Após várias décadas do “orgulhosamente sós” Portugal foi-se abrindo a um contacto internacional mais regular e frequente, nomeadamente nos escalões de formação.
Os confrontos entre selecções, antes de 1974, nomeadamente nos escalões de formação eram muito raros e esporádicos. O que colmatava um pouco essa ausência de contacto internacional era a participação de Portugal nos jogos da FISEC (Federação Internacional de Desporto de Estudantes Católicos).
Aos poucos também a Federação foi-se acostumando a candidatar-se à organização de eventos da FIBA.
Nesse tempo os campeonatos da europa de Sub-18 não eram realizados todos os anos e passavam por uma fase de qualificação que apurava para a fase final da competição. Em Abril de 1980 decorreu em Lisboa, no Pavilhão Acácio Rosa do Belenenses uma das fases de qualificação para o campeonato da Europa, com a participação para além de Portugal, dos seguintes países: Bulgária, Espanha, Holanda e Inglaterra. A prestação da selecção nacional saldou-se por duas vitórias e duas derrotas.
Resultados
- Portugal 71 – Inglaterra 70
- Portugal 73 x Holanda 55
- Portugal 65 x Bulgária 109
- Portugal 64 x Espanha 88
Os treinadores desta selecção eram com principal António Guimarães e adjunto Alberto Nogueira. A selecção era composta pelos seguintes jogaores: João Seiça; José Alcarva; Augusto Cavaleiro; Eugénio Silva; Jorge Matos; Paulo Moisão; Ezequiel Mendes; José Azevedo; Alberto Vanzeller; João Cardoso; Hernani Folgado; João Bitoque.
Em 1980 eram os seguintes os clubes de Lisboa que venceram provas federativas:
Campeonato Nacional da 2ª Divisão
Cruz Quebradense SIMECQ
Taça de Portugal
Sporting
E o CIF alcançou a sua 3º dobradinha tendo vencido o Campeonato e Taça de Portugal.