As nomeações dos treinadores
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS 100 ANOS BASQUETEBOL As nomeações dos treinadores

As nomeações dos treinadores

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 46
FracoBom 

As nomeações dos treinadoresMencionar os técnicos e treinadores que ao longo destes 100 anos contribuíram para o desenvolvimento da modalidade, sem um estudo aprofundado das épocas em que exerceram a sua actividade, é uma tarefa muito ingrata.

Sabemos que esta iniciativa tem riscos. Nunca considerámos que ela correspondesse a um trabalho histórico de pesquisa exaustiva, mas sempre pensámos que não reconhecer ninguém no ano em que estamos a celebrar os cem anos da modalidade ainda seria uma maior injustiça. Pode ser que esta iniciativa abra ideias e o caminho para um trabalho mais aprofundado. Com a colaboração de todos constituirá, certamente, uma forma mais segura de alimentarmos a galeria de lendas do Planeta Basket.

Para falar dos treinadores recorremos aos livros editados pela FPB de José Costa Pinheiro e Albano Fernandes. Nos primórdios do basquetebol federativo segundo Costa Pinheiro pontifica uma figura: Fernando Amaral do Carnide Clube. Fernando Amaral: “Revelou-se como técnico de inconfundível valor. A sua competência ficou amplamente demonstrada criando uma escola muito sua, que conseguiu dar ao basquetebol nacional jogadores de apreciável qualidade.” Do livro de Albano Fernandes, e nas suas palavras com o devido respeito pelos demais, entre muitos treinadores são destacados os nomes de Manuel Quaresma, Professor José de Sousa Esteves, no dizer do autor “um apóstolo do basquetebol” e de Armelindo Bentes.

Segundo o Prof Olímpio Coelho, mas cremos que decididamente consensual no universo do basquetebol, a figura mais influente, que mais marcou e promoveu mudanças de paradigma na modalidade, nas últimas cinco décadas foi o Prof. Teotónio Lima. Terminamos com as sábias palavras do Prof. Olímpio Coelho: “não basta ter ganho muitos títulos, ter sido seleccionador de uma qualquer categoria, árbitro ou jogador internacional, para ter marcado/influenciado a modalidade nos seus diferentes domínios.”

A lista dos treinadores nomeados é a seguinte:

A
Adriano Baganha
Agostinho Pinto
Alberto Babo
Alberto Martins
Alfredo Almeida
Alfredo Neves
Amoroso Lopes
António Azevedo
António Pinto
Apolíneo Teixeira
Armelino Bentes
Artur Lima

C
Carlos Alberto Gonçalves
Carlos Barroca
Carlos Bio
Carlos Eduardo Gonçalves
Carlos Gouveia
Carlos Portugal
Carlos Teigas

E
Eduardo Monteiro
Eduardo Nunes
Eduardo Quaresma
Eliseu Beja

F
Fernando Amaral
Fernando Sá
Francisco Costa

H
Hélder Silva
Henrique Vieira
Hermínio Barreto
Humberto Gomes

I
Isabel Ribeiro dos Santos

J
João Coutinho
João Freitas
Jorge Adelino
Jorge Araújo
José Ançã
José Curado
José Esteves
José Godinho
José Leite
José Macedo
José Nogueira
José Salgueiro
José Tavares

L
Lúcio Lemos
Luís Magalhães
Luís Pina
Luís Silveira

M
Manuel Campos
Manuel Costa
Manuel Fernandes
Mário Barros
Mário Costa
Mário Gomes
Mário Lemos
Mário Palma
Mário Rocha
Mário Silva

N
Nelson Serra
Norberto Alves

O
Olímpio Coelho
Orlando Ponte
Orlando Simões

R
Ricardo Vasconcelos

S
San Payo Araújo

T
Teotónio Lima
Teresa Barata

V
Vítor Hugo Fernandes

 

Comentários 

 
+3 #6 Filipa 03-05-2013 13:23
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os treinadores que acompanharam a minha curta carreira no basquete mas que, de uma forma ou de outra, marcaram a pessoa que sou:
- Zito (CDP)
- Maria José Bettencourt - Mizé (CDUL)
- Pedro Monteiro (CDUL)
- Margarida Catalão - Quicas (CDUL + Pedro Nunes)
- Rui Marote (Pedro Nunes)

Agora, "depois de velha" e já na brincadeira que é o campeonato do Inatel, continuam a marcar:
- Nuno Galvão
- Fernando Brás
- Luis Coelho

A todos o meu obrigada pelo tempo, dedicação, paciência e ensinamentos técnicos e humanos!
Citar
 
 
+4 #5 João Ribeiro 30-04-2013 15:27
Uma das coisas bonitas e gratificantes desta iniciativa foi o facto de nos levar a recordar pessoas que marcando a história do Basquetebol Português nos influenciaram positivamente no nosso percurso na modalidade.
Assim terei de ir ás Origens e agradecer ao Vitor Sepodes por me ter incutido, no Minibasquete, uma paixão pelo jogo que perdura e perdurará.
Ao Carlos Faria Marques que, embora aprendiz de Treinador na altura (Realizava o Centro de Treino do ISEF), me ensinou e aos meus companheiros os Fundamentos do jogo e o gosto pelo treino e aprendizagem.
E ao José Carlos Miranda que com o seu saber e competência conseguiu proporcionar à equipa senior a que pertenci, sucesso desportivo, fundamentos, confiança e uma enorme valorização como homens. Com José Miranda foi-me possível bem como ao Xavier Silva e Tony Pedro construirmos a nossa identidade como treinadores mantendo viva a mestria e conhecimento prático que nos transmitiu. A todos o meu forte Agradecimento
Citar
 
 
+5 #4 San Payo 28-04-2013 10:39
Seguindo os exemplos do João Pires e do Rui Gomes também eu quero mencionar um esquecimento nesta lista de treinadores, que enorme contributo deu e continua a dar ao basquetebol Luis Laureano, a quem aproveito para enviar um forte abraço.
Citar
 
 
+7 #3 Planeta Basket 28-04-2013 10:00
Caro Rui Gomes

Agradecemos o comentário e informamos que o Valentim Melnichiuk está nomeado na categoria de Estrangeiros e outras funções.
Citar
 
 
+6 #2 Rui Gomes 27-04-2013 11:20
Não sendo uma critica, pois só pode ter a ver com questões de nacionalidade, custou-me não ver aqui o Valentyn Melnichuk.
Parabéns pela iniciativa.
Citar
 
 
+6 #1 João Pires 25-04-2013 14:18
Gostava de mencionar 3 treinadores que me marcaram pela positiva (os 2 primeiros já falecidos) - Manuel Castelo Branco, Guedes e Evaldo Poli (todos do CREA). Obrigado
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária