Coordenação e fundamentos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR MINIBASKET-ARTIGOS Coordenação e fundamentos

Coordenação e fundamentos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 14
FracoBom 

1º Clinic de Minibásquete - MoitaO interesse que o minibásquete desperta nas autarquias, levou a Câmara Municipal da Moita a organizar com o apoio da Associação de Basquetebol de Setúbal e do clube local o Palheirão o seu 1º Clinic de Minibásquete,

para o qual fui convidado a intervir.  Esta preocupação, manifestada pelas câmaras não deixa de ser mais um sinal de vitalidade do minibásquete.

Múltiplos são os temas abordados nas quase 300 acções de formação, que já dei pelo país inteiro. Na Moita, onde fui muito bem recebido, quer pelos técnicos da Câmara, quer pelo presidente e pelo diretor técnico da AB de Setúbal, o tema abordado foi o do “Ensino do jogo” nos escalões de Mini-10 e Mini 12. É bom sentir, que cada vez há maior sensibilidade, na compreensão que o minibásquete é um conceito muito abrangente e que os seus diversos escalões não podem ser tratados da mesma maneira.

Apesar disso há conceitos, que relembrei na Moita, que são transversais a todos os escalões do minibásquete e que desde a minha primeira ação de formação não me canso de repetir:

  1. O mais importante no minibásquete são as crianças, todas as crianças.
  2. O decisivo é termos a capacidade de cativar muitas crianças e que todas gostem da modalidade.
  3. Nestas idades o fundamental é desenvolvermos as suas capacidades coordenativas.

Não é de hoje, é de há mais de vinte anos, no primeiro artigo que publiquei na revista da ANTB, que defendo a importância do desenvolvimento das capacidades coordenativas através de uma dupla perspetiva: O desenvolvimento das capacidades coordenativas, com o objetivo de chegarmos aos fundamentos e a aprendizagem dos fundamentos como forma de desenvolvimento das capacidades coordenativas. Muitas das minhas propostas de exercícios levam em consideração esta dupla perspetiva. A propósito do tema do clinic da Festa do Basquetebol em Albufeira sobre o regresso à importância dos fundamentos, mais uma vez vou falar do desenvolvimento das capacidades coordenativas.

1º Clinic de Minibásquete - Moita

Em Albufeira enquanto, o Mário Palma reforçou a necessidade da repetição da mecânica dos fundamentos para o seu aperfeiçoamento, o Ricardo Vasconcelos abordou os fundamentos dentro do tema, tempo e espaço. No essencial ambos estavam a falar do mesmo: desenvolvimento de capacidades coordenativas, abordadas de formas diferentes, contudo ambas fundamentais para o sucesso do praticante.

A coordenação deve ser entendida por um lado, como uma capacidade motora que serve para aprendizagem e aperfeiçoamento, na devida altura, da execução correta de técnicas com maior ou menor grau de complexidade, a título de exemplo, o lançamento em suspensão; e por outro lado como a capacidade motora que permite executar os fundamentos aprendidos, dentro de um contexto, dependente da comunicação entre o jogador e os seus companheiros, bem como da "contra-comunicação" com os adversários. No processo de ensino/aprendizagem, em ambos os casos estamos a falar de capacidades coordenativas.

 

Comentários 

 
+1 #5 Nuno Martins 06-09-2013 11:19
Olá...Estou de acordo com os comentários e caso fosse necessário tinha uma boa prova para divulgar...
O ano passado iniciei os treinos e primeiro contacto com o basket em crianças de 3,4,5,6, e 7 anos.
Todas frequentam uma escola privada e desde o berçário (6 meses) que tem 2 vezes por semana uma professora de educação física, para lhes desenvolver as capacidades psico-motoras e de coordenação. Posso dizer que após o primeiro mês toda a planificação que tinha feito para o ano para as salas dos 3 anos e 4 anos foi para o lixo...a resposta dessas crianças à introdução dos fundamentos do Basket foi de tal forma que até me assusta um pouco vê-los jogar...estes se continuarem tem o fuso horário correcto Humberto Gomes (um grande abraço...fui seu jogador no farense no tempo do evans)...Saudações a todos
Citar
 
 
+3 #4 João Ribeiro 14-04-2013 11:12
Que grandes ficariam as mentes dos nossos estudantes, despertas para a necessidades de aprenderem mais coisas do que também Matemática, em Português, em Inglês.
Será que não conseguimos pensar que o Desenvolvimento Humano se faz da cabeça aos Pés?Haverá espaço no disco rígido de todos para colocarmos tantos saberes de âmbito cognitivo?
Não haverá necessidade de instalar um software de qualidade para possamos caminhar para uma mentalidade mais sã, mais pura, mais fraterna, onde prevaleçam valores como a lealdade, a persistência, a paixão pelo trabalho, pela construção da qualquer coisa útil para a nossa sociedade.?
Citar
 
 
+3 #3 João Ribeiro 14-04-2013 11:09
MASSA CRITICA
Que toda a filosofia que emerge no âmbito do Minibasquete, da formação de treinadores, no âmbito da formação actualmente feita nas escolas em treino funcional (também dedicado às capacidades coordenativas) possa invadir a sociedade contribuindo passo a passo para um verdadeiro e prático corte epistemológico sobre a nossa visão do desenvolvimento motor. Se o Futebol trabalha paralelamente para criar ilusões quanto a carreiras desportivas, o Basquetebol poderá ser um motor para que outras modalidades ricas em termos motores (Ginástica, Judo, Raquetas, desportos de natureza, outras) se juntem a uma missão nobre - Desenvolver Capacidades Motoras e Comportamentais assentes numa Filosofia grande de Desenvolvimento Humano. Eventualmente outras disciplinas gostariam de se juntar a nós encantadas com o projecto - Filosofia por exemplo.
Citar
 
 
+5 #2 Humberto Gomes 09-04-2013 10:09
É que no último degrau do desenvolvimento do atleta - a velocidade de execução - nós, neste estado de "COISAS", ficamos para trás e depois choramos sobre leite derramado e, uma vez mais, voltaremos a falar de COISAS a JUZANTE, quando decididamente eslas estão situadas a MONTANTE !E, numa análise mais abrangente, que não menos preocupante, para quando a definição, sem ambiguidades, do que é verdadeiramente : EDUCAÇÃO FÍSICA ? EDUCAÇÃO FÍSICA/DESPORTIVA? EDUCAÇÃO DESPORTIVA? E, mesmo para terminar, : QUEM VAI CONTRATAR QUE TREINADOR, DURANTE QUANTO TEMPO E COM QUE OBJECTIVOS? Onde estão as referências, e como chegar a elas, para se encontrar as respostas? Iremos continuar a observar e a analisar, enquanto a tal circunstância o permitir. Aquele abraço. HumbGomes.z
Citar
 
 
+5 #1 Humberto Gomes 09-04-2013 09:56
Meu caro San Payo Araújo: De duas, uma : ou te dava, uma vez mais, os parabéns pela oportuna abordagem sobre a importância do desenvolvimento das capacidades coordenativas ou, como tu preferes, dava algum contributo, ainda que modesto, face a alguma da experiência sentida, aprendida e vivida e, de quando em vez, transmitida cá do velhote (sim, porque 44 anos como treinador tb conduzem a essa circunstância !).Definitivamente , estaremos TODOS NÓS a fazer a passagem do TREINO para a COMPETIÇÃO, em consonância com aquilo que o jogo exige? É por que, se não estamos, então a decisão dos nossos jovens praticantes (concretamente no timing - idade óptima de aprendizagem - em que deve estar interiorizada a absorção motora dos fundamentos), comparativament e, por exemplo , aos nossos vizinhos espanhois situa-se inevitávelmente noutro "fuso horário".É convictamente a minha opinião, alicerçada no contacto, mais ou menos directo, com nuestros hermanos há mais de 35 anos! (segue...) HumbGomes
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária