Jogos de reação
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR EXERCICIOS Jogos de reação

Jogos de reação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 18
FracoBom 

San Payo AraújoFoi para mim, um prazer estar de novo em Faro no pavilhão do SC Farense, para mais uma ação de formação onde reencontrei, entre a assistência e que me lembre com recurso apenas à memória,

muitas caras conhecidas da comunidade do minibásequete algarvio como a Irina (Portimonense), o Amândio e o Emanuel (do Imortal), o Paulo e o Nuno dos (Bonjoanenses), o Nuno (Tavira) e os amigos Humberto Gomes e João Lima, para além dos anfitriões do evento o Orlando Faustino diretor Técnico da AB Algarve e a Sofia, o Walter o Pedro e a Daniela do SC Farense. Peço desde já desculpa se me esqueci de algum conhecido, de entre a mais de meia centena de pessoas que assistiu à ação.

Não é por acaso que menciono todas estas pessoas, nomeadamente os treinadores dos clubes. Pois considero importante realçar o facto de felizmente, existirem hoje em dia, pelo país inteiro, um conjunto alargado de treinadores, que se dedicam e permanecem vários anos ligados ao minibásquete e não fazem do mini, apenas um lugar de passagem para outros universos. Como costumo dizer não somos muitos, mas felizmente, se calhar somos mais do que pensamos e bem hajam. pois o basquetebol bem necessita de gente que nos “bastidores” longe dos grandes palcos e das luzes da ribalta alimente a modalidade.

Nesta ação solicitaram-me que apresentasse um conjunto de exercícios para os escalões de Mini-8 e Mini-10. Para tal recorri ao vasto reportório já apresentado aqui no Planeta Basket, não sem como habitualmente faço, apresentar exercícios ainda não divulgados. A importância de desenvolvermos neste escalão a atenção e a velocidade de reacção através de formas competitivas e lúdicas levou-me a apresentar mais um exercício que eu incluo, como o Gigante e o Anão, nos jogos do engana.

Em baixo poderá ver o exercício apresentado em Faro.


Jogo do engana com palmas
por San Payo Araújo

Número de participantes: de 8 a 16

Material: Uma bola

Preparação
Colocar os jogadores consoante o número, em cima de uma das linhas finais ou laterais do campo. O treinador executa um passe que é devolvido, a cada um dos jogadores. Os jogadores que recebem a bola tem de bater uma vez as palmas antes de a receber. Depois de todos os jogadores terem experimentado receber a bola executando antes uma palma o treinador explica a competição.

Objetivo da competição
Estar muito atento ao passe do treinador, pois se o treinador passa a bola e o jogador a quem é dirigido o passe não bate as palmas antes de a receber perde e senta-se. O jogador a quem se destina o passe também perde se o treinador simular um passe e o jogador a quem o passe é direcionado bater palmas. Ganha o jogador que for o último a ser enganado.

Variantes
Para acelerar o processo e treinador e o adjunto ou adjuntos estão a fazer o exercício em simultâneo ou quem perde passa a ser quem simula.


Pode baixar o exercício aqui.

Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.

 

Comentários 

 
+4 #2 Nuno Martins 03-02-2015 22:34
Quando convidei os meus 5 miúdos MINI 8 do Bonjoanenses que participaram nesse treino, disse-lhes que iriam ser treinados por um dos maiores treinadores de crianças do nosso Pais, o mais espevitado perguntou-me logo...ò treina então se tu vais aprender com ele quer dizer que ele é melhor treinador do que tu? (respondi que sim) porque?....eu disse-lhe.....olha porque tem muitos mais cabelos brancos do que eu e já aprendeu com mais de 1000 crianças como tu.....

Obrigado por mais um ensinamento...Abraço e até à próxima.
Citar
 
 
+3 #1 Paulo G. Sousa 03-02-2015 21:58
Em nome da Escola Basquetebol C.F.Os Bonjoanenses
cumpre-me agradecer ao amigo San Payo toda a preciosa colaboração. Tudo faremos para dar continuidade ao seu esforço na divulgação do basquetebol. As crianças agradecem.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária