Nunca houve tantos meios de comunicar como nos nossos dias. A internet veio abrir janelas e portas, que ainda não há muito tempo eram impensáveis para o comum do cidadão.
Contudo, salvo melhor opinião nada ultrapassa o contacto directo e pessoal. Foi assim que de uma forma informal, o Planeta Basket desafiou Isabel Coelho, ex praticante, e que faz parte duma família de largas tradições no basquetebol, irmã do To-Zé e José Carlos Coelho e mãe de três jovens, dois dos quais já despontam no panorama nacional da modalidade a fazer um depoimento para a iniciativa dos 50 Anos de Minibásquete em Portugal.
Caros Amigos
O desafio para falar deste tema, foi feito num pavilhão de basquetebol e o assunto é motivante.
Tenho 3 filhos praticantes de Basquetebol com as idades de 23 , 16 e 9 anos.
Os 2 mais velhos já tiveram o privilégio de poder participar no Jamboree sob a direcção do San Payo Araújo, já se passaram 13 e 6 anos, mas ao perguntar aos meus filhos o que acharam do Jamboree, a resposta é a seguinte:
- Regras
- Disciplina
- Amizade
- Companheirismo
- Solidariedade
- Basquetebol
O Basquetebol ficou para último, porque tudo é fácil de ensinar quando as outras 5 já estão incutidas no espírito dos participantes.
Muito obrigada a todos, enquanto treinadores e cuidadores de todas as crianças que participaram e participam nesta iniciativa.
Acredito que a participação num Jamboree está para uma criança, como um Título Nacional está para um atleta mais velho.
No futuro só iremos ter bons praticantes, se os clubes que temos neste país perceberem que os príncipios aplicados nos Jamboree são uma mais valia para os atletas enquanto cidadãos.
Muito obrigada pela tua dedicação San Payo Araújo.
Comentários
Sem conhecer pessoalmente, mas percebendo que tendo sido praticante não poderia deixar de ser sensível a este tema, expresso os meus parabéns pelo seu contributo para esta iniciativa.
Pelo depoimento lúcido e contagiante, pela feliz referência a que "a participação num Jamboree está para uma criança, como umTítulo Nacional está para um atleta mais velho" os meus parabéns.
Com mulheres destas, quem poderá abdicar de dar o seu contributo?!