1982 – Sporting abandona a modalidade
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1982 – Sporting abandona a modalidade

1982 – Sporting abandona a modalidade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

altO ano de 1982 começa com duas tristes notícias. A 12 de Janeiro falecia precocemente aos 32 vitima de doença Manuel Sobreiro. Passado 3 dias a 15 de Janeiro, vítima de um ataque cardíaco, deixava-nos o Prof. Mário Lemos,

no ano em que faria 60 anos de idade.

Sobre o Prof. Mário Lemos, não nos vamos alongar. O grande doutrinador do minibásquete já diversas vezes elogiado e referido, quer na iniciativa “50 anos de Minibásquete, 50 depoimentos” quer na rubrica das lendas do Planeta Basket.

Manuel Sobreiro, foi um dos grandes jogadores de basquetebol do Sporting Clube de Portugal, onde fez a sua formação desde os 13 anos de idade. Já aqui, nesta iniciativa ABL 90 anos 90 factos, nos referimos ao Sobreiro, como era conhecido, no ano de 1967, quando fez parte da equipa que conquistou o campeonato nacional de juniores.

Na época seguinte 1967/68, o Sobreiro como era conhecido, integrou a equipa sénior do Sporting. Apesar de ser um jogador de estatura baixa, com apenas 1,68 m de altura, rapidamente se tornou num jogador influente. Tecnicamente era excelente, com excepcional visão de jogo, a que aliava uma enorme velocidade.

Do seu palmarés, para além de diversas internacionalizações, constam os Campeonatos Nacionais de 1968/69, 1975/76, e 1977/78, a Taça de Portugal em 1974/75, 1975/76, e 1977/78, Campeonato Regionais de Lisboa, Divisão de Honra de 1968/69, 1969/70, 1975/76, e 1976/77.

Não deixa de ser curioso, que exactamente no ano em que faleceram precocemente duas grandes figuras do basquetebol do Sporting, o Prof. Mário Lemos, e o Manuel Sobreiro que o Sporting extinguiu, após ser bi campeão nacional a secção de basquetebol.

O Prof Mário Lemos foi o grande responsável pelo primeiro período áureo do basquetebol do clube, onde pontificaram jogadores como Fernando Gomes Vaz, José Almeida, Armando Garranha, Fonte Santa, António Feu, Abílio Ascenso, Hermínio Barreto, e Zé Mário.

Manuel Sobreiro fez a transição desta geração para a geração do segundo período áureo do basquetebol sportinguista onde se destacaram entre outros os seguintes jogadores: Rui Pinheiro, Mário Albuquerque, Tomané, Carlos Sousa, Nelson Serra, Carlos Lisboa, Augusto Baganha e jogadores estrangeiros como o internacional brasileiro Israel e os norte-americanos Mike Faulkner, John Fultz, e Mike Carter. Neste período de ouro do basquetebol leonino, comandado por treinadores como Mário Albuquerque, Arthur Duran, e Adriano Baganha, o Sporting ganhou quatro Campeonatos Nacionais e quatro Taças de Portugal.

Em 1982 os outros clubes que venceram as provas federativas existentes foram nos masculinos a Associação Desportiva de Oeiras, que venceu o campeonato nacional da 3ª Divisão, o Algés que foi campeão nacional de Juvenis e nos femininos começava a ser cada vez mais evidente o confronto entre o Algés e o CIF clubes que dominaram o basquetebol feminino na década de 80; tendo neste ano o CIF vencido o Nacional da 1ª Divisão e o Algés a Taça de Portugal. Com a vitória da Física de Torres Vedras no nacional da 2ª divisão todos os títulos nacionais do basquetebol feminino foram para os clubes da ABL.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária