1945 - Sócio honorário
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1945 - Sócio honorário

1945 - Sócio honorário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altOs estatutos da Federação Portuguesa de Basquetebol estabelecem três categorias de sócios: Sócios ordinários, Sócios honorários e Sócios de mérito. Os sócios honorários são as pessoas singulares ou colectivas julgadas

merecedoras dessa distinção pelos serviços relevantes prestados ao basquetebol.

O reconhecimento social e institucional, de serviços prestados ao basquetebol é sempre dignificante, quer seja para uma pessoa individual, quer seja para uma colectividade ou entidade de tal merecedora. Em 1945 decidiu a Federação proclamar a Associação Basquetebol de Lisboa, Sócio Honorário. A Associação de Basquetebol de Lisboa tornava-se deste modo a primeira Associação a ser considerada Sócio de Mérito da Federação. A título de curiosidade e para comparativamente podermos olhar sobre as provas regionais que ser realizaram nesse ano vamos apresentar segundo o livro de Costa Pinheiro todos os campeões regionais de 1945:

Aveiro
Seniores: Desportivo Aleluia

Coimbra
Seniores: Sport Clube Conimbricense
Juniores: Olivais Futebol Clube

Lisboa
Seniores
Divisão de Honra: Clube Futebol “Os Belenenses”
1ª Divisão: Sporting Clube de Portugal
2ª Divisão: Lisboa Ginásio Clube
3ª Divisão: Clube Atlético de Queluz
Juniores: Clube Futebol “Os Belenenses”

Porto
Divisão de Honra: Sporting Clube Vasco da Gama
1ª Divisão: Grupo Portuense Ténis de Mesa
2ª Divisão: Futebol Clube de Gaia
Juniores: Sporting Clube Vasco da Gama

Setúbal
Futebol Clube Barreirense

Não terminamos este ano sem referir duas curiosidades. Até 1945 a única Associação que tinha realizado campeonatos regionais femininos, foi a Associação Basquetebol de Lisboa. Contudo estes foram interrompidos em 1942 depois do Ateneu Ferroviário se ter sagrado tri-campeão regional de Lisboa. A nível nacional o Clube Futebol “Os Belenenses” praticamente dominou todas as competições em que participou, pois para além de ter sido campeão regional da Divisão de Honra e ter vencido a Taça de Honra, prova antecessora da Taça de Portugal sagrava-se neste ano pela segunda vez campeão nacional de seniores. Nessa época em que também foi campeão regional de juniores o único título que lhe escapou foi o campeonato nacional de Juniores que foi conquistado como no ano anterior pelo Vasco da Gama.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária