Lusas vencem grupo C
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-16 FEMININOS Sub 16 Femininos: Noticias Lusas vencem grupo C

Lusas vencem grupo C

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

altA seleção portuguesa de sub-16 garantiu o 1.º lugar do grupo C da divisão B do Campeonato da Europa ao vencer a Alemanha por 70 – 52.

Ao vencer todas as equipas do seu grupo por vantagens significativas Portugal garantiu o direito de continuar a sonhar em subir à principal divisão do basquetebol europeu. Na próxima fase as lusas vão integrar um novo grupo de quatro equipas, onde estarão também Israel, Polónia e Dinamarca, mas já parte com uma vitória (que conquistou no frente à Dinamarca), medindo forças apenas com Israel e Polónia.

A boa forma das jovens portuguesas faz acreditar que vão conseguir pelo menos uma vitória nesses dois jogos, o que em princípio será suficiente para garantir a passagem à meia final da competição.

A partida frente à Alemanha foi a mais difícil que Portugal teve no grupo C (e mesmo assim venceram por 18 pontos). A principal diferença para os jogos anteriores esteve na luta dos ressaltos. Enquanto frente à Dinamarca e à Irlanda as portuguesas dominaram completamente as tabelas, contra as germânicas a história foi outra e por isso a diferença pontual ficou “apenas” nos 18 pontos.

Para além do capítulo do ressalto as lusas dominaram a toda a linha. Mas o principal destaque vai para a eficácia ofensiva fruto da circulação de bola e da capacidade de reconhecer ajudas. As lusas fizeram 19 assistências — número muito elevado tendo em conta que foram 27 os lançamentos de campo concretizados — que se refletiram na qualidade dos lançamentos e, naturalmente na eficácia dos mesmos.

Mas não foi só ofensivamente que Portugal demonstrou competências. Do outro lado do campo as jovens orientadas por Ana Neves conseguiram roubar 12 bolas e provocar um total de 21 turnovers, dificultando a tarefa das alemãs em atacar o cesto.

A seleção nacional esteve em desvantagem pouco cinco de dois minutos. Após o empate a seis pontos as germânicas nunca mais conseguiram voltar à liderança. O 2.º período foi decisivo para a definição da história do jogo. Um parcial de 10 – 2 favorável a Portugal fez com que a diferença entre as duas equipas passasse para  a casa das dezenas (14). Apesar de uma ténue reação alemã, as portuguesas nunca mais perderam o controlo do jogo conseguindo uma vitória justa.

A poste Maria Kostourkova (17pts. e 8ress.) foi decisiva no jogo interior português, sendo bem secundada pela base Carolina Bernardeco (15pts.).

Quarta-feira (20H45) as jovens lusas voltam a entrar em ação no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. O jogo frente a Israel tem particular importância pois em caso de vitória carimbam já o apuramento para a meia-final.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária