Doron Jamchi é um nome histórico do basquetebol israelita. Melhor marcador de sempre da Super Liga de Israel, é tambem detentor do maior número de internacionalizações por Israel (191).
Jamchi jogou a maior parte da sua carreira ao serviço do Maccabi Tel Aviv, somando um vasto currículo onde constam 11 campeonatos e 7 taças de Israel. Ao longo da sua carreira defrontou por várias vezes o Benfica de Carlos Lisboa nas competições europeias e partilha agora alguns desses momentos em exclusivo com os leitores do Planeta Basket.
"Lembro-me muito bem do Carlos Lisboa. Lembro-me que ele jogava com o número 7 e que era um grande marcador de pontos e um grande lançador.
Nas várias vezes em que o defrontamos, recordo-me que a estratégia da nossa equipa (Maccabi), que o nosso principal objectivo era pará-lo e impedir que ele tivesse sequer oportunidade de lançar ao cesto.
Outra das coisas de que me recordo perfeitamente era o efeito que ele tinha no público e como podia mudar o ambiente no pavilhão (da Luz) do Benfica. Os adeptos adoravam-no e se o conseguissemos manter calmo, sabíamos que tínhamos melhores hipóteses, pois a partir do momento em que ele entrava no jogo e trazia os adeptos para a partida, tudo ficava mais complicado."