Jornada morna
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Jornada morna

Jornada morna

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

Zona Sul do CNB1Dos 5 jogos da penúltima jornada da Zona Sul do CNB1, só na visita do Cruz-Quebradense ao Seixal houve alta rotação, com a equipa da casa a reagir ao desaire da semana anterior em S. Miguel

e a conseguir uma vitória (95-89) que acaba com qualquer dúvida sobre a sua presença no Play-Off, e em que os 95 pontos conseguidos pelo conjunto da margem Sul passam a constituir recorde de pontos marcados na presente época. Para os visitantes a derrota não altera em nada a posição de acesso ao Play-Off uma vez que o seu 6º lugar é definitivo, mas para o Seixal o resultado garante pelo menos a 8ª posição e deixa-o como o mais provável ocupante do 7º lugar. Só na hipótese de vitória do Ginásio Olhanense na recepção ao Atlético, e de derrota do Seixal na visita aos Salesianos de Évora na última jornada, a equipa de Olhão passaria para o 7º lugar e o Seixal para 8º.

Nos restantes 4 encontros a temperatura nunca chegou verdadeiramente a subir, reflectindo desequilíbrios, ou a indiferença do resultado para a classificação da fase regular.

Na Tapadinha o Atlético, principal candidato ao 1º lugar da fase regular, defrontou o Moscavide que já não sairá da 5ª posição. Ao bom momento de forma dos donos da casa juntou-se uma atitude dos visitantes mais passiva do que é habitual, levando o resultado até aos (77-55) finais.

Ao Atlético falta disputar, além da 18ª jornada, o encontro em atraso com o Belenenses em casa. Basta aos alcantarenses ganhar 1 dos 2 para assegurar o 1º lugar. E mesmo perdendo ambos, ainda tem uma hipótese de ser 1º. Precisa para isso que Academia e Estoril percam os seus jogos. Nas restantes situações o Atlético será 2º, ou mesmo 3º se Estoril, Academia e Belenenses vencerem os jogos que lhes faltam e o Atlético perder os 2. A hipótese de o Atlético terminar na 4ª posição ainda é uma possibilidade teórica, mas só possível em situações de empate de 3 ou 4 equipas que incluam Belenenses e Atlético, e com diferenças pontuais fora do normal, favoráveis ao Belenenses no encontro entre ambos.

No Pavilhão de Manique os Salesianos de Évora não lograram opor resistência ao Estoril (75-40). Para o conjunto de Évora a presença no Play-Off deixou de ser uma possibilidade face à desvantagem com o Ginásio Olhanense nos jogos entre ambos. Pelo seu lado o conjunto estorilista precisa de ir ganhar a Moscavide na última jornada para garantir que não baixa da 2ª posição e alimentar a hipótese de ainda voltar à 1ª, o que só acontecerá se o Atlético perder os dois jogos que lhe faltam. A descida à 3ª posição é também uma possibilidade para o Estoril, no caso de perder o encontro que lhe falta e de a Academia vencer o seu, ou de simultaneamente o Belenenses vencer os dois jogos, o Atlético vencer o Ginásio Olhanense e Academia e Estoril perderem os seus encontros. Não há nenhum conjunto de resultados que coloque o Estoril na 4ª posição.

Outra vitória natural aconteceu no Lumiar, onde a visita do Micaelense não levantou problemas a uma Academia que matematicamente ainda pode chegar ao 2º ou até ao 1º lugar. Os visitantes já não têm qualquer hipótese de fugir ao 10º lugar e a vitória pendeu de forma previsível para o lado da Academia (79-51). O conjunto do Lumiar pode atingir um dos dois primeiros lugares se vencer na última jornada e se o Estoril perder. Para terminar em 1º será necessário que, além daquelas condições, o Atlético perca os seus dois encontros. Existe ainda um outro conjunto específico de resultados que deixa a Academia no 2º lugar. Será o caso de o Atlético perder os dois jogos e o Belenenses vencer os dois, ao mesmo tempo que Academia e Estoril vencem na última jornada. A descida da equipa do Lumiar à posição 4 também é uma hipótese em aberto, e verificar-se-á se o Belenenses vencer os dois encontros que lhe faltam e a Academia perder o seu. Nos restantes casos, a Academia terminará em 3º.

No Restelo o Belenenses recebeu e venceu o Ginásio Olhanense (65-53), e continua a procurar a posição mais acima possível na tabela. Para sair do 4º lugar que ocupa, o conjunto de Belém precisa de vencer os seus dois encontros e que a Academia perca na deslocação à Cruz-Quebrada na última jornada. Cumpridas estas condições, o Belenenses assegura o 3º lugar. Se além disso o Atlético vencer o Ginásio Olhanense e o Estoril perder com o Moscavide, o Belenenses será 2º.

Verifica-se portanto que a última jornada servirá principalmente para definir a hierarquia dos 4 primeiros, uma vez que do 5º ao 8º quase tudo está definido, restando apenas a dúvida do 7º e do 8º.

O campeonato sofre agora nova interrupção e os encontros da 18ª jornada disputam-se apenas a 6 de Abril, todos à mesma hora. Entretanto no próximo sábado realiza-se o jogo em atraso da 14ª jornada.

23 de Março

  • Atlético-Belenenses às 16:00h no Pav. da Tapadinha

6 de Abril

  • Micaelense-Belenenses às 16:00h no Pav. da EBI Canto da Maia
  • Ginásio Olhanense-Atlético às 17:00h no Pav. do Gin. Olhanense
  • Moscavide-Estoril às 17:00h no Pav. do Moscavide
  • Salesianos de Évora-Seixal às 17:00h no Pav. D. Bosco
  • Cruz-Quebradense-Academia às 17:00h no Pav. Carlos Alberto Carvalho

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária