Como os tempos mudaram e permanecem. Permanecem, porque de volta e meia lá vem ao de cima conflitos, mudaram porque actualmente é impensável,
que um confronto entre as selecções nacionais seja realizado ao ar livre e em cima de um relvado.
Os conflitos institucionais fazem parte da vida das organizações e diversas entidades, mas não podemos deixar de salientar, que normalmente estes conflitos acabam sempre por prejudicar os principais intervenientes duma modalidade os seus jogadores. Vem este intróito a propósito de ter sido apenas no quinto encontro entre selecções nacionais, que os jogadores da ABL puderam integrar a selecção nacional. Nos primeiros quatro confrontos internacionais todos com a selecção de França, que se saldaram por quatro pesadas derrotas, a selecção contou apenas com jogadores das Associações de Basquetebol do Porto e Coimbra. Sanado o litígio entre a ABL e a FPB decorreu em Madrid, no dia 15 de Abril de 1935, no relvado do mítico estádio Chamartin o primeiro Espanha x Portugal com o resultado favorável a Espanha de 33 x 12. Segundo Albano Fernandes, o pior inimigo dos portugueses neste jogo, terá sido a relva, que muito dificultou os movimentos dos jogadores portugueses.
Alinharam por Espanha Maunier, Martin, P.Alonso, Ruane, E. Alonso e Ortega. Representaram Portugal: Eduardo Oliveira Martins, (Sporting), Feliciano Barbosa (Campolide Atlético Clube), José António Diogo (Clube Fluvial Portuense), José Lopes (União Futebol de Lisboa) Manuel da Costa (Sport Clube Conimbricense). Eduardo Oliveira Martins, Feliciano Barbosa, e José Lopes são deste modo os primeiros internacionais pertencentes a clubes da Associação de Basquetebol de Lisboa.
Neste tempo os desportistas faziam diversas modalidades Eduardo Oliveira Martins foi extremamente e representou o Sporting em 11 modalidades diferentes: foi campeão em Futebol, Andebol de 11, Basquetebol e Râguebi, além de ter praticado Atletismo, Esgrima, Voleibol, Natação, Polo Aquático, Ténis e Automobilismo. Foi distinguido com o Prémio Fair Play pelo Comité Olímpico Português em 1987, para além de ser também um galã do cinema português, tendo participado em vários filmes, nomeadamente, Maria do Mar, Pupilas do Senhor Reitor, Rosa do Adro, Fátima Terra de Fé e Varanda dos Rouxinóis. O Feliciano Barbosa para além de internacional de basquetebol, foi jogador de futebol do Benfica. Outros tempos…