Barça procura o 3.º título
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS Barça procura o 3.º título

Barça procura o 3.º título

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Barcelona RegalO Barcelona parte para a Final Four da Euroliga com legitimas aspirações de alcançar o 3.º título de Campeão Europeu. Apesar de na competição caseira ocupar apenas o 3.º posto, tendo já somado 11 derrotas,

a equipa catalã tem-se “vingado” na Euroliga. Em 22 jogos até ao Play-off o Barcelona ganhou 20, garantindo o 1.º posto na fase regular e no Top-16. E mesmo quando pela frente apareceu o Panathinaikos, vencedor de cinco títulos nas últimas 13 temporadas, os espanhóis voltaram a mostrar a sua qualidade e venceram na “negra” por 64 – 53.

Esta é a 4.ª vez que os catalães marcam presença na Final Four da Euroliga nos últimos cinco anos, em 2010 conseguiram mesmo sagrar-se campeões da Europa pela segunda vez, depois de Dejan Bodiroga ter levado o Barça ao 1.º título em 2003.

O treinador Xavier Pascual coloca o Barcelona a jogar um basquetebol controlado. É através de ataques mais organizados que o conjunto catalão consegue tirar o melhor proveito dos seus principais jogadores, o letal Juan Carlos Navarro e o poste croata Ante Tomic.

De Navarro é possível contar com tudo. Desde lançamentos de nove metros e entradas para o cesto evitando os “gigantes”, o exímio lançador está sempre disposto a resolver jogos. Apesar de já não ser um jogador novo e de ter tido algumas lesões durante a temporada, Navarro é um daqueles jogadores que brilham nos grandes palcos.

Já em Tomic o Barcelona tem um dos melhores jogadores da competição. O poste é o 2.º atleta mais valorizado desta temporada da Euroliga, com uma média de 16.3 pontos de eficácia por jogo, e o 3.º melhor ressaltador da competição (6.3). Para além de ser dominador nas tabelas, o croata de 2,17 alia essa característica a uma boa qualidade técnica que lhe permite ser o 2.º melhor marcador da equipa, atrás de Navarro.

O cinco inicial dos espanhóis completa-se com Marcelinho Huertas, um base brasileiro cujas principais características são a liderança e a capacidade de organizar o jogo, o extremo australiano Joe Ingles, um jogador versátil que contribui muito para o jogo ofensivo da equipa, e o extremo-poste Erazem Lorbek, um triplista por excelência que obriga as defesas adversárias a abrir, criando ainda mais espaços interiores para Tomic.

Barcelona Regal 5 Inicial

Curiosamente, e ao contrário do futebol, onde o Barcelona se orgulha da qualidade e quantidade da sua “cantera”, nesta equipa só existem cinco espanhóis. Os outros 11 atletas dividem-se por nove nacionalidades, o que torna a equipa na mais internacional das presentes na Final Four de Londres.Na meia-final os catalães vão defrontar o Real Madrid, um jogo onde a rivalidade histórica ainda vai dar mais um gostinho especial. Até ao momento as duas equipas estão empatadas com duas vitórias para cada lado. O jogo de sexta (21H00) vai desempatar as contas, pelo menos até ao Play-off da ACB.

Histórico do Barcelona na Euroliga desde 2000

  • 2000/2001 – Derrotados pelo Benetton Treviso na 1.ª ronda
  • 2001/2002 – Eliminados na fase Top 16 (2.º no grupo E)
  • 2002/2003 – Campeão
  • 2003/2004 – Eliminados na fase Top 16 (3.º no grupo F)
  • 2004/2005 – Eliminados na fase Top 16 (3.º no grupo E)
  • 2005/2006 – 4.º classificado
  • 2006/2007 – Derrotados pelo Unicaja no Play-off
  • 2007/2008 – Derrotados pelo Maccabi Elite no Play-off
  • 2008/2009 – 3.º classificado
  • 2009/2010 – Campeão
  • 2010/2011 – Derrotados pelo Panathinaikos no Play-off
  • 2011/2012 – 3.º Classificado

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária