O último dia de Stern
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ARTIGOS DIVERSOS O último dia de Stern

O último dia de Stern

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altTrinta anos depois de ter assumido as funções de Comissário da NBA David Stern deixou esta noite de o ser. O lugar de Comissário será agora ocupado pelo seu antigo braço direito Adam Silver.

Aos 71 anos de idade, o homem que transformou a NBA num fenómeno global deixa atrás de si um legado difícil de igualar. O crescimento da liga desde 31 de Janeiro de 1984, dia em que Stern assumiu o cargo de Comissário foi simplesmente espantoso. As 23 equipas que competiam na altura passaram a 30, as receitas multiplicaram-se exponencialmente e a NBA deixou de ser um simples campeonato norte-americano para se tornar num fenómeno mundial de poularidade. A inteligente estratégia de marketing que procurou promover o jogo e os seus atletas levou à angariação de patrocinadores e de acordos publicitários altamente rentáveis para todos, que sustentaram o crescimento de uma liga que se soube ir reinventando e que foi capaz de captar novos adeptos e consumidores um pouco por todo o mundo.

Ser o líder de uma competição tão mediática como a NBA não terá sido tarefa fácil e David Stern teve de lidar com várias situações bastante complicadas ao longo da sua carreira. Entre as situações mais difíceis de solucionar estiveram os acordos de trabalho entre associações de jogadores e proprietários das equipas, escândalos com drogas que levaram à expulsão de alguns atletas da liga, de violência como as protagonizadas por Ron Artest, Latrell Sprewell ou Gilbert Arenas ou ainda a fraude em apostas desportivas que levaram inclusivamente à condenação do ex-árbitro Tim Donaghy. Mas acima de todas as outras, o anúncio de Magic Johnson de que tinha contraído o VIH e que poderia ter deixado a imagem da liga em muito mau estado acabou por ser resolvido com mestria, com a NBA a conseguir mostrar ao mundo que era possível viver lado a lado com uma pessoa infectada pelo assustador vírus.

Goste-se ou não do estilo e da personalidade de Stern, ao fim de 30 anos ninguem pode negar que o ex-Comissário foi um autêntico embaixador do jogo e que a sua visão mudou a NBA e o mundo.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária