Um visionário
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO FRASES CÉLEBRES Futuro: 50 ANOS MINIBASQUETE Um visionário

Um visionário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 12
FracoBom 

Cremildo PereiraCorria o ano de 1969, em Quelimane, Moçambique, terra que me viu nascer e crescer. Na Zambézia, na margem esquerda do Rio dos Bons Sinais, a 1565 km a norte de Lourenço Marques, hoje Maputo, algo mudava para mim.

Só conhecia o basquetebol através dos relatos da rádio. Nunca tinha visto um jogo a sério, mas já sabia que os melhores eram o Mário Albuquerque, o Nelson Serra… Com meias ou com bolas de ténis, já me imaginava ser como um dos meus ídolos que chegavam via rádio, lançava para as sanefas e para os troncos das árvores.

Um sábado de manhã, o meu tio António que vivia connosco disse-me que havia uma surpresa na escola. Espanto meu, um par de tabelas de mini novas e um senhor muito simpático, que vinha de muito longe ensinar-nos o jogo e as suas regras. Foi um dia inesquecível.

Este  senhor, o pai do MINI em Moçambique, foi determinante na minha vida e dava pelo nome de Cremildo Pereira.

Um ano depois, fui com a minha família viver para Lourenço Marques e ao encontro dos grandes torneios da Coca-Cola e da Milo, só equipas de bairro. A organização era do Núcleo de Minibasquetebol de Moçambique, um grupo de pessoas dinâmicas e entusiastas, lideradas pelo Sr. Cremildo Pereira e responsáveis pelo despertar de inúmeros jovens  para a modalidade.

Nos 50 anos de Mini, agradeço ao Planeta Basket a oportunidade de destacar o feito deste  grupo de pessoas, encabeçadas pelo Sr. Cremildo Pereira, em prol do Mini e da projecção dada à modalidade, onde muitas crianças, como eu, encontraram no Basquetebol uma certa maneira de estar na vidar.

A todos um grande Bem Haja!
Henrique Vieira

 

Comentários 

 
+1 #4 Vitor Pereira 04-03-2016 12:58
Só agora é que me lembrei de fazer uma busca na net se por ventura existiria algo acerca deste meu tio no mundo do Mini Basket... Fiquei sensibilizado... gostei muito e certamente ele gostaria também pelas palavras afáveis deixadas aqui! Eu particularmente nunca estive ligado e sinceramente nem tenho conhecimento das regras desta modalidade... estou de facto mais ligado às regras de futebol de onze, já o fui árbitro e agora observador de árbitros... mas agradeço em nome deste meu tio já falecido as vossas palavras
Citar
 
 
+1 #3 A.Guia Martins 15-12-2014 15:56
É bom viajar no tempo e revisitar momentos idos que nos são saudosos. Existem efetivamente momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. Ao afirmar isto lembro-me, naturalmente, de Cremildo Pereira esforçado divulgador das regras de basquetebol praticado na década de sessenta em Moçambique.
“Em prol do basquetebol - Pela complexidade das regras e velocidade do jogo o basquetebol é mais difícil de arbitrar que qualquer outra modalidade – afirmou-nos António Guia Martins aplicado ‘aluno’ do GRANDE MESTRE Cremildo Pereira.”
(Cabeçalho de uma entrevista publicada num dos jornais locais da época)
Um grade abraço a todos os amantes da modalidade especialmente ao meu sobrinho Henrique
Citar
 
 
+3 #2 jorge duarte 08-12-2014 23:09
Parabéns, e obrigado por lembrar neste momento um Grande Senhor Cremildo Pereira, na Beira comecei o dirigismo desportivo a colaborar muito modestamente numa equipa de minis a Small-Simms, tendo como monitor o António Almeida.
Citar
 
 
+3 #1 João Ribeiro 08-12-2014 22:35
Caro Henrique Vieira, gostaria apenas de numa palavra elogiar este sentido e emocionado relato:

BRILHANTE!

Aquele Abraço
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária