Em 22 de Dezembro de 1966, partiu para a capital de Espanha, a equipa do Benfica para participar na primeira edição da Taça Latina de Basquetebol, competição promovida pela federação espanhola com o patrocínio da FIBA.
Nesta competição participaram para além do Benfica os campeões de Espanha: o Real Madrid; de França: o Villeurbanne e o campeão italiano co Simmenthal.
Jogos e resultados:
1ª Jornada
Simmenthal 112 x 63 Benfica
Real Madrid 101 x 87 Villeurbanne
2ª Jornada
Simmenthal 85 x 74 Villeurbanne
Real Madrid 105 x 53 Benfica
3ª Jornada
Benfica 53 x 70 Villeurbanne
Real Madrid 101 x 113 Simmenthal
Classificação final
- Simmenthal
- Real Madrid
- Villeurbanne
- Benfica
O jogo entre o Real Madrid e o Simmenthal foi arbitrado por Alberto Costa. que fez dupla com o francês Blanchoum.
Se pensarmos que na época não existiam lançamentos de 3 pontos temos de reconhecer que foram marcados mesmo muitos cestos no jogo que atribuiu o primeiro lugar de torneio.
As equipas alinharam com os seguintes jogadores:
Simmenthal: Vianello; Mossini, Robbins; Riminucci; Chubiens; Onagro e Gellin
Real Madrid: Sains; Luik; Sevilane; Meintyre; Aiken; Emiliano, Monsalve e Ramos
Villeurbanne: Gilles; Cartelier; Durand; Lamothe; Caballe; Moroze e Recours
Benfica: Jorge Silva; Reis Pires; José Alberto; Joaquim Carlos; Simões; Júlio Campos; Esteves; Coelho; Armindo e João Pires
Em 1966, por motivos de protestos e contraprotestos por alegados erros técnicos de arbitragem no jogo entre o Benfica e o Sporting de Lourenço Marques, não houve atribuição do título de campeão nacional. O Benfica que tinha sido o campeão metropolitano e que venceu a Taça de Portugal, foi no entanto, escolhido para representar Portugal na 1ª Taça Latina.
As restantes competições federativas de seniores foram vencidas pelos seguintes clubes:
Campeonato Nacional da 2ª Divisão
Clube Internacional de Futebol (CIF), que na final disputada a 17 de Abril no Pavilhão de Gaia venceu por 57 – 30 a Educação Física do Norte e alinhou com os seguintes jogadores: Francisco Correia, Ramiro Pinheiro, Carlos Correia, Virgílio Nogueira, Júlio Costa, Henrique Silva, Armando Garranha, Manuel Ramos, Vítor Machado e José Carlos Martins.
Campeonato Nacional da 3ª Divisão
Esta competição foi ganha pelo Futebol Clube de Gaia, que no Pavilhão do Estádio da Luz venceu a formação lisboeta do Ateneu Comercial de Lisboa por 69 x 64.
Nos femininos o Centro Desportivo Universitário do Porto venceu o campeonato e a Taça de Portugal.