Juros elevados
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Juros elevados

Juros elevados

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

CNB1 SulNa 1ª volta o Belenenses foi ao Lumiar infligir a única derrota em casa da Academia até ao momento. As duas equipas voltaram agora a encontrar-se, desta vez no Restelo,

e a Academia devolveu o resultado com juros elevados. 27 pontos foi a diferença com que os Academistas do Lumiar brindaram os azuis de Belém, desfecho de todo inesperado face ao desempenho das duas equipas no campeonato, mas que resulta lógico em face da atitude e das armas que os dois conjuntos colocaram em campo neste encontro, a contar para a jornada 12 da Zona Sul do CNB1.

Um resultado tão diferente do esperado não acontece por acaso, e a primeira das razões para o que se viu no Restelo encontra-se do lado da defesa dos visitantes. A Academia esteve absolutamente intratável na oposição aos lançamentos da equipa da casa, juntando à sua conhecida capacidade atlética uma concentração no jogo e uma agressividade defensiva que raramente se lhe tem visto. Não houve lançamento do Belenenses que não fosse activamente contestado e o resultado deste trabalho defensivo está bem expresso nas baixas percentagens de lançamentos de campo dos donos da casa: 32% nos duplos e 19% nos triplos. Mas também o ataque visitante deu uma ajuda para a derrocada azul, particularmente na forma inspirada como lançou atrás da linha de 3 pontos onde atingiu uma percentagem (50%) até superior à conseguida nos duplos (46%). Mas se o conjunto do Lumiar esteve neste encontro claramente acima do que tem mostrado durante a época, o Belenenses, ao contrário mostrou-se menos forte. O conjunto azul dispõe de alguns executantes com a qualidade técnica suficiente para jogar 1x1 até debaixo do cesto ou parar para lançar. Da preferência por estas iniciativas individuais relativamente à movimentação colectiva resulta que qualquer ausência, de entre os jogadores que assumem habitualmente a responsabilidade da concretização, torna os seus movimentos de ataque mais previsíveis e facilita o trabalho da defesa adversária. Este conjunto de razões fez com que a diferença no resultado aumentasse continuamente desde o início do encontro até ao fim do 3º período. No final do 1º quarto o marcador já assinalava 7 pontos de vantagem para a Academia (11-18), que subiram para 15 no final da 1ª parte (23-38). Com a diferença a atingir os 30 pontos no final do 3º período (30-60), o jogo entrou em descompressão. O último quarto foi utilizado para rodar as equipas e o final chegou com o resultado em (43-70).

A Academia fez neste encontro uma demonstração de força e de capacidade que só se consegue quando às condições físicas e técnicas se junta a motivação e o espírito de superação dos jogadores. As próximas jornadas dirão se se tratou de um fogacho isolado ou se esta atitude se mantém, e nesse caso a Academia será um credível assaltante do 1º lugar da fase regular. O Belenenses mostrou debilidades evidentes neste encontro, mas quando dispõe de todas as suas armas continua a ser uma equipa com legítimas ambições no CNB1.

O jogo mais decisivo da jornada era o Ginásio Olhanense-Salesianos de Évora, entre dois conjuntos que procuram assegurar um lugar no play-off. Na 1ª volta os eborenses tinham vencido por 1 ponto, pelo que a vitória dos algarvios por 5 (67-62) lhes dá uma vantagem que em caso de igualdade pontual pode decidir a passagem à fase seguinte. Nos três restantes encontros as diferenças foram superiores a 10 pontos, com vitórias caseiras dos conjuntos melhor posicionados na tabela. O Moscavide venceu o Micaelense (62-50), tal como o Atlético fez com o Seixal (75-62), e a maior diferença veio a registar-se entre o líder Estoril e o 6º classificado Cruz-Quebradense (69-51).

No próximo fim-de-semana disputam-se apenas os dois jogos em atraso, e os encontros da 13ª jornada estão marcados para o fim-de-semana de 16 e 17 de Fevereiro, com as atenções centradas nas duas deslocações do Atlético, ao Restelo e ao Lumiar

9 de Fevereiro
Belenenses-Atlético às 21:00h no Pav. Acácio Rosa

10 de Fevereiro
Micaelense-Academia às 16:00h no Pav. da EBI Canto da Maia

16 de Fevereiro
Micaelense-Ginásio Olhanense às 16:00h no Pav. da EBI Canto da Maia
Seixal-Estoril às 17:30h no Pav. Sede do Seixal
Cruz-Quebradense-Moscavide às 21:00h no Pav Carlos Alberto Carvalho

17 de Fevereiro
Belenenses-Salesianos de Évora às 14:30h no Pav. Acácio Rosa
Academia-Atlético às 15:30h na Esc. Sec. do Lumiar

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária