Metade vai para casa
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Metade vai para casa

Metade vai para casa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

Eurobasket 2013O final da primeira fase de grupos marca a separação a meio das 24 equipas presentes na Eslovénia. A partir daqui, 12 nações continuam na luta pelo título europeu.

A maioria dos favoritos segue em frente na competição, sendo de salientar nesta última jornada da primeira fase o susto que a Lituânia apanhou e mais uma grande vitória da Finlândia.


Grupo A
França, Ucrânia e Bélgica são as seleções apuradas deste grupo, deixando as seleções da Grã-Bretanha, Alemanha e Israel pelo caminho.

Grã-Bretanha 68 – 87 Ucrânia
A Ucrânia segue para a segunda fase com distinção, confirmando ser uma das boas surpresas deste europeu. Há que dar os parabens ao treinador Mike Fratello pelo trabalho efetuado com um grupo sem grandes nomes, mas que funciona como um coletivo. De realçar neste último encontro a enorme distribuição da pontuação ucraniana com nove dos seus atletas a concretizarem 7 ou mais pontos. Os britânicos não seguem em frente, mas abandonam a competição de cabeça erguida, dando sinais de que no futuro poderão continuar entre a elite europeia.

Alemanha 80 – 76 Israel
Alemanha e Israel saem deste europeu pela porta pequena. Os germânicos que tão bem começaram o europeu com a vitória frente à França, jogaram apenas pelo seu orgulho neste último desafio e ao vencer, acabaram com as esperanças de Israel em seguir em frente. Pleiss (14 pontos e 14 ressaltos) foi decisivo para o triunfo alemão, perante um conjunto israelita que teve em Casspi (22 e 13) e Eliyahu (16 e 11) os seus melhores elementos.

Bélgica 65 – 82 França
Perante os resultados ocorridos nos outros dois jogos do dia, França e Bélgica entraram em campo já apurados para a fase seguinte. Mas nem por isso o jogo deixaria de ter motivos de interesse, já que o resultado iria entrar nas contas do grupo E. A vitória aparentemente confortável da seleção gaulesa apenas se começou a desenhar na segunda metade, pela mão do inevitável Tony Parker (20 pontos e 6 assistências). A abrir o 3º período, uma França letárgica perdia por 14 pontos mas poucos minutos depois, já estava na frente e a caminho da 4ª vitória na prova. O base Van Rossum (12 e 8 ressaltos) foi o mais valorizado do conjunto Belga.

Classificação Grupo A

  1. França 4-1
  2. Ucrânia 4-1
  3. Bélgica 2-3
  4. Grã-Bretanha 2-3
  5. Alemanha 2-3
  6. Israel 1-4

Grupo B
No grupo mais competitivo da primeira fase, Sérvia, Letónia e Lituânia garantiram o acesso à segunda fase, deixando pelo caminho a Bósnia e Herzegovina, que mesmo vencendo 3 jogos ficou em desvantagem no desempate entre as quatro. Montenegro e Macedónia ficaram tambem pelo caminho.

Letónia 76 – 66 Macedónia
A Letónia sabia que dependia apenas de si para seguir em frente e cumpriu o seu papel. Com uma grande intensidade de jogo que durou os 40 minutos, a Letónia superiorizou-se a uma Macedónia que depois de ter entrado a perder 0-12, nunca conseguiu voltar a entrar na discussão da partida. Janicenoks (15 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências) e Berzins (15 e 9) foram as principais figuras da Letónia, perante um desamparado Pero Antic (16 e 5).

Lituânia 72 – 78 Bósnia e Herzegovina
Foi uma vitória com sabor amargo para a Bósnia e Herzegovina, que sabia que teria de vencer por uma margem de 10 pontos para passar à fase seguinte. E o objetivo esteve bem próximo de ser concretizado, não fora a excelente reação lituana na fase final do encontro liderada por Linas Kleiza (20 pontos e 10 ressaltos). O extremo lituano fez a sua melhor exibição na eslovénia e salvou a sua equipa da eliminação precoce. Fora de prova ficou a Bósnia e Herzegovina apesar de mais duas grandes atuações de Teletovic (31 e 7) e Djedovic (20, 4 e 4 assistências).

Montenegro 83 – 76 Sérvia
No último jogo deste grupo, que nada contava em termos classificativos, defrontaram-se duas seleções que outrora partilharam a mesma camisola. A vitória acabou por sorrir aos montenegrinos num jogo em que o técnico sérvio aproveitou para dar descanso a alguns dos seus principais atletas, nomeadamente Nenad Krstic e Stefan Markovic. A Sérvia venceu o grupo e segue em frente com a particularidade de ter perdido dois jogos diante dos dois últimos classificados do mesmo.

Classificação Grupo B

  1. Sérvia 3-2
  2. Letónia 3-2
  3. Lituânia 3-2
  4. Bósnia e Herzegovina 3-2
  5. Montenegro 2-3
  6. Republica da Macedónia 1-4

Grupo C
Os principais favoritos seguem em frente no grupo C e partem em situação de igualdade para a fase seguinte da prova. Espanha, Eslovénia e Croácia seguem com uma vitória e uma derrota para o grupo F. De fora ficam Republica Checa, Geórgia e Polónia.

Geórgia 59 – 83 Espanha
A Espanha voltou a vencer por larga margem num jogo que serviu apenas para cumprir calendário. A resistência da Geórgia durou até perto do intervalo, altura em que a Espanha aumentou o ritmo da partida e disparou no marcador. Ricky Rubio (16 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências; LC: 7/7) foi o motor da seleção espanhola, e quando este não esteve em campo o ritmo não abrandou porque Sergio Rodriguez (15, 3 e 4) não deixou.

Croácia 70 – 53 Republica Checa
No jogo do tudo ou nada para croatas e checos, a vitória sorriu aos primeiros, fruto de uma defesa intensa e de uma superioridade imensa nos ressaltos (47 vs 27). Depois de uma primeira parte bastante equilibrada, a Croácia surgiu melhor após o intervalo, aumentando a agressividade defensiva e melhorando a eficácia ofensiva. Os checos nunca baixaram os braços mas a falta de eficácia nos lances livres (5/21 – 24%) foi decisiva para impedir a aproximação no marcador. O jovem Saric (11 pontos e 5 ressaltos) foi um dos quatro croatas a marcar na casa das dezenas.

Eslovénia 61 – 71 Polónia
A Polónia salvou a honra no seu último jogo na Eslovénia ao bater a equipa da casa, demostrando que poderia ter feito muito mais e melhor nesta competição. Marcin Gortat (19 pontos e 12 ressaltos) foi finalmente dominador nas áres próximas do cesto, enquanto Kelati (21 e 4 assistências; L3: 5/7) deu à Polónia aquilo que lhe vinha faltando nos jogos anteriores, o lançamento exterior. Para a Eslovénia que aproveitou para rodar todos os seus atletas, este jogo de pouco valia, já que mesmo caindo para o terceiro lugar do grupo, sabiam que o resultado de hoje não entraria nas contas do grupo F.

Classificação Grupo C

  1. Espanha 4-1
  2. Croácia 4-1
  3. Eslovénia 3-2
  4. Republica Checa 2-3
  5. Geórgia 1-4
  6. Polónia 1-4

Grupo D
Com praticamente tudo decidido, faltava saber quem acabava em 2º e em 3º lugar do grupo, com implicações importantes para a próxima fase, já que o resultado entre Grécia e Finlândia vai entrar nas contas do grupo F.

Grécia 77 – 86 Finlândia
A Finlândia continua a surpreender a Europa e está a protagonizar a “cinderela story” desta edição do Eurobasket. Com a vitória no encontro desta última jornada diante da Grécia, a Finlândia avança para a fase seguinte com um recorde de 1/1, ao passo que os gregos seguem com 0/2. Mesmo sem contar com dois dos seus principais jogadores, Rannikko e Mottola (este último jogou pouco mais de um minuto), a Finlândia venceu com um inspiradíssimo Koponen (29 pontos; LC: 10/15 e L3: 5/7) em grande plano. Do lado grego, nem o regresso do base Spanoulis (17 pontos, mas 7 ressaltos) fez com que a sua equipa voltasse às vitórias.

Itália 82 – 79 Suécia
Cinco jogos, cinco vitórias fazem da Itália a única equipa que ainda não perdeu neste Eurobasket. Mesmo dando descanso a Belinelli, os italianos que tiveram em Aradori (16 pontos e 7 ressaltos) e Gentile (19 e 5 assistências) os elementos mais valiosos, bateram a Suécia que voltou a contar com grandes desempenhos de Taylor (28 e 7) e Jerebko (21 e 8).

Turquia 77 – 89 Rússia
Num jogo para cumprir calendário, a Rússia escapou à vergonha de ser a única seleção sem vencer um único jogo neste Eurobasket. O jogo apenas se decidiu no derradeiro período com os russos a arrancarem para um parcial de 19-5, impulsionados pelo jovem Karasev (25 pontos e 5 ressaltos) que apontou 11 desses 19 pontos. Foi uma despedida sem glória para russos e turcos, que terão agora de ficar à espera de um dos quatro wildcards atribuídos pela FIBA para uma eventual presença no mundial do próximo ano que se realiza em Espanha.

Classificação Grupo C

  1. Itália 5-0
  2. Finlândia 4-1
  3. Grécia 3-2
  4. Suécia 1-4
  5. Turquia 1-4
  6. Rússia 1-4

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária