Circuito em Sangalhos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC ÁRBITROS ARTIGOS DIVERSOS Circuito em Sangalhos

Circuito em Sangalhos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

Circuito Nacional Mário Lemos em SangalhosNo dia 25 de maio de 2014, o minibasquete do Sangalhos Desporto Clube vai organizar uma etapa do Circuito- Memorial Prof. Mário Lemos para o escalão de sub-10 Misto (rapazes e raparigas nascidos antes de 2004),

atividade de âmbito nacional, no âmbito do Comité Nacional de Minibasquete da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Para além de uma equipa do Sangalhos Desporto Clube, estarão presentes as equipas do Dragon-Force – Futebol Clube do Porto; do Olivais Futebol Clube Coimbra – Clube com mais atletas inscritos no distrito de Coimbra, e do Clube dos Galitos- Aveiro - Clube com mais atletas inscritos a nível nacional.

Os “mini-atletas”, para além da realização de jogos entre todas as equipas, irão ainda realizar concursos de lançamentos por equipa que irão ser cotados no ranking nacional que o Comité Nacional de Minibásquete tem obtido nas jornadas do Memorial Mário Lemos realizadas anteriormente.

Esta é uma organização que muito nos orgulhamos, que certamente vai ser um sucesso não só a nível desportivo como também na divulgação da imagem do minibasquete, do clube, da vila de Sangalhos, do concelho de Anadia e das marcas associadas ao evento.

O Sangalhos Desporto Clube é uma Instituição de Utilidade Pública, fundada em 1940 e abrangida pela lei do mecenato. Em 2001, foi atribuído ao clube, pelo Ministério da Juventude e Desporto, o prémio Reconhecer o Mérito, pela ação desenvolvida junto dos jovens praticantes. O clube foi também condecorado com a Medalha de Bons Serviços Desportivos e é uma Escola de Minibasquete certificada pela FPB.

O minibasquete de Sangalhos Desporto Clube que conta na época de 2013/2014 com cerca de 50 crianças de ambos os sexos devidamente inscritas na Associação de Basquetebol de Aveiro (ABA) e Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), é um espaço de acolhimento de crianças dos Mini 12 (menores de 12 anos de idade), Mini 10 (menores de 10 anos de idade), Mini 8 (menores de 8 anos de idade) e Babies (menores de 6 anos de idade), que desejam praticar a modalidade. Os treinos são todas as quartas-feiras às 18:30 e sábados às 10:00 (os nascidos em 2002 têm treino extra nas terças-feiras às 18:30).

O Sangalhos DC dispõe de uma organização administrativa, desportiva, pedagógica e da possibilidade de utilização de equipamentos adaptados e adequados às crianças que permite organizar as aprendizagens em função do nível de jogo dos minis e não só em função das idades. Os seus treinadores são Emanuel Seco (coordenador e treinador grau 3 da FPB e responsável pelos sub-12/sub13) ; Paulo Joel (treinador de grau 2 e responsável pelo escalão de sub14B/sub13); José Figueiredo (treinador de grau 1 e responsável pelo escalão de sub-10/sub-8), João Costeira (treinador estagiário e adjunto dos sub 14B/sub13) e são coadjuvados por uma equipa de monitores, atletas do clube : Jó Seabra, Petra Santos, David Santiago, João Gonçalves, Inês Calvo.

Com a inauguração das novas instalações no fim da época transata, o Sangalhos Desporto Clube tem organizado numa periodicidade semanal (na época competitiva) atividades, encontros e competições adaptadas ao nível da prática das crianças, tanto integradas nas jornadas da ABA (com a participação de clubes do distrito de Aveiro), como em encontros/torneios por convite direto (com clubes de outras associações).

As instalações do Sangalhos permitem que se realizem encontros com 8 equipas simultaneamente e, cientes desse privilégio bem como da dificuldade que outros clubes sentem na disponibilização de espaços para realizarem atividades no escalão, o minibasquete do Sangalhos DC com sentido de responsabilidade, sentiu-se “obrigado” a abrir as excelentes condições físicas para a realização regular desses encontros.

Até à data, nesta época 2013/ 2014 já foram realizadas mais de 20 atividades/ encontros/ torneios de minibasquete nas nossas instalações, participando em cada uma dessas atividades cerca de 80 atletas (a que se juntam treinadores, diretores, pais, adeptos). Já participaram em atividades do minibasquete em Sangalhos 2013/2014 clubes como Olivais Coimbra, 5 Basket (Porto), ESBM (Figueira da Foz), e do distrito de Aveiro: Sanjoanense, Ovarense, Oliveirense, GICA (Águeda), Galitos de Aveiro, Gafanha, Esgueira, Illiabum, Anadia FC, Cerca, N S Estarreja, Atómicos (Oliveira do Bairro), Beira-Mar, ENESSE (Oliveira Azeméis). Podemos orgulhar-nos de, na presente época sermos uma das maiores “casas” de minibasquete do país, elevando o nome do clube, da vila de Sangalhos e do concelho de Anadia.

Para além dos encontros em “casa”, e da participação nos campeonatos oficiais da ABA nos escalões de sub-13 e sub-14B, os minibasquetebolistas do Sangalhos já estiveram presentes em vários torneios/ encontros fora de portas: Coimbra (Olivais e CAD); Aveiro (Galitos; Esgueira); Águeda (Gica); Condeixa-a-Nova (Basket Condeixa); Oliveira do Bairro (Atómicos); Figueira da Foz (ESBM); Anadia (Anadia FC).

Tem sido um ano de intensa atividade, em que o principal objetivo é a diversão das crianças enquanto vão aprendendo o minibasquete, sendo um espaço que está aberto a todos os que queiram experimentar.

Programa e regulamento etapa circuito Prof. Mário Lemos
Sangalhos 25 de maio de 2014

  • 10H00 – Jogos
  • 10H30 – Jogos
  • 11H00 - Concursos
  • 11H20 – Entrega das bolas aos vencedores do concurso e fotografia dos participantes. Breve evocação sobre quem foi o Prof. Mário Lemos
  • 11H30 – Jogos
  • 12H00 – Final do evento

Regulamento dos jogos

  1. Os clubes poderão comparecer ao evento com mais de 12 jogadores por equipa mas em cada jogo só poderão participar 12 elementos
  2. As equipas têm de ser formadas por atletas Mini-10 ou mais novos (os atletas devem ser portadores de carteira de jogador ou cartão de cidadão).
  3. Os minis das equipas que têm mais de 12 elementos participam no mínimo em 2 jogos e pelo menos 2 concursos.
  4. Cada equipa fará 3 jogos de 3 períodos de 8 minutos no modelo de 4 x 4 tempo corrido.
  5. Não há lances livres
  6. Nas bolas presas a reposição será feita pela equipa que estava a atacar ou seja que tinha posse de bola.
  7. Por jogo cada jogador só poderá jogar 1 período.
  8. Caso uma equipa tenha menos de 12 jogadores, os jogadores que jogam em dois períodos terão nesse período ser substituídos a meio do período por outro jogador.

Regulamento dos concursos de lançamento:

  1. As equipas são formadas por 12 atletas.
  2. As equipas formam uma fila conforme as figuras.
  3. Cada equipa só pode ter três bolas.
  4. Não são avaliadas as situações de passos nem a correção do lançamento apenas a eficácia.
  5. Cada jogador quando chega a sua vez, apenas tem uma tentativa para lançar ao cesto. A seguir ao lançamento tem de ir buscar a bola e passar ao companheiro que está na fila e colocar-se no fim desta.
  6. Apenas os jogadores em concurso poderão tocar nas três bolas das suas equipas, não há adultos nem outros elementos a ajudar a recuperar bolas.
  7. O início do concurso começa com ao sinal sonoro, apito ou aparelho.
  8. São contados o número de cestos convertidos durante os 3 minutos.
  9. Um cesto convertido depois do apito final é válido se já tiver saído da mão do jogador.
  10. Os lances livres têm de ser executado atrás da linha de 3,5 m.

Nota: O Comité Nacional de Minibásquete tem um ranking nacional obtido nas jornadas do Memorial Mário Lemos realizadas anteriormente.

Todas as equipas poderão participar nos concursos, mas para o ranking e atribuição de prémios apenas vão ser validadas as equipas que cumpram todos os requisitos do concurso.

As equipas empatadas executarão a mesma prova. Iniciando ao mesmo tempo. A equipa que converter em primeiro lugar 6 cestos no lançamento da passada e 3 cestos no lance livre será a equipa vencedora.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária