Campeonato da Europa Sub-16 Femininos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-16 FEMININOS Sub 16 Femininos: Noticias Campeonato da Europa Sub-16 Femininos

Campeonato da Europa Sub-16 Femininos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

 

 

Analise da 1 Fase - 1 Perspectiva(*)

 

1 Jogo - com a Dinamarca

Fruto do conhecimento que temos do basquetebol Dinamarquês e do trabalho desenvolvido no CNT e na Selecção tínhamos uma expectativa muito positiva quanto ao resultado final. Os 3 primeiros períodos do jogo foram confirmando a nossa expectativa. Como aspectos positivos destacamos a excelente atitude da equipa - espírito de luta e entrega - e o facto de termos estados os 3 primeiros períodos a liderar (chegamos a estar a liderar por 14 pontos). No quarto período, infelizmente, a situação alterou-se. A Dinamarca passou a defender a zona e a nossa equipa marcou 2 pontos em 10 minutos.

 

2 Jogo - Inglaterra

Ambas as equipas vinham de uma derrota por 2 pontos no dia anterior. Ao chegar ao pavilhão deparei com uma equipa Inglesa alta no jogo interior - alias durante o jogo conseguia colocar 3 jogadoras altas em simultâneo - e tornou-se claro que um resultado final positivo dependeria, em função da forma de jogar da nossa equipa, da nossa capacidade de conter a saída da bola na pressão todo o campo evitando assim o jogo de 5x5 em meio campo. O jogo foi muito equilibrado e como aspectos positivos destacamos a reacção a derrota no 1 dia, a defesa intensa, a capacidade de impedir as jogadoras grandes de jogar como estavam habituadas fruto do apoio que as nossas jogadoras mais altas deram na pressão todo o campo, as jogadoras exteriores a defenderem cara-a-cara e a trocarem nos bloqueios Ingleses na saída press após cesto marcado, o bom uso dos bloqueios em termos ofensivos e a menor rotatividade da equipa. Como resultado conseguimos uma vitória e colocamos um dos concorrentes, a Inglaterra, com 2 derrotas ao 2 dia.

 

3 Jogo - Israel

Já tínhamos observado Israel a jogar no Europeu do ano passado em Chieti e aqui contra a Grécia. Israel tem 2 jogadoras que fazem a diferença e uma que apoia bem o transporte da bola para o ataque e portanto, em nosso entender, muito do que de positivo pudesse vir a acontecer iria depender da forma como conseguíssemos anular as duas jogadoras mais evoluídas de Israel. O que se passou neste jogo foi, ate certo ponto, o inverso do que se passou com a Dinamarca. Passamos grande parte do jogo a perder mas, aproveitando um momento em que o treinador Israelita retirou, por instantes, as suas duas melhores jogadoras do jogo recuperamos parte da desvantagem e do ponto de vista psicológico passamos a acreditar que podíamos ganhar. Esta situação em conjunto com uma excelente defesa as 2 jogadoras Israelitas (uma sentindo-se incomodada com a pressão fez inclusive falta anti-desportiva), referidas após regresso,  levou o jogo a prolongamento e depois com inteligência fomos ganhar por uma margem que nos dava vantagem em caso de eventual empate com outras equipas.

 

4 Jogo - Grécia

A Grécia gosta de jogar devagar com muitos bloqueios directos seguidos de high-lows com quem desfaz o bloqueio e utilizou, nos jogos anteriores, vários processos defensivos (HxH, Zona 2-3, Zona 3-2, Box-and-One).  Por tudo isto, em nosso entender, um resultado positivo com a Grécia dependeria por um lado da nossa capacidade para encontrar soluções para atacar zona, se ela aparecesse, e por outro lado, da nossa capacidade em aproveitar a vantagem que a pressão todo o campo nos poderia dar para ultrapassar esta forte equipa. A Grécia preparou-se para sair da pressão (utilizou muito tempo uma jogadora mais baixa para transportar a bola e que jogou durante a 2 parte com 4 faltas) defendeu 40 minutos zona e embora tivéssemos observado a introdução de novas soluções para resolver o ataque contra zona e a equipa tivesse realizado uma excelente reacção no 3 período que nos levou a terminar o 3 período a ganhar por 1 depois de termos estado a perder por 10 pontos o resultado final não foi positivo. A diferença final também não nos ajudaria em caso de empate a 3 equipas pois, no dia seguinte, jogava-se Israel - Grécia e uma eventual vitoria de Israel sobre a Grécia e Inglaterra poderia colocarmos, as 3 equipas empatadas o que nao veio a acontecer. E justo destacar que a arbitragem foi tendenciosa e desfavorável ao nosso conjunto.


(*) Este texto foi escrito de memoria pois fui desafiado pelo Ivan a escrever um resumo sobre as partidas depois de algumas terem sido disputadas.

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária