1978 – Benfica grave acidente
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1978 – Benfica grave acidente

1978 – Benfica grave acidente

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

SLB BasquetebolA época de 1977/78 terminou com a segunda dobradinha da equipa do Sporting, que era constituída pelos seguintes jogadores: Hélder Silva, Nelson Serra, Roque, José Lisboa, Leonel Santos, Freitas, Quim Neves, Carlos Sousa, Augusto Baganha, Mário Albuquerque, Rui Pinheiro,

Faulkner, Manuel Sobreiro e Mike; e treinada por Adriano Baganha. Nas restantes competições federativas os louros para os clubes da AB Lisboa foram para o Sport Lisboa e Oriental, que venceu o nacional da 2ª divisão e nos femininos para o CIF vencedor da Taça de Portugal. Na terceira divisão masculina o Carnide perdeu na final com o Leça.

A época de 1977/78 tinha terminado com os vencedores mencionados,  e os clubes já preparavam a época de 1978/79. No final da década de 70 a vila de Alcochete organizava um dos melhores torneios desses tempos. Nesse torneio costumava marcar presença uma das formações europeias mais forte dessa época o Simmenthal de Milão, que chegou a vir a Alcochete com uma das principais estrelas do basquetebol italiano Dino Menighin.

Em Outubro de 1978 Alcochete organizava de novo o seu prestigiado torneio. As estradas na época eram outras, e ainda se demorava algum tempo a chegar a Alcochete. Vindo de Lisboa para participar no torneio o autocarro do Benfica teve um grave acidente quando se dirigia para Alcochete. As memórias deste grave acidente foram-nos narradas por quem teve a sorte de estando para ir nesse autocarro, não o fez por nessa época estar a treinar os juniores do Benfica e ter um treino, o Armando Simões.

Entre os feridos vários feridos estava o José Alberto, que tinha assumido as funções de treinador do Benfica. Os outros feridos foram o António José Barata, o José Carlos Tavares, e o massagista Almeida e o o motorista Sebastião. Contudo os feridos mais graves foram o seccionista Jaime Jorge que fracturou o osso frontal e perdeu uma vista e o Monteiro que nessa época se tinha transferido do Sporting para o Benfica. Na sequência desse acidente o Benfica recorreu durante parte da época a antigas glórias do clube como o Reis Pires, Joaquim Carlos, Mário Machado e o próprio Armando Simões.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária