E defender? Não é preciso?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME 1ª DIVISÃO FEMININA CNB1: Noticias E defender? Não é preciso?

E defender? Não é preciso?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

altA discussão sobre a maior importância da defesa ou do ataque é eterna e as diferentes opiniões e práticas das equipas acabam por ser a demonstração de que o basquetebol é uma modalidade viva e em evolução permanente.

Novas concepções sobre o jogo, desenvolvidas em diferentes épocas e regiões são postas em prática nas equipas e produzem resultados que por sua vez originam novas concepções num processo contínuo de desenvolvimento.

O Física-Atlético a contar para a jornada 4 do Centro/Sul da 1ª Divisão evidenciou uma opção clara pela predominância do ataque sobre a defesa, originando um jogo movimentado e espectacular mas em que foi notória alguma falta de empenhamento nas tarefas defensivas. Os visitantes até entraram concentrados no ataque, mas falhas defensivas permitiram a vantagem dos donos da casa desde o 1º período (24-18), vantagem que se mantinha no final da 1ª parte (47-39). O 3º período iniciou-se com a Física mais concentrada na defesa e a usar eficientemente o seu lançamento exterior levando a diferença até aos 19 pontos, mas o Atlético conseguiu reagir de forma a manter-se na discussão do resultado à entrada do último quarto (68-59). Os 10 minutos finais constituíram um diálogo intenso mas equilibrado entre as tentativas de aproximação do Atlético e a gestão por parte da Física dos problemas de faltas e da falta de profundidade do seu banco. Os donos da casa fizeram valer a experiência e qualidade das suas individualidades para segurarem até ao fim a vantagem (89-82).

Na 4ª jornada do Centro/Sul, além do Física-Atlético também o Belenenses-Moscavide chamava a atenção. As duas equipas defrontaram-se no Play-Off do CNB1 da época passada tendo-se nessa altura o Moscavide superiorizado ao Belenenses. Os azuis de Belém tiraram desta vez a desforra, invertendo na 2ª parte a vantagem visitante nos 20 minutos iniciais e terminando com uma vitória (65-61).

O NB Queluz venceu pela 1ª vez, em casa frente ao Rio Maior (85-65), enquanto o Técnico somou a 3ª vitória em 4 jogos na recepção à Academia “B” (68-57). Os sub-20 do conjunto do Lumiar disputaram, além deste, o encontro em atraso da 1ª jornada em casa frente ao Malveira conseguindo pela diferença mínima (62-61) a sua 2º vitória na competição. Igual marca atingiu o Chamusca ao vencer fora o Odivelas (69-74).

Física e Belenenses são agora as únicas equipas invictas, e Odivelas e Malveira ainda não venceram.

Na 4ª jornada do grupo Sul A era o Estoril Basket-Basket Almada que centrava as atenções, e tratou-se efectivamente de um encontro equilibrado e com alternâncias no marcador. Depois de um 1º período sem ascendente de nenhuma das equipas, os visitantes entraram melhor no 2º quarto mas rapidamente o conjunto da casa reagiu e chegou ao intervalo na frente (40-33). Mais uma alternância no 3º período com o Basket Almada a recuperar a liderança (52-55), e o Estoril Basket a reagir de novo nos últimos 10 minutos chegando a 9 pontos de vantagem, que os visitantes ainda conseguiram reduzir para os (73-69) finais. O Estoril Basket mantém-se assim a única equipa invicta no grupo.

Outros 2 encontros terminaram com diferenças de um só dígito: os Salesianos OSJ conseguiram a sua 3ª vitória ao receberem o Montijo (66-59), marca igualmente atingida pelo União Sportiva na recepção ao Algés “B” (59-53).  Mais fáceis foram as vitórias do Barreirense frente à AEFCT em casa (77-47) e do Seixal na sua visita ao Estoril Praia (40-101), ambos a atingirem também a 3ª vitória na prova. A ronda completou-se com o 1º sucesso do Cruz-Quebradense que recebeu e venceu o Basket Queluz (62-52), deixando o Estoril Praia como o único conjunto ainda sem vitórias.

No grupo Sul B disputou-se a 2ª jornada e foi sem surpresa que o Imortal bateu com clareza em casa o Salesianos de Évora (71-40). Quem se está a habituar a marcar muitos pontos é o Reguengos de Monsaraz, que passou dos 90 pontos pela 2ª vez na visita ao Grândola (49-96). Com diferenças reduzidas terminaram os outros 2 jogos da jornada. O Ginásio Olhanense bateu em casa os Tubarões (52-45) e o Beja foi derrotado por apenas 3 pontos na sua deslocação ao Ferragudo (72-69).

No próximo fim-de-semana disputa-se a 5ª jornada do Centro/Sul e Sul A, e a 3ª do Sul B

16/11/2013

Centro/Sul

  • Atlético-Odivelas às 16:00h na Tapadinha
  • Malveira-Física às 16:30h no Pav. Mun. Engº M. Santos
  • Chamusca-Técnico às 17:00h na Esc. EB 2,3 da Chamusca
  • Moscavide-NB Queluz às 18:00h no Pav. do Moscavide

Sul A

  • AEFCT-Cruz-Quebradense às 15:00h no Pav. Mun. Da Costa da Caparica
  • Montijo-Estoril Praia às 16:00h no Pav. Mun. nº1 do Montijo
  • Basket Queluz-União Sportiva às 16:30h na Esc. Ruy Belo-Monte Abraão
  • Seixal-Barreirense às 17:30h no Pav. sede do Seixal
  • Basket Almada-Algés “B” às 18:00h no Compexo Desp. de Almada
  • Estoril Basket-Salesianos OSJ às 18:30h no Pav. Manique-Salesianos

Sul B

  • Imortal-Ginásio Olhanense às 16:00h no Pav. Desp. de Albufeira
  • Tubarões-Ferragudo às 17:00h na Esc. Dra. Laura Ayres
  • Reguengos de Monsaraz-Salesianos de Évora às 17:00h no Pav. de Reguengos

17/11/2013

Centro/Sul

  • Academia “B”-Belenenses às 17:30h na Esc. Sec. do Lumiar

Sul B

  • Beja-Grândola às 17:00h no Pav. Mun. de Beja

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária