Vitória justa
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias Vitória justa

Vitória justa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

Sofia CarolinaKranjska Gora (Eslovénia) – Depois de um dia sem jogos e de uma retemperadora folga na manhã de domingo com direito a umas braçadas na piscina do hotel, em que a descontracção e o cimentar do espírito de grupo foram palavra de ordem,

a selecção nacional de seniores femininos prosseguiu a preparação tendo em vista a campanha europeia que se avizinha, voltando ao programa diário: treino de manhã (9H30/11H00) e jogo à tarde, mais propriamente desta vez ao final da tarde (19H00 locais), mais uma hora que em Portugal.

E apesar de o grupo em termos de treinos e jogos estar reduzido a 10 jogadoras face às lesões musculares de Michélle Brandão e Aurélie Pinto, o facto é que o espírito de grupo sai fortalecido porque é preciso mais sacrifício, mais união e mais querer. Foi isso que aconteceu neste primeiro teste com a Macedónia, adversário que nos derrotou há um ano na fase de qualificação disputada em Israel (Tel Avive), a contar para o EuroBasket 2013. A vitória merecida, diga-se desde já, sorriu às nossas cores numa partida em que a partir do minuto 7 (8-9), ainda no quarto inicial, estivemos sempre à frente com excepção de uma igualdade (16-16 no minuto 14), já no 2º período.

No 1º quarto (8-14) as nossas representantes defendendo bem e atacando o cesto com decisão carregaram de faltas as adversárias, permitindo sucessivas idas à linha de lance livre, com destaque para Laura Ferreira com 3 faltas provocadas neste parcial. A Macedónia entrando com as duas norte-americanas de início (Chrissy Givens e a poste Ashley Paris), sentia muitas dificuldades para acertar com o cesto.

No 2º período (15-12) a Macedónia reduziu para a diferença mínima (13-14) logo no minuto 12, com um triplo de Givens mas Carla Nascimento respondeu com um duplo logo a seguir, mantendo o seleccionado luso no comando (13-16). Mitrasinovic acertou outro triplo empatando (16-16) no minuto 14, mas Daniela Domingues não esteve pelos ajustes e na resposta marcou uma bomba (16-19) ainda no minuto 14. A partir daí Portugal nunca mais perdeu a liderança do marcador, tendo disparado para 18-26 com o 2º triplo de Carla Nascimento a cair à entrada do minuto 16, o que obrigou Goran Jovanovic a pedir o seu 2º desconto de tempo. A paragem surtiu efeito pois conseguiu parar o ataque luso que não conseguiu voltar a encontrar o caminho para o cesto, atingindo-se o intervalo com a vantagem de 3 pontos para Portugal (23-26).

No 3º quarto (11-20) a dinâmica das comandadas de Ricardo Vasconcelos não baixou de intensidade e com a subida de rendimento de Inês Faustino (7 pontos) e Jessica Almeida (4 pontos), que apareceram mais confiantes e eficazes, a selecção lusa conseguiu chegar à maior diferença (13 pontos) no minuto 29 (33-46) através de dois lances livres convertidos por Daniela Domingues, a 13,2 segundos da buzina que assinalou o final deste parcial (34-46).

No último período (13-6) a Macedónia carregou com todas as suas armas, nomeadamente Chrissy Givens e a extremo/poste esquerdina Kmetovska, as melhores marcadoras da equipa, ambas com 12 pontos, mas Sofia Carolina que teve outro excelente desempenho, particularmente a defender (5 ressaltos e 3 desarmes de lançamento), não permitiu grandes veleidades, nem sequer à sua adversária directa (Ashley Paris) que participou esta temporada na Liga da Turquia (Mersin Buyuksehüe) e já jogou na WNBA (Los Angeles Sparks). O melhor que a Goran Jovanovic conseguiu foi limitar o ataque luso a apenas 6 pontos, curiosamente todos da autoria de Sofia Carolina (2 duplos e 2 lances livres), convertidos até ao minuto 36. A exclusão de Gavrilovska (5 faltas) no minuto 37, com o resultado a favor das nossas cores (42-52), pesou na confiança e no acreditar das suas companheiras, que só conseguiram baixar a fasquia para os 5 pontos finais, com acções das duas norte-americanas (Givens e Paris).

Resultado final: Macedónia 47-52 Portugal

Como vem sendo habitual, recolhemos o depoimento do seleccionador Ricardo Vasconcelos sobre o jogo: «O que me parece importante de salientar na vitória de hoje foi, do ponto de vista defensivo, a consistência verificada, pois jogámos com uma equipa que apresentou duas norte-americanas (jogaram em duas boas Ligas europeias, na Turquia e na Roménia). A nível individual depois de no 2º jogo contra a Eslovénia terem aparecido a Daniela, a Carla e a Laura, todas jogadoras exteriores, hoje foi a vez de uma Inês Faustino e uma Jessica emergirem também, com um desempenho muito acima aos anteriores 2 jogos. Por último o facto de termos conseguido gerir melhor os minutos da Sofia Carolina (24 minutos de utilização) sem que a equipa perdesse qualidade defensiva, possibilitou à mesma um jogo muito bem conseguido, quer no plano defensivo, quer no plano ofensivo. Foi claramente a jogadora mais sólida dentro de campo. Penso que este é um factor muito importante para todo o grupo, o ela poder descansar uns minutos no banco sem que a dinâmica da equipa se ressinta, aquando da sua ausência em campo.»

Destaque na selecção portuguesa para a prestação da poste Sofia Carolina (12 pontos, 5 ressaltos sendo 2 ofensivos, 3 desarmes de lançamento, 1 roubo e uma falta provocada com 2/2 nos lances livres), bem acompanhada por Daniela Domingues (9 pontos, 1/2 nos triplos, 3 ressaltos sendo 1 ofensivo, uma assistência, 1 roubo e um desarme de lançamento), Carla Nascimento (8 pontos, 2/4 nos triplos, 3 ressaltos defensivos, uma assistência e 1 roubo), Laura Ferreira (9 pontos, 1 ressalto defensivo, 3 assistências, 1 roubo, 1 desarme de lançamento e3 faltas provocadas com 4/6 nos lances livres), Inês Faustino (8 pontos, 1/3 nos triplos, 1 ressalto defensivo, uma assistência, 1 roubo e duas faltas provocadas com 3/4 nos lances livres) e Jessica Almeida (4 pontos, 1 ressalto defensivo, uma assistência e 2 roubos).

Na equipa da Macedónia as mais produtivas foram Chrissy Givens e Ivana  Kmetovska , ambas com 12 pontos, logo seguidas de Andzelica Mitrasinovic (9 pontos). Ashley Paris (1,91 m) desiludiu, não se entendendo com a marcação cerrada levada a cabo por Sofia Carolina, que a meteu no bolso.

Ficha de jogo
School Hall, em Kranjska Gora

Macedónia (47) –  Andzelika Mitrasinovic (9), Aleksandra Stojanovska (2), Chrissy Givens (12), Ivana Kmetovska (12) e Ashley Paris (4); Monika Gavrilovska (5), Nena Sekulovska (3) e Dragana  Jolovic

Portugal (52) – Carla Nascimento (8), Daniela Domingues (9), Ana Oliveira, Laura Ferreira (9) e Sofia Carolina (12); Lavínia Silva (2), Jessica Almeida (4), Inês Faustino (8), Dora Duarte e Francisca Braga.

Por períodos: 8-14, 15-12, 11-20, 13-6

Árbitros: Gregor Cesen, Vinko Zovko e Goran Grbic

Amanhã (3ª feira) as duas equipas voltam a defrontar-se à mesma hora, desta feita na terra natal do seleccionador da Macedónia, Goran Jovanovic, uma pequena localidade (Zirovnica) a cerca de 20 quilómetros de Kranjska Gora.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária