O balanço da preparação
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias O balanço da preparação

O balanço da preparação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

Ricardo VasconcelosRiga (Letónia) – Estamos já instalados no Days Hotel Riga VEF, unidade hoteleira onde chegámos cerca das 14H45, depois do percurso com a duração aproximada de 40 minutos,

desde o aeroporto da capital da Letónia. Feita a habitual distribuição dos quartos, foi só subir para deixar as bagagens e descer para almoçar por volta das 15H00.

A viagem que nos trouxe do Luxemburgo, começou bem cedo, pois o voo da Luxair que nos transportou até Frankfurt, escala da ligação para Riga, tinha a partida agendada para as 06H45. Estar na recepção do Parc Hotel às 05H00, nosso poiso desde a passada 2ª feira, foi duro mas nestas andanças é assim mesmo. O voo que nos levou até Frankfurt, foi curto (50 minutos) e por isso combinámos com o seleccionador nacional fazer o balanço da preparação para a fase de qualificação do EuroBasket 2015 durante o voo Frankfurt-Riga (2h05). Curiosamente calhou ficarmos lado a lado e por isso as coisas ficaram bastante facilitadas.

A preparação para a campanha europeia de 2014, começou a 7 de Maio, faz amanhã precisamente um mês. Fez-se depois um estágio de 6 dias na Eslovénia (Kranjska Gora), onde realizámos 4 jogos, 2 com a congénere anfitriã (duas derrotas) e outros 2 com a selecção da Macedónia (duas vitórias). O saldo ficou pois nos 50% e agora no caminho para Riga, fizemos mais 2 jogos de controlo, com o Luxemburgo. O saldo manteve-se nos 50% porque vencemos o 1º encontro (70-46) e perdemos o 2º (51-65).

Foi pegando precisamente neste tema que iniciámos a conversa com o seleccionador nacional. Disse-nos: «Após 28 treinos e 6 jogos, o grupo de trabalho terminou esta fase com algum cansaço acumulado, mas bastante coeso. O trabalho realizado ao longo deste período foi bastante positivo, tendo a equipa melhorado significativamente no trabalho sem bola bem como nas transições ofensivas (aumentámos o ritmo). Do ponto de vista defensivo ainda temos algumas lacunas, quer ao nível da transição ataque-defesa quer na defesa da bola. Os 6 jogos que fizemos trouxeram-nos boas rotinas e boas dinâmicas, excepto no último em que não conseguimos ser iguais a nós próprios. As 3 vitórias demonstraram que temos valor para competir a este nível.»

Esta fase de qualificação para o EuroBasket 2015 congrega 26 selecções, distribuídas por 5 grupos de 4 equipas cada e mais 2 grupos de 3 equipas cada, apurando-se os 7 primeiros e os melhores 6 segundos classificados. O sorteio ditou que ficássemos inseridos no Grupo C, juntamente com a Letónia, Itália e Estónia, selecções que defrontaremos por esta ordem, em sistema de poule a duas voltas, de acordo com o seguinte calendário: Letónia (em Riga - 8/6), Itália (em Coimbra -11/6), Estónia (em Tallin -15/6), Letónia (em Caminha -18/6), Itália (em Ragusa -22/6) e finalmente Estónia (em Carcavelos -25/6).

Como faz a avaliação deste Grupo C em que Portugal calhou por sorteio, perguntámos. A resposta de Ricardo Vasconcelos mostra que o responsável técnico da selecção sénior feminina tem ambição de lutar pelo apuramento: «Em teoria estamos num grupo com 2 habitués das fases finais dos Europeus e portanto temos claro que a missão que nos espera é complicada. Até ao momento só tivemos a possibilidade de observar a Itália que, aparentemente, está a conseguir resultados abaixo do normal na fase de preparação. Por outro lado a Letónia voltou a inscrever algumas das suas jogadoras mais experientes (mudou de treinador), dando a ideia de que vai apostar forte nesta qualificação. A Estónia é um adversário directo, a priori o mais acessível. Partimos com a ambição clara de ganhar os 2 jogos. Sabemos que cada vitória num jogo internacional é difícil , mas não podemos ter outra postura senão entrar para este apuramento com a perspectiva de poder surpreender e tentar alcançar o segundo lugar no nosso grupo.»

A equipa entretanto recolheu aos quartos para recuperar algumas energias, pois hoje ainda está marcado um treino com a duração de hora e meia (20H00 às 21H30), no Riga Olympic Center, recinto onde se jogará no próximo domingo a partida entre Letónia e Portugal (20H15), mais 2 horas que em Portugal.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária