Que comportamento perante a vitória e a derrota?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Que comportamento perante a vitória e a derrota?

Que comportamento perante a vitória e a derrota?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 14
FracoBom 

altNeste início de colaboração regular com Planeta Basket, permitam-me dar a conhecer duas grandes premissas que de há muito nos têm norteado,

nesta incessante procura de sermos assertivo em redor e por dentro das "coisas" do mais completo desporto de equipa, salvaguardando as devidas distâncias e realidades, bem como o universo em que, ou por opção nossa ou por condicionalismos de vária ordem, nos temos movimentado.

Duas grandes premissas que constituem simultaneamente duas grandes referências, uma de mestre - porque sábio! - prof. Manuel Sérgio, quando nos lega : "Hoje, conhecimento e informação com eficácia, é teoria que a prática confirma a sua utilidade", e outra de outro grande mestre John Wooden, que nos deixou esta sublime mensagem: "O talento é um dom de Deus, seja grato; a fama é um dom dos homens, seja humilde; a presunção é um dom de si próprio, seja cuidadoso".

Naturalmente que, ao longo do percurso encontrámos e continuaremos a encontrar outros mestres, e a seu tempo irão sendo também referenciados.

Posto isto, vamos a jogo: Que comportamento perante a vitória e a derrota?

Porque ganhar não é tudo, e porque perder não representa obrigatoriamente um fracasso, abordamos este tema focando-nos essencialmente nos escalões de formação.

Tomando como ponto de partida que a maior parte das crianças e jovens querem e têm como ambição ganhar, ser-se-ia irrealista e ingénuo pensar-se que a vitória não assume, para eles, um aspecto de importância relevante.

No entanto, a não ser que orientados nesse sentido e desde que libertos da pressão dos adultos, eles não colocam a ênfase exclusivamente na vitória e na competição como muitas vezes fazem os seus treinadores e encarregados de educação. Os primeiros querem ganhar a todo o custo e sempre; os segundos querem ver os filhos jogar sempre e também ganhar. No fundo, ambos encaram a vitória como uma questão de afirmação pessoal.

A vitória, o ganhar, é um objectivo naturalmente importante mas não pode tornar-se num fim em si mesmo.

Competirá a nós adultos ajudar e formar jovens a compreender que há muitas coisas a retirar da prática desportiva para além da vitória: a relação e a criação de amizades com companheiros e adversários, a melhoria da imagem de si próprios e a valorização das suas capacidades.

Importará ter sempre em consideração que se os jovens praticantes pensarem que o único objectivo é ganhar, nunca poderão aprender com a vitória e com a derrota, porque se assim fôsse iriam atribuir ao sucesso uma dimensão "catastrófica" e sentir-se-iam terrivelmente desapontados.

Uma das principais missões do treinador corresponderá a ensinar os jovens que, quando um atleta ou equipa perde, isso não significará, necessariamente, uma ameaça ao seu valor pessoal ou que lhe seja dada menos consideração e atenção do que se tivesse ganho.

A linha de orientação a ser desenvolvida junto dos jovens atletas será a de que o sucesso se relaciona com o esforço desenvolvido e deve ser interpretado, primeiro que tudo, como orgulho em cada um fazer o seu melhor, como satisfação por realizar uma determinada tarefa, por ter melhorado e progredido.

Pelo caminho "encontrámos" os mestres prof. Olímpio Coelho : "Os praticantes podem ter controlo sobre a quantidade de esforço que realizam e sobre o empenho que põem na sua participação, mas o seu controlo sobre o resultado de uma competição é limitado" e John Wooden : "Eu dizia aos meus jogadores, antes de entrarmos em campo, que quando o jogo terminasse queria ver as suas cabeças levantadas e que a única maneira de conseguir isso era saberem que fizeram o seu melhor, que deram o seu melhor esforço".

Terminou o jogo. Vitória ou derrota?

Ganhar e perder relacionam-se apenas com o resultado de uma competição, enquanto sucesso e fracasso não dependem disso!

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária