O mini-clássico
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias O mini-clássico

O mini-clássico

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

altNas últimas 4 épocas do CNB1 Atlético e Moscavide defrontaram-se em 13 ocasiões, com o Atlético a somar 9 vitórias e o Moscavide 4.

Por duas vezes Atlético e Moscavide se encontraram em Play-Off. Na 1ª eliminatória da época 2010/2011 foi o Moscavide a seguir em frente numa ronda que precisou de 3 encontros. Na época passada os dois encontraram-se na 2ª ronda com o sucesso a sorrir ao Atlético em 2 jogos numa caminhada que culminou com o título nacional para os alcantarenses. Um histórico de apenas 4 épocas não chega para construir um clássico, mas os confrontos entre duas equipas que jogam o basquetebol com paixão e que colocam emoção em todas as suas acções já merece pelo menos o título de mini-clássico.

Ambos os conjuntos registaram saídas e entradas de uma época para a outra, com mais impacto ao nível do jogo interior, mas mantiveram estruturas baseadas em jogadores experientes que deixaram intactas a identidade e as características fundamentais do jogo de cada um.

No encontro a contar para a jornada 10 do grupo Centro/Sul da 1ª Divisão o visitante Atlético entrou mais solto no ataque a deixar os defensores adversários presos nos bloqueios e ganhou rapidamente uma vantagem de 10 pontos. O Moscavide corrigiu a defesa e reequilibrou a partida, de forma que no final do 1º período a diferença era mínima (18-19). Para contrabalançar a vantagem do Atlético nos ressaltos e na potência do jogo interior o Moscavide aplicou uma receita baseada na concentração defensiva e no trabalho elaborado do ataque em busca da melhor solução de lançamento, já que ganhar ressaltos ofensivos era tarefa muito difícil. Conseguiu assim chegar ao intervalo na frente (34-33) e até aumentar a diferença nos primeiros minutos do 3º período, obrigando o treinador visitante a parar o cronómetro. Após o desconto de tempo o Atlético voltou ao jogo mais concentrado e recuperou a vantagem no marcador à entrada do último quarto (52-54). Não restaram dúvidas de que o encontro iria ser disputado até ao fim, e por norma quando assim acontece ganha quem nos momentos quentes decide com frieza. Apesar dos problemas de faltas, o Atlético manteve um certo equilíbrio no 5 em campo e colocou as decisões difíceis nas mãos dos jogadores mais experientes, ao passo que o Moscavide não manteve o nível de controlo da posse da bola que tinha evidenciado no seu melhor período do encontro. No final dos 40 minutos o marcador assinalava um empate (66-66) e no prolongamento o Atlético cedo ganhou um avanço que manteve até ao fim (75-80). O primeiro Moscavide-Atlético da época justificou a designação de clássico, pelos ingredientes de intensidade e alternância no marcador presentes, e pela positiva atitude competitiva mostrada por ambas as equipas.

No outro encontro entre equipas da 1ª metade da tabela, a Física voltou às vitórias na sua visita ao NB Queluz (72-90). Como o Belenenses-Odivelas se disputa apenas em Março, a Física voltou a isolar-se no comando (8v/1d) e o Atlético é 2º (7v/2d). O Belenenses com um jogo a menos é 3º (7v/1d) e NB Queluz e Moscavide partilham a 4ª posição (5v/4d). O Rio Maior obteve a sua 3ª vitória (89-58) na recepção ao Malveira, que depois do brilharete da jornada anterior, voltou às derrotas pesadas. A Academia “B” chegou igualmente às 3 vitórias, ao vencer em casa o Chamusca (67-62).

No Sul A o destaque maior vai para o Algés “B” que surpreendeu em casa o até há pouco líder isolado Estoril Basket (72-69). Graças a este resultado e à sua vitória fora sobre o Basket Almada (54-59), o Barreirense passou a ocupar o 1º lugar isolado (9v/1d), deixando o Estoril Basket em 2º (8v/2d). O Seixal foi outro vencedor fora frente ao AEFCT (59-68), e passou a integrar o trio de terceiros com (7v/3d) juntamente com Algés “B” e Basket Almada. O União Sportiva que recebeu e bateu (50-38) os Salesianos OSJ tem também 3 derrotas mas um jogo a menos (6v/3d). O 3º vencedor fora da jornada foi o Montijo que foi bater o Basket Queluz (54-64) enquanto o Cruz-Quebradense alcançou a 2ª vitória, em casa frente ao Estoril-Praia (60-37) que continua sem ganhar.

No Sul B o Reguengos de Monsaraz interrompeu o seu hábito das marcações elevadas mas não deixou de vencer na deslocação ao Ginásio Olhanense (44-54). Vitória fora conseguiu igualmente o Beja na visita aos Tubarões (67-76). Quem desta vez passou dos 100 pontos foi o Imortal na recepção ao Grândola (121-44). O Ferragudo-Salesianos de Évora disputa-se apenas em Fevereiro. Na classificação Reguengos (6v/1d) e Imortal (6v/0d) mantêm-se nas duas primeiras posições.

No próximo fim-de-semana disputa-se a 11ª jornada do Centro/Sul e Sul A

19 de Dezembro
Atlético-Academia “B” às 21:00h no Pav. da Tapadinha

20 de Dezembro
Salesianos OSJ-Algés “B” às 21:30h no Pav. das Oficinas de S. José - Lisboa

21 de Dezembro
Física-Rio Maior às 15:00h no Pav. da Física - Torres Vedras
Técnico-Belenenses às 15:00h no Pav. do Técnico
Montijo-AEFCT “B” às 16:00h no Pav. Mun. nº 1 – Montijo
Malveira-Moscavide às 16:30h no Pav. Mun. Engº Ministro dos Santos
Seixal-Basket Almada às 17:30h no Pav. sede do Seixal
Odivelas-NB Queluz às 21:00h no Pav. Mun. Susana Barroso
Estoril Basket-Basket Queluz às 21:00h no Pav. dos Salesianos – Manique
Barreirense-Cruz-Quebradense às 21:00h no Ginásio do Barreirense
Estoril Praia-União Sportiva às 21:30h no Pav. Salesianos 1 - Estoril

 

Comentários 

 
+2 #2 Planeta Basket 19-12-2013 18:37
Obrigado Inês pela correcção.
Assim sendo, Belenenses e Física seguem na liderança da zona Centro-Sul, ambos com 8v/1d, sendo que a vantagem no confronto directo pertence ao Belenenses.
Citar
 
 
+1 #1 Inês Silvério 19-12-2013 18:15
Boa tarde,
Em relação ao jogo do Odivelas-Belenenses ele realizou-se dia 14 de Dezembro às 21h e ficou 41-95 para o Belenenses, logo o que está escrito não está correcto, pois o jogo realizou-se e o Belenenses continua à frente da Física.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária