Prevêem-se bons espetáculos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Prevêem-se bons espetáculos

Prevêem-se bons espetáculos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Taça Federação da Liga FemininaComeça esta 6ª feira no Pavilhão da Universidade de Aveiro a 4ª edição da Taça Federação da Liga Feminina, competição para a qual se apuraram as 8 primeiras classificadas

da 1ª volta da fase regular do Campeonato da Liga Feminina. A prova numa organização conjunta da FPB e da AB Aveiro, com o apoio da AD Vagos e da Universidade de Aveiro, está a despertar bastante interesse entre os adeptos da modalidade, que a região acarinha, com particular atenção o feminino, muito em especial pelo trabalho desenvolvido pelo emblema de Vagos, com vários títulos nacionais conquistados.

Não é por acaso que das três edições anteriores, as duas primeiras realizaram-se precisamente em Vagos, com o apoio da autarquia local, mas curiosamente os vencedores foram o CAB Madeira (2010) e o CRC Quinta dos Lombos (2011), com a equipa vaguense a ficar pelo caminho. Na última edição (2012), realizada em Algés, o troféu ficou nas mãos do Boa Viagem, que na final bateu precisamente o AD Vagos por 61-58.

Este ano o sorteio puro e duro como se costuma dizer ditou que dos 5 primeiros classificados, quatro deles discutem entre si a passagem às meias-finais. Assim sendo parece-nos a priori que o único vencedor digamos antecipado será o CAB Madeira que, no seu diálogo com o CD Torres Novas, pese embora a matreirice de José Monteiro, mais tarde ou mais cedo irá resolver as coisas a seu favor. Pelo menos nos 2 confrontos já efectuados para o campeonato, a balança pendeu para as madeirenses, por números que não deixam dúvidas (87-55 e 79-63).

No Olivais-Boa Viagem as coisas poderão estar mais facilitadas para a formação de Coimbra pelo azar que bateu à porta das açorianas. É que num dos treinos desta semana (3ª feira) lesionaram-se duas pedras fundamentais na manobra de Marcos Couto, casos de Célia Simões e Tatiana Milovac, habitualmente titulares. Assim sendo e com a manta curtinha, o treinador insular não fica com muitas opções válidas para tentar dar a volta à situação. Nos 2 jogos para o campeonato, registou-se uma vitória para cada lado (79-63 em Coimbra e 69-64 em Angra do Heroísmo).

A eliminatória entre AD Vagos e CRC Quinta dos Lombos continua a ser um jogo em que tudo pode acontecer, mesmo tendo em conta que nos 2 encontros já disputados o triunfo tenha sorrido às comandadas de José Leite (48-45 em Vagos e 72-65 nos Lombos). Mas é preciso não esquecer que este último jogo foi no domingo passado e só se resolveu no prolongamento (60-60 no final dos 40 minutos). Sabemos que a equipa de Nuno Ferreira tem uma mística muito própria e apesar de continuar a não contar com uma jogadora basilar (a polivalente Joana Lopes), por razões que não vale a pena neste momento escalpelizar, vai e disso não temos quaisquer dúvidas, dar tudo para atingir o objectivo que é seguir em frente.

Por último o esgrimir de argumentos entre Algés (líder) e GDESSA (2º classificado) na tabela do campeonato, em igualdade pontual, tal como o CAB Madeira (3º) e o CRC Quinta dos Lombos (4º), todos com 12 vitórias e 3 derrotas, ao cabo de 15 jornadas, também será de certeza um espectáculo emotivo e interessante. Nos confrontos directos o êxito sorriu às campeãs nacionais (65-64, após prolongamento, em Algés e 61-51, no Barreiro). O colectivo de José Araújo tem mais soluções no banco (sem sombra de dúvida), mas atenção às pupilas de Nuno Manaia, que neste momento já pode contar com Catarina Neves (regressada após lesão prolongada).

Calendário

Quartos-de-final (hoje, 6ª feira)
16H00 Olivais FC-Boa Viagem (jogo 1)
18H00 AD Vagos-CRC Quinta dos Lombos (jogo 2)
20H00 CAB Madeira-CD Torres Novas (jogo 3)
22H00 Algés-GDESSA (jogo 4)

Meias-finais (amanhã, sábado)
16H00 Vencedor jogo 1-Vencedor jogo 2 (jogo 5)
18H00 Vencedor jogo 3-Vencedor jogo 4 (jogo 6)

Final (depois de amanhã, domingo)
16H00 Vencedor jogo 5-Vencedor jogo 6

Aproveitando a presença de 8 dos 12 clubes da Liga Feminina no evento, a FPB vai realizar mais uma reunião de clubes da Liga Feminina, agendada para as 11H00 do próximo sábado, na Livraria da Universidade de Aveiro, em que será feito o ponto de situação relativamente aos temas abordados na reunião anterior (1 de Novembro em Aveiro), bem como eventualmente outros que os clubes apresentem para debater.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária