1959 - Utilização de estrangeiros
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1959 - Utilização de estrangeiros

1959 - Utilização de estrangeiros

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

ABL 90 anos 90 factosA discussão sobre a utilização de jogadores estrangeiros no basquetebol é uma questão recorrente da nossa modalidade e remonta pelo menos aos anos 50 do século passado.

Quando olhamos e se tenta historiar as sucessivas alterações que foram existindo sobre esta questão fica-se sempre um pouco com a sensação, que raramente se está a discutir o que é verdadeiramente melhor para o basquetebol nacional, mas que na maioria das vezes, se está a discutir como evitar oportunismos, que deturpam a verdade desportiva duma competição.

Em 1959, por resolução havida em reunião do Congresso da Federação, realizado no dia 7 de Novembro ficou decidido, que os jogadores estrangeiros para poderem participar em jogos dos campeonatos nacionais deveriam, pelo menos antes da data de inscrição, ter seis meses de permanência em Portugal.

O campeão deste ano, titulo obtido em Maio de 1959 foi a Associação Académica de Coimbra que alinhou com os seguintes jogadores: Henrique Wilson, António Simões, Luís Sousa, Mário Mexia, Richard Ockenbury, Fidalgo, Sérgio e Lebre.

Em 1959 os dois clubes da AB Lisboa que conquistaram títulos nacionais foi o Belenenses e o Algés que venceram respectivamente a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Para a história aqui ficam alguns elementos das finais dessas competições:

A final da Taça de Portugal realizou-se em São Bento no campo do Clube Nacional de Natação entre o Belenenses e o Benfica com o resultado final de 44-42 para o Belenenses, que alinhou com os seguintes jogadores: José Guerreiro, Carlos Duarte Brito, Fernando Fernandes, José Delgado Nunes, João da Conceição Franco, Alberto Gatinho, Francisco Neves, João de Almeida, Jacinto Boavista e Carlos Ribeiro.

A final da 2ª Divisão disputou-se a 18 de Julho de 1959 no campo de Santa Cruz em Coimbra entre o Algés e o Salesianos do Porto, com o resultado de 38-27 para o Algés que alinhou com os seguintes jogadores: João Leal, F. Brites, A. Mota, Lorena, Carlos Gonçalves, Manuel Martins, J. Ferreira, Carvalho e Pessoa Duarte.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária