVP do encontro (24,0 de valorização), que voltou a fazer um duplo-duplo ao contabilizar 20 pontos, 7/10 nos duplos, 10 ressaltos defensivos, 1 roubo e 8 faltas provocadas, com 6/10 nos lances livres. Foi bem acompanhada por Susana Lopes, ontem a base mais utilizada (6 pontos, 4 ressaltos sendo 1 ofensivo, 3 assistências, 2 roubos e duas faltas provocadas), Mª Inês Santos (6 pontos, 4 ressaltos defensivos, duas assistências, 4 roubos e duas faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres) e Catarina Cavaco (5 pontos, 4 ressaltos defensivos, 3 roubos e 3 faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres). Quem esteve menos bem em relação às últimas prestações, no tocante à eficácia, foi a capitã Ana Granja (8 pontos, 4/12 nos lançamentos de campo, 6 ressaltos sendo 1 ofensivo e 3 assistências).

Nas forasteiras a mais valiosa (16,5 de valorização) foi a experiente extremo Vanessa Costa (26 pontos, 6 ressaltos sendo 2 ofensivos, 6 roubos e 6 faltas provocadas, com 5/10 na linha de lance livre), muito bem secundada por Rita Ponte, melhor ressaltadora da partida (6 pontos, 12 ressaltos sendo 5 ofensivos e 3 roubos). Ana Silva (4 pontos, 5 ressaltos sendo 2 ofensivos, duas assistências, 6 roubos e 3 faltas provocadas, com 4/6 nos lances livres) viu a sua valorização ser penalizada pela eficácia nula nos lançamentos de campo (0/9) e Marta Costa, que baixou de rendimento na 2ª parte (10 pontos, 1 ressalto defensivo, uma assistência, 2 roubos e 5 faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres) completaram o quarteto da resistência amadorense, ainda que a poste Carla Aires tenha dado uma grande ajuda em termos defensivos (8 ressaltos defensivos e 2 roubos), mas no ataque foi pouco eficaz na área pintada (2/11 nos duplos).

A vitória do CAR Jamor assentou basicamente na maior eficácia nos lançamentos de campo (49%-30%), particularmente nos duplos (52%-34%), na ligeira supremacia na luta das tabelas 46-43 ressaltos) e no maior colectivismo (12-3 assistências).

A ES Amadora não soube aproveitar o facto de ter ganho 18 ressaltos defensivos, o que lhe deu mais posses de bola (51-78 lançamentos de campo), por via também de ter cometido menos erros (28-17 turnovers) e conseguido roubar mais bolas (14-19 roubos). Na linha de lance livre também esteve ligeiramente menos certeira que o adversário (64%-58%), ao desperdiçar 10 tentativas (14-24) contra 9 (16/25) das anfitriãs.

Ficha de jogo

Pavilhão LORD (Faculdade de Motricidade Humana)

CAR Jamor Feminino (67) – Susana Lopes (6), Mª Inês Santos (6), Maianca Umabano, Ana Granja (8) e Maria Kostourkova (20); Constança Neto (4), Catarina Cavaco (5), Mafalda Marques (4), Emília Ferreira (7), Patrícia Jorge (5), Beatriz Silva (2) e Andreia Peixoto

ES Amadora (61) – Marta Costa (10), Ana Silva (4), Vanessa Costa (26), Rita Ponte (6) e Carla Aires (5); Eldina Costa (5), Liliana Teixeira, Sónia Graça (2), Fátima Araújo e Inês Santos (3)

Por períodos: 14-15, 16-8, 19-19, 18-19
Árbitros: Paulo Alves e João Lopes

O próximo compromisso do CAR Jamor Feminino está agendado para dia 16 de Janeiro (4ª feira), de novo no Pavilhão LORD para a recepção ao GDESSA, a partir das 21H00.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária