1986 - Lisboa recebe qualificação
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1986 - Lisboa recebe qualificação

1986 - Lisboa recebe qualificação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

1986 - Lisboa recebe qualificaçãoAo fim de 12 anos sem contacto internacional, (o último confronto da selecção nacional feminina de seniores tinha sido em Janeiro de 1974,

num jogo particular realizado em Lisboa com a selecção espanhola em que perdemos por 72-55), Portugal reatou os confrontos internacionais. Com o apoio da ABL, a Federação organizou em Lisboa a fase de qualificação para o campeonato da europa com a participação da Suécia, Bélgica e Bulgária. Treinada por Vitor Hugo, tendo como adjunto Carlos Cerqueira, os resultados não foram muito animadores, contudo estes jogos sempre fizeram parte do caminho de aproximação a outros países.

Os resultados dos jogos de Portugal foram os seguintes:

  • Portugal 47 x Suécia 100
  • Portugal 62 x Bélgica 89
  • Portugal 52 x Bulgária 110

Pela selecção nacional alinharam as seguintes jogadoras Carla Sofia, Isabel Santos, Maria João Marchã, Euridice Fonseca, Helena Aires, Teresa Barata, Fernanda Ramos, Cristina Viegas, Adelaide Neves e Sílvia Lima.

Há sempre uma ponta de injustiça, quando mencionamos alguém, porque há sempre a hipótese de susceptibilizarmos, quem foi esquecido. Contudo maior injustiça é não mencionarmos quem merece, só porque poderemos estar a melindrar outras pessoas. Como já referimos em artigos anteriores ficaram célebres nos meados da década de 80 os jogos entre o Algés, onde pontificava entre outras a Teresa Barata e o CIF, no qual jogava a Isabel Ribeiro dos Santos. Estes confrontos, pela hegemonia do basquetebol nacional, foram interrompidos, pelo emergente Estrelas das Avenidas onde vinda do Algés actuou a Helena Aires. A evocação destas três excelentes jogadoras prende-se com o facto de todas fazerem parte desta selecção nacional e brilharem em clubes de Lisboa. À sua evocação também não é alheio o facto de ainda estarem profundamente ligadas ao basquetebol, quer como treinadoras no caso da Teresa e da Isabel e como vice-presidente da Federação a Helena.

Para a história da ABL ficaram neste ano os títulos conquistados pelos seus clubes:

MASCULINOS

1º Divisão - Sport Lisboa e Benfica

2ª Divisão - Sporting Clube de Portugal

3ª Divisão - Clube TAP

FEMININOS

1ª Divisão - Sport Algés e Dafundo

Taça de Portugal - Sport Algés e Dafundo

Supertaça - Sport Algés e Dafundo

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária