1993 - Torneio da Amadora
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1993 - Torneio da Amadora

1993 - Torneio da Amadora

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altNo início da década de 90 a cidade da Amadora respirava basquetebol. Foi neste ano que Câmara Municipal da Amadora com a colaboração dos seus dois clubes mais representativos na modalidade,

o Clube Independente da Basquetebol da Amadora e o Clube de Basquetebol da Escola Secundária da Amadora, resolveram organizar o Torneio Internacional de Basquetebol da Amadora. Este torneio teve um enorme fulgor durante toda a década de 90 e foi perdendo protagonismo na primeira década do novo século até infelizmente se extinguir. Tanto quanto sabemos nenhum torneio em Portugal deve ter conseguido atrair tantos clubes de todo o lado da Europa, desde os países escandinavos até muitos países do leste da Europa, como o Torneio da Amadora.

No início dos anos 90 foi também enorme a projecção, nos escalões de formação do feminino, a ESA. À história deste clube vão ficar para sempre ligados treinadores como o seu grande impulsionador, Alexandre Correia e os seus sucessores Álvaro Saraiva, Isabel Ribeiro dos Santos e Ernesto Ferreira. Mais recentemente o último título conquistado pela ESA, em 2011 foi o campeonato nacional da 2ª divisão com uma equipa treinada pelo Artur Cruz.

Em termos de praticantes o nome mais sonante nascido para o basquetebol na ESA é sem dúvida a Mery Andrade. Contudo se a nível de títulos a ESA não tem conseguido os resultados do início da década de 90, continua a ser um clube que dá muitas praticantes de elevado nível ao basquetebol, como são os casos da Sara Djassy, Rosinha Rosário, Laura Ferreira e Felicité Mendes. Em termos de dirigentes deste clube é imperioso falarmos de João Serrano, José Antunes, Suzel Patrão, mãe da actual treinadora Patrícia Patrão. Para a história do basquetebol feminino da ABL a ESA é o quinto clube a seguir ao Algés, CIF, Estrelas da Avenida e Quinta dos Lombos com mais títulos nacionais conquistados no sector do feminino.

Para finalizar a história deste ano, se em termos do masculino este foi um ano excelente para o Benfica, que venceu a 1ª Divisão, Taça de Portugal e Supertaça e Campeonato Nacional de Juniores, em termos do feminino o único título deste ano alcançado pelos clubes da ABL foi precisamente a ESA que se sagrou campeã nacional de Sub-19. Também para a história da ABL, neste ano o Queluz sagrou-se campeão nacional da 2ª Divisão.

 

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária