1992 - Sporting vence Real
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1992 - Sporting vence Real

1992 - Sporting vence Real

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

1992 - Sporting vence Real MadridDois fantásticos torneios destinados aos escalões de formação marcaram a década de 90 do basquetebol lisboeta: o Xirabasket e o Torneio Internacional da Amadora. Estes torneios deixaram lembranças em muitos dos seus participantes,

quer como jogadores, quer como treinadores. Uma dessas gratas recordações ficou na memória do actual director técnico da ABL e excelente formador da Escola Nacional de Basquetebol o Prof. José Tavares.

Fernando Silva, pai dos atuais treinadores Rui e Hugo Silva, foi o grande impulsionador do Xirabasket, no qual participavam clubes vindos de toda a Europa e da América. No dia 17 de Abril de 1992 os cadetes do Sporting treinados pelo José Tavares venceram, num jogo intenso e emotivo, a poderosa formação do Real Madrid por 86-81, facto impensável nos dias de hoje.

Contudo, quando se afirma que os anos 90 foram os anos de ouro do basquetebol é necessário ter alguma cautela. Um dos parâmetros, mas não o único, da qualidade do nosso basquetebol são os resultados da nossa selecção nacional de seniores, e esses no torneio pré olímpico realizado em Múcia não foram muito animadores.

Para preparação do torneio pré-olímpico, decorreu em Lisboa no início de Junho um torneio que findou com três derrotas da nossa selecção:

  • Portugal 63 x 65 Angola
  • Portugal 60 x 64 Suécia
  • Portugal 74 x 82 Universidade da Califórnia

Dias depois a 22 de Junho começou o Torneio Pré-olímpico com os seguintes resultados:

  • Roménia 75 x 57 Portugal
  • Grécia 100 x 58 Portugal
  • Alemanha 87 x 52 Portugal
  • Croácia 109 x 52 Portugal
  • Islândia 78 x 83 Portugal

Os jogadores utilizados em Múrcia foram os seguintes: João Seiça, Mike Plowden, José Silvestre, Pedro Nuno, Luís Machado, Pedro Miguel, Steve Rocha, Mário Leite, Hélder Seabra, Rui Chumbo, Alexandre Pires e Luís Silva.

Neste ano os títulos nacionais alcançados pelos clubes de Lisboa foram os seguintes:

Nos masculinos
1ª Divisão, Taça de Portugal e Supertaça Benfica, Juniores Algés

Nos femininos
1ª Divisão e Taça de Portugal e Supertaça Estrelas da Avenida.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária