Vitória categórica
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias Vitória categórica

Vitória categórica

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Laura FerreiraLuxemburgo –  A selecção nacional de seniores femininos prossegue a sua preparação com vista à participação na fase de qualificação do EuroBasket 2015. Ontem no 1º jogo de controlo contra a selecção anfitriã,

Portugal venceu por números que não deixam dúvidas.

Não passaria pela cabeça de ninguém da comitiva lusa que depois de termos respondido de forma simples mas eficaz à melhor entrada das anfitriãs (4-0 à entrada do minuto 3), passando para a frente no minuto 5 (6-8), com Laura Ferreira on-fire (2 triplos consecutivos), as comandadas de Ricardo Vasconcelos tenham feito 5 minutos completamente atípicos, ao sofrer um parcial de 7-0, com Lynn Schreiner a dar o mote, acertando uma bomba no minuto 6. Foi deste modo que a selecção luxemburguesa terminou o 1º período (13-8) no comando, sem ter feito muito por isso, ou seja mais por demérito luso.

No 2º quarto (5-26) as coisas mudaram radicalmente de figura. Mas as nossas representantes ainda demoraram mais de 3 minutos a acertar com o cesto, porque à entrada do minuto 13 o prejuízo já tinha aumentado para 9 pontos (17-8), obrigando o seleccionador português a parar o cronómetro de imediato. Feitas as necessárias correcções, a estratégia deu os seus frutos. Fazendo uma rápida circulação de bola perante uma defesa zona montada pelo treinador da casa, foram-se construindo boas situações de lançamento. Os cestos sucediam-se e o técnico do Luxemburgo pediu 2 descontos de tempo no espaço de 2 minutos e meio. Primeiro aos 17-14 (minuto 15) depois de a sua equipa ter consentido um parcial de 0-6 em menos de 1 minuto. Logo a seguir a selecção anfitriã encaixou mais um parcial (0-13), com 3 triplos (Inês Faustino, de novo Laura Ferreira e Carla Nascimento) pelo meio. Em resumo: Portugal impôs um parcial de 0-19 e foi para o descanso na frente (18-34). Para essa vantagem de 16 pontos, muito contribuiu a magnífica percentagem nos tiros do perímetro (60%) com 6 triplos convertidos em 10 tentados, tendo Laura Ferreira estado irrepreensível (3/3).

No 3º quarto (13-20) o ritmo baixou um pouco, mas a eficácia da linha de 3 pontos continuava em níveis excelentes. No minuto 26 já tinham caído mais 4 bombas (3 consecutivas de Daniela Domingues e a 2ª da capitã Carla Nascimento) e o resultado dobrava (24-48), no minuto 26.

No derradeiro período (15-16) e com o jogo perfeitamente controlado, as nossas representantes foram gerindo a vantagem, sem grandes sobressaltos, tendo chegado a 40-70, com mais um triplo, desta vez da autoria de Dora Duarte, no minuto 39. Foi já nos últimos 30 segundos que as luxemburguesas reduziram com 2 triplos, fixando os números finais, em cima da buzina, com a 2ª bomba de Tessy Hetting.

Resultado final: Luxemburgo 46-70 Portugal

No final da partida o seleccionador Ricardo Vasconcelos fez o seu comentário ao modo como viu o desempenho da sua equipa: «Entrámos mal no jogo, um pouco desconcentrados e acabámos por fazer um 1º período abaixo daquilo de que somos capazes. Contudo a reacção que tivemos no 2º quarto (17-0) demonstra que a equipa já tem momentos muito sólidos e de boa qualidade de jogo. Jogámos contra um adversário que nos colocou uma defesa de zona durante 40 minutos e ao apresentarmos uma percentagem de 50% da linha de 3 pontos (12/24), revelámos boas escolhas no ataque.».

Destaque no seleccionado luso para a prestação de Laura Ferreira, MVP do encontro (19,5 de valorização) ao contabilizar 13 pontos, 5/7 nos lançamentos de campo repartidos por 2/3 nos duplos e 3/4 nos triplos, 4 ressaltos sendo metade ofensivos, 3 assistências e uma falta provocada, muito bem acompanhada por Daniela Domingues (15 pontos, 6/10 nos lançamentos de campo repartidos por 3/6 nos duplos e 3/4 nos triplos, 1 ressalto ofensivo, duas assistências e 1 roubo) e Carla Nascimento (10 pontos, 2/3 nos triplos, 7 ressaltos defensivos, duas assistências e 3 roubos).

Nas anfitriãs a mais valiosa foi Liz Schmitz ( 7 pontos, 5 ressaltos sendo 1 ofensivo, uma assistência e 2 roubos), logo seguida de Tessy Hettinger  (10 pontos, 2/2 nos triplos, 1 ressalto defensivo, 1 roubo e duas faltas provocadas) e Cathy Schmit (10 pontos, 1 ressalto defensivo, 3 assistências, 4 roubos e 4 faltas provocadas com 4/6 nos lances livres).

Ficha de jogo
Sport Hall em Oberanven

Luxemburgo (46) – Cathy Schmit (10), Lynn Schreiner (6), Tessy Hetting (10), Nadia Mossong e Evelyne Stoll (5); Liz Schmitz (7), Lisa Jablonowski (6), Magaly Meynadier e Michéle Orban (2)

Portugal (70) – Carla Nascimento (10), Inês Faustino (5), Ana Oliveira (8), Lavínia Silva (4) e Sofia Carolina (4); Laura Ferreira (13), Daniela Domingues (15), Francisca Braga (2), Aurélie Pinto, Michélle Brandão (6), Jessica Almeida e Dora Duarte (3)

Por períodos: 13-8, 5-26, 13-20, 15-16

Árbitros: Luc Meisch e Yan Surikin

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária