Uma das principais queixas dos treinadores de basquetebol , no final dos anos 60 e no princípio dos anos 70 era que o serviço militar obrigatório, que era de dois anos, fruto das guerras em Angola,
Moçambique e na Guiné interrompia a progressão de muitos jovens promissores. Em breve o país iria passar por profundas alterações sociais, que intuitivamente já estavam latentes na resolução do Congresso da Federação realizado em Julho em que foi extinta a participação dos campeonatos nacionais de todas as equipas ultramarinas excepto os seniores masculinos. Nesses anos poucas eram as Associações Distritais existentes, razão pela qual a Académica de Santarém estava filiada na Associação de Basquetebol de Lisboa.
A Académica de Santarém e o Benfica foram os clubes que em 1973 salvaram a “honra do convento lisboeta” num ano em que as provas nacionais foram dominadas por clubes de outras Associações.
Em Lisboa em 1973, para além dos convívios de minibásquete de enorme adesão por parte de escolas, clubes e bairros, organizados pelo Prof. Mário Lemos, com o apoio do Colégio Militar e da Escola Francisco, também já existia uma competição para o escalão de iniciados masculinos. Contudo neste escalão não havia competições a nível nacional. As provas organizadas pela Federação e respectivos vencedores foram as seguintes:
Masculinos
Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Sporting Clube de Lourenço Marques (Moçambique)
Nelson Serra, Terry Johnson, Luis Almeida, Rui Pinheiro, Mário Albuquerque, Simanga, Tó Mané, João Romão e Vitor Morgado
Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Companhia União Fabril (ABS)
Jim Jones, Joel, Nelson, Rosa, Armindo Pereira, Marreiros, Baião, Caeiras, Loureiro, Rego, Oliveira e Soares.
Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Académica de Santarém (ABL)
Rogério Mota, Júlio Silva, Guedes, M- Silva, Pereira, Chaleira Damas, Bessa, Rui Silva e Maia
Taça de Portugal - Benfica (ABL)
Harris, José Alberto, Leonel Santos, José Mendes, Luís Gonçalves, António Minhava, Artur Coelho e Machado da Silva.
Campeonato Nacional de Juniores - FC Porto (ABP)
José Nagalo, Pinto, Raul Soares, Martins, Romero, Alberto Venâncio, Dias, Ângelo Oliveira
Campeonato Nacional de Juvenis - Leixões (ABP)
F. Silva, Lopes, Mesquita, Ventura, A. Oliveira, Barbosa, Faria, J. Santos e Araújo
Femininos
Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Académica (ABC)
Margarida Santos, Maria José Lopes (Bié), Maria de Lurdes Santos (Milu), Olga Almeida, Rosa Castro, Camila Almeida, Guiomar Martins, Maria Lima, Maria Duarte e Maria do Carmo Braga.
Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Benfica (ABL)
Fernanda Simões, Maria Helena Cabrita, Fernanda Onofre, Elvira, Cecília, Idalina, Paula, Ana, Isabel Lopes, Inês, Marília e Gina.
Taça de Portugal - Académico (ABP)
Arlete Mamodeiro, Heidemary Ferreira (Heidi), Maria Dina Carneiro, Maria Conceição Fernandes, Olga Duarte, Maria Laura Mota, Luisa Almeida.