Equilíbrio ou Qualidade?
 
Localização: HOME

Equilíbrio ou Qualidade?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 14
FracoBom 

Nuno TavaresDois dos encontros da jornada 15 do grupo Centro/Sul prometiam equilíbrio e qualidade, mas no fim nenhum reuniu simultaneamente os dois atributos.

Na Tapadinha, onde se defrontaram Atlético e Física, houve disputa do resultado até ao fim mas a qualidade do jogo praticado, principalmente na 1ª parte, não esteve à altura de equipas candidatas ao primeiro lugar do grupo e onde pontificam jogadores com vasta experiência de Liga e Proliga. O festival de passes falhados e lançamentos precipitados, de ambos os lados mas com maior incidência por parte da Física, levou a que o marcador ao intervalo assinalasse uns pobres (27-17). O 3º quarto do encontro foi marcado pela reacção da Física. Entrando com o “cinco” mais experiente, os visitantes marcaram mais pontos nestes 10 minutos do que nos 20 iniciais, mas tiveram que contar com um opositor que também melhorou o seu jogo, pelo que o máximo que conseguiram foi reduzir a desvantagem para 5 pontos (42-37). Nos últimos 10 minutos vieram ao de cima dois factores que decidiram o resultado do encontro. Do lado da Física a falta de profundidade do banco não permitiu manter o ritmo do período anterior, e do lado do Atlético a entrega da responsabilidade das decisões atacantes nas mãos dos jogadores mais experientes mostrou mais uma vez ser a opção correcta. Apesar de todos os esforços dos visitantes para inverter o resultado, a equipa da casa não perdeu o controlo e manteve até final a vantagem no marcador (62-56).

Na visita do Belenenses a Moscavide foi o equilíbrio que esteve totalmente ausente. A equipa da casa nunca se mostrou capaz de opor resistência à cavalgada do conjunto do Restelo. Fazendo valer a sua superioridade atlética e melhor preparação, os azuis ganharam largo avanço logo na 1ª parte (25-50) e fixaram o resultado final em (47-75). Na luta pela 1ª posição do grupo o Belenenses passou a ser a única equipa só com uma derrota, embora tudo esteja em aberto pois ainda falta aos azuis jogar com Atlético e Física. A disputa da 4ª posição é que está a tornar-se numa dança de cerimónia. O NB Queluz não aproveitou a derrota do Moscavide e foi também perder a Rio Maior (81-73). O que parece ser o encontro chave para a definição do último lugar de acesso à 2ª fase vai ser disputado na próxima jornada entre duas equipas vindas de derrotas com sabor amargo, mas por outro lado Rio Maior e Academia “B”, que venceu em casa o Técnico (69-47) aproximaram-se e podem ainda entrar na corrida. Em casa o Chamusca bateu o Odivelas (77-49).

No grupo Sul A o trio da frente não facilitou. O Barreirense foi vencer fora a AEFCT (54-75) enquanto o Estoril Basket se superiorizou na visita ao Basket Almada (70-74). O Algés “B” bateu claramente em casa o União Sportiva (81-52) e confirmou a sua aspiração às posições cimeiras. O trio secundário que disputa a 4ª posição mantém-se bastante unido, o que significa que a luta entre eles continua em aberto. Além das derrotas já referidas do União Sportiva e do Basket Almada frente a adversários melhor posicionados na tabela, o Basket Almada disputou em casa o encontro em atraso frente ao Montijo e venceu (80-74), enquanto o Seixal voltou às vitórias frente ao Estoril-Praia (82-68). Nos dois restantes encontros o Montijo bateu em casa os Salesianos OSJ (66-43) e na visita do Cruz-Quebradense ao Basket Queluz registou-se a mínima diferença pontual da jornada com vitória tangencial dos visitantes (75-76).

No Sul B os dois primeiros tiveram uma jornada sem problemas. O Imortal foi a Évora vencer os Salesianos locais (48-72) e o Reguengos de Monsaraz voltou aos centenários em casa face ao Grândola (115-48). Na luta pelas outras duas posições de acesso à 2ª fase o Ginásio Olhanense conseguiu uma vitória fora face aos Tubarões (66-80) que o mantém no 3º lugar, mas a expectativa estava centrada no Beja-Ferragudo. Caso vencesse o conjunto algarvio ficaria numa posição privilegiada, mas o Beja conseguiu reverter o resultado da 1ª volta em que tinha perdido por 3 pontos, vencendo agora por 5 (63-58) e mantendo em aberto a luta pelo 3º e 4 lugares.

No próximo fim-de-semana os grupos Centro/Sul e Sul A têm jornada dupla disputando a 13ª e a 14ª, enquanto no Sul B se disputa a 8ª jornada. 

24/1/2014

  • Física-Malveira às 21:30h no Pav. da Física
  • Salesianos OSJ-Estoril Basket às 21:30h no Pav. das Oficinas de S. José
  • Ferragudo-Tubarões às 21:30h na Nave Desp. de Ferragudo
  • Ginásio Olhanense-Imortal às 21:30h no Pav. do Ginásio Olhanense
  • Academia “B”-Rio Maior às 21:45 na Esc. Sec. do Lumiar

25/1/2014

  • Belenenses-Academia “B” às 14:15h no Pav. Acácio Rosa
  • Técnico-Chamusca às 15:00h no Pav. do Técnico
  • União Sportiva-Basket Queluz às 16:00h na EBI Canto da Maia
  • NB Queluz-Moscavide às 18:15h no Pav. Henrique Miranda
  • Odivelas-Atlético às 21:00h no Pav. Mun. Susana Barroso
  • Cruz-Quebradense-AEFCT às 21:00h no Pav. Carlos Alberto Carvalho
  • Algés “B”-Basket Almada às 21:00h no Pav. Gomes Pereira
  • Barreirense-Seixal às 21:00h no Ginásio do Barreirense
  • Estoril Praia-Montijo às 21:30h no Pav. Salesianos 1 no Estoril
  • Grândola-Beja às 15:00h no Comp. Desp. José Afonso

26/1/2014

  • Montijo-AEFCT às 16:00h no Pav. Mun. nº1 do Montijo
  • Salesianos de Évora-Reguengos às 17:00h no Pav. D. Bosco

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária