Confiantes na vitória
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias Confiantes na vitória

Confiantes na vitória

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

Ricardo VasconcelosRagusa (Itália) – Nesta cidade do sul da Sicília, a cerca de 25 quilómetros da costa, que é banhada pelo Mediterrâneo, onde chegámos ontem, 6ª feira, ao final da tarde, após 13 horas de viagem,

a selecção nacional já fez 2 treinos este sábado, véspera do jogo com a Itália, agendado para amanhã, domingo, a partir das 20H30, no Pala Minardi.

O recinto onde será realizado o jogo decisivo para as portuguesas é o pavilhão onde joga o Virtus Eirene Ragusa, equipa da terra, que foi 2ª classificada na 1ª Liga italiana, atrás do Famila Schio (campeão), ficando o Umbertide na 3ª posição. Tem capacidade para 2500 espectadores (lugares sentados). A equipa disputou a final do play-off com o Famila Schio (2-3), de cujo plantel fazem parte Giorgia Sottana e Raffaella Masciadri, pedras base da selecção italiana. Por seu turno no Virtus Ragusa alinha a extremo/poste Lavinia Santucci que também integra a squadra azzurra. Uma curiosidade: a nossa bem conhecida Clarisse Machanguana, internacional moçambicana, que foi campeã nacional em Portugal pelo União de Santarém (início dos anos 90), antes de ter ido para os EUA, onde foi companheira de Ticha Penicheiro e Mery Andrade, na Universidade Old Dominion, representou igualmente o emblema de Ragusa.

Numa rápida passagem pelos 6 grupos que integram esta fase de qualificação do EuroBasket Feminino 2015, já há equipas apuradas, a duas rondas do termo da prova: Polónia (Grupo A), Lituânia (Grupo B), Letónia (Grupo C), Ucrânia e Montenegro (Grupo D), Suécia (Grupo E) e Croácia (Grupo F). Restam ainda quatro vagas (entre os 2ºs classificados), sendo certo que o pior dos 2ºs não será apurado. Para Portugal atingir esse objectivo, não depende de terceiros, mas terá que vencer aqui em Ragusa e bater também a Estónia, no último jogo, em Carcavelos, na próxima 4ª feira. Nesse hipotético cenário poderemos ficar em segundo no Grupo C, ainda que em igualdade pontual com as italianas e assim concretizar o sonho de estar na fase final da competição, em 2015.

Após o treino da noite (duas horas), o seleccionador nacional Ricardo Vasconcelos disponibilizou-se para fazer a antevisão do jogo de amanhã, onde o 2º lugar do Grupo C está em discussão. «Temos pela frente um jogo decisivo para ambas as selecções no que toca à possibilidade de se apurarem para a fase final do EuroBasket 2015, sendo que quem ganhar não está apurado mas quem perder dificilmente se poderá qualificar. Estaremos perante uma Itália com valores individuais bastante fortes, mas que pelo facto de não ter uma jogadora que faça a diferença na posição 5, permite-nos jogar mais de igual para igual. Depois da vitória em Portugal estamos conscientes de que elas vão estar cem por cento focadas e concentradas, para rectificar o resultado negativo em Coimbra. Com base nesta ideia, sabemos bem da importância de entrar bem no jogo e colocá-las numa situação de desconforto desde a bola ao ar. Sabemos que irão fazer das suas jogadoras exteriores o seu ponto forte, jogando muito pick-and-roll e temos que estar muito atentos na forma como iremos defender o mesmo. Em suma estamos conscientes das dificuldades, mas também confiantes no desfecho final.»

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária